sexta-feira, 29 de novembro de 2024
quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Ipatingão será o palco das finais da Primeira e Segunda divisão do futebol amador ipatinguense 2024
Informando, José Dias Sorriso |
Com rodada dupla, o Ipatingão será o palco da grande final da Primeira e Segunda divisão do futebol amador ipatinguense no sábado, dia 7/12. Conforme informações em primeira-mão obtidas pelo FUTBLOG DO SORRISO, a previsão de que seja realizada a decisão da segundona às 15h e a decisão da primeirona às 17h30. O estádio que já foi palco de partida da competição neste ano. O duelo que o Universo eliminou o Beira Rio foi realizado no Gigante do Parque Ipanema. A final da Segunda Divisão será entre dois clubes de fora de Ipatinga: Talismã (Cachoeira Escura - Distrito de Belo Oriente) e Barcelona (cidade de Iapu). Já a final da Primeira Divisão será entre Universo (Ipatinga) e Vale Alto (Ipatinga).
RESULTADOS DAS SEMIFINAIS
Na Primeira Divisão, o Vale Alto chegou na grande final eliminando o Forquilha com um sonoro placar de 6 a 0. O Universo eliminou o Beira Rio nos pênaltis depois de empate por 1 a 1 no tempo normal. Já na Segunda Divisão, o Barcelona de Iapu venceu o Panorama por 1 a 0; o Talismã venceu o Oriente por 1 a 0, no Menezão, e avançou. Os jogos da semifinal com apenas um duelo e com o time de melhor campanha decidindo em casa a vaga.
Talismã x Oriente no Menezão |
ORIENTE X TALISMÃ
Em um jogo muito disputado no Menezão, o Talismã eliminou o Oriente e conseguiu o acesso para a elite do futebol amador de Ipatinga em 2025. O choque entre os dois times belo-orientinos foi decidido através do gol do zagueiro Vânison - um dos grandes destaques da partida. O placar de 1 a 0 no Menezão garantiu ainda ao tradicional clube de Cachoeira Escura uma vaga para lutar pelo título. Um belo público compareceu para prestigiar o clássico. O Talismã consegue seu segundo acesso consecutivo. O clube subiu da Terceira Divisão para a Segunda e da Segunda para a Primeira. O jogo do último domingo teve a excelente arbitragem de Adnilson Araújo Conca, auxiliado por Vitor Júnio e Edvan Dutra. O trio deu um show. Conca mais uma vez impecável na condução de uma partida. Árbitro de alto nível.
Valorize os guerreiros do futebol amador
Informando, José Dias Sorriso |
O futebol amador precisa de seu apoio. Um dos seguimentos que mais movimenta a economia hoje em dia em qualquer região do Brasil. Na maioria das vezes muito pouco valorizado. O futebol amador, em se tratando da região do Vale do Aço e Colar Metropolitano, realiza um papel fundamental no sistema econômico. Todos ganham com o futebol amador. Os postos de combustíveis faturam uma bela grana com clubes se deslocando de diversas cidades. Sem gasolina o veículo não vai né? Os jogadores machucam no decorrer de uma partida e onde irão? Nas farmácias buscar o remédio né? As farmácias vendem que é uma beleza quando se trata de atletas. Os supermercados, as padarias, os sacolões, enfim, todos se dão bem com a movimentação do futebol amador. A garotada quer comer aquele pão com mortadela, aquela coxinha, pastel, tomar um suco, corre na padaria. Nos intervalos dos jogos amistosos de sábado e domingo, o que mais se vê é aquele saco de laranja para os atletas. Onde eles buscam? Nos supermercados, sacolões. Citei apenas alguns dos vários benefícios que o futebol amador movimenta. São inúmeros. Para se ter uma ideia da situação, todo fim de semana acontece pelo Brasil centenas de jogos. Só na nossa região são mais de 100 partidas programadas. É preciso de apoiar mais. É preciso do empresariado ter um olhar diferenciado com relação a isso. O apoio aos guerreiros do futebol amador é uma bandeira que precisa de ser levantada e fixada.
quarta-feira, 27 de novembro de 2024
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
domingo, 24 de novembro de 2024
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Campeonato Ipatinguense de Futebol Amador na reta decisiva
Informando, José Dias Sorriso - Oriente x Veneziano (detalhe) |
O futebol ipatinguense vive seus momentos decisivos em ambas as divisões. Na Primeira Divisão teremos os duelos da semifinal: Vale Alto x Forquilha e Beira Rio x Universo. Já na Segunda Divisão os confrontos da semifinal são os seguintes: Oriente x Talismã e Panorama x Barcelona de Iapu. A Liga de Desportos de Ipatinga ainda vai destacar a nota oficial com todos os detalhes do fim de semana, casos de dia, horário e local dos jogos. Uma coisa que enfatizamos: a semifinal com apenas um jogo. Caso termine tudo igual no tempo normal, a decisão da vaga é nas penalidades. Na Segunda Divisão, um dos dois clubes belo-orientinos irá conquistar o acesso para a elite (Oriente ou Talismã). Os dois times do município de Belo Oriente se enfrentam no Menezão.
COMO CADA TIME CHEGOU NA SEMIFINAL DA SEGUNDA DIVISÃO?
O Panorama eliminou o Barra Alegre nas penalidades: 4 a 2. No tempo normal foi 2 a 2. Para a alegria de Gian Baianinho. O homem plantou até bananeira dentro do campo para comemorar a classificação do Panorama. Já o Barrão do Jackson acabou ficando pelo caminho. Um jogaço. Um iria ficar de fora. Assim é o futebol.
O Limoeiro acabou eliminado em casa pelo Barcelona de Iapu. Foi 0 a 0 no tempo normal. Nas penalidades deu Barcelona de Iapu: 3 a 1.
O Oriente por sua vez não teve dificuldades em eliminar o Veneziano. Jogo que José Dias Sorriso acompanhou diretamente do Menezão. Ficamos de olho em tudo da partida. O Oriente aplicou 6 a 2 no adversário com três gols do artilheiro do campeonato, Mateusinho do Bagre, dois gols de Otávio e um de Bruno Kennedy.
O outro clube belo-orientino a avançar para a fase semifinal foi o Talismã, de Cachoeira Escura. A equipe eliminou o Teneminas em jogo realizado no estádio Jurandir Ferreira "Jurandizão". Um duelo dos mais disputados. Agora é o clássico contra o Oriente valendo a vaga para a elite. Uma coisa podemos cravar neste duelo: vai ser um jogaço no domingo. Quem puder ir e prestigiar será bacana demais para contribuir com a grandeza desse jogo. Infelizmente, um ficará pelo caminho. Os dois clubes belo-orientinos são muito fortes e novamente se enfrentam em uma decisão. Na temporada passada ambos subiram da Terceira para a Segunda Divisão do Campeonato Ipatinguense.
COMO CADA TIME CHEGOU NA SEMIFINAL DA PRIMEIRA DIVISÃO?
O Forquilha eliminou o Bethânia. Uma vitória maiúscula por 3 a 1. O Beira Rio eliminou o Cruzeirinho do Naque ao golear o adversário por 4 a 1. O Universo avabou eliminando o União ao vencer por 1 a 0. Já o Vale Alto passou pelo AERC nas penalidades. Foi 1 a 1 no tempo normal e 6 a 5 nos pênaltis em favor do Vale Alto. O camisa 10 Michelzinho do Revés marcou para o Vale Alto no primeiro tempo. Vitor Hugo empatou para o AERC na etapa final. O campo do bairro Canaãzinho recebendo um grande público. Deu Vale Alto na marca da cal. Adnilson Araujo Conca apitou o jogo. O homem deu um verdadeiro show. Juntamente com ele, os auxiliares Vitor Junior e Geraldo da Silva Sá.
Foto: LDI - Jogo entre AERC x Vale Alto |
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Belo Oriente realiza castração gratuita de animais
Informando, José Dias Sorriso |
terça-feira, 19 de novembro de 2024
domingo, 17 de novembro de 2024
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
quarta-feira, 13 de novembro de 2024
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
sábado, 9 de novembro de 2024
Prefeito eleito de Belo Oriente participa do 3° Encontro dos Eleitos e Eleitas da ASSOLESTE
Divulgação |
Refinaria da Petrobras vai transformar poluente em produto rentável
Fernando Frazão |
A previsão é dar a partida na Snox ainda no mês de dezembro. Com a instalação em funcionamento, a Abreu e Lima (Rnest) fará o abatimento da emissão dos gases poluentes óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx), transformando as substâncias em ácido sulfúrico.
Esta é a primeira unidade Snox das Américas e a terceira no mundo. As outras duas ficam na Itália e na Áustria. A Agência Brasil teve acesso exclusivo à unidade brasileira durante os preparativos finais da inicialização da operação.
A operação da Snox proporcionará à Petrobras ao menos três fatores positivos: a redução da emissão de poluentes; a receita com a venda do ácido sulfúrico; e o aumento da capacidade de refino, principalmente do diesel S-10, tido como mais limpo.
A Snox eliminará 99% das emissões de SOx e 95% de NOx. Com menos poluentes sendo lançados à atmosfera, o ganho para o meio ambiente é direto, assim como para a população que vive ao redor da Abreu e Lima, refinaria localizada estrategicamente a meia hora de carro do Porto de Suape e a 14 quilômetros do balneário Porto de Galinhas.
“A nossa responsabilidade socioambiental tem que ser gigante, estamos na região que é um paraíso”, diz o gerente-geral da refinaria, Márcio Maia.
A futura produção de ácido sulfúrico da Rnest já está vendida. Há um contrato entre a Petrobras e o grupo Bauminas, uma das principais empresas do país em produtos químicos para tratamento de água. O acerto entre fornecedor e comprador vale para toda a produção da Petrobras pelo período inicial de 10 anos. Os valores não foram revelados pela estatal.
“A nossa produção vai gerar capacidade para tratar água para 30 milhões de pessoas”, comemora Maia.
Um dos gerentes da Abreu e Lima, Rodrigo Avelino, que conheceu a instalação austríaca, destaca o avanço tecnológico da Snox. “Essa unidade é o estado da arte desse tipo de tratamento no mundo. Tem poucas unidades no mundo”, diz.
“A gente vai vender o ácido sulfúrico, é mais uma receita para a refinaria”, completa ele, destacando ainda que há um “ganho social” com a contribuição para tratamento d’água.
Avelino explica que esse processo é restritivo à Rnest no Brasil por causa da idade das demais refinarias. “A última refinaria antes da Rnest foi em 1980, então essa tecnologia não existia no momento da criação delas.”
Inaugurada em 24 de novembro de 2014, a Abreu e Lima é a refinaria mais nova da Petrobras e tem capacidade de processar 100 mil barris de petróleo por dia. O limite obedece a determinações da Companhia Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH), órgão ambiental do governo estadual, que se baseia em normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Com a operação da Snox e menor emissão de gases poluentes, a Rnest terá um reenquadramento na legislação ambiental, permitindo com que a refinaria tenha a capacidade de produção aumentada, chegando a 115 mil barris de petróleo por dia. O efeito prático será o potencial de mais receita para a Petrobras, uma vez que terá mais derivados para comercializar.
No processo de eliminação do SOx, a unidade produzirá também energia na forma de vapor, que será usada dentro das instalações da refinaria, reduzindo o consumo de gás.
Retomada de investimentos
A Snox custou R$ 520 milhões à estatal. No pico, a construção pelo consórcio Conenge-SC Possebon chegou a empregar 1,3 mil trabalhadores. A instalação faz parte do projeto inicial da Abreu e Lima, mas só se tornou realidade no aniversário de 10 anos da refinaria.
Um dos motivos do atraso foi o impacto da operação Lava Jato. À época, a investigação apurou problemas nos contratos da obra, superfaturados e com desvio de recursos. Em 2015, quando operava apenas o Trem 1 da Rnest, as obras de expansão - que além da Snox previam o Trem 2 – foram paralisadas.
Trem é o nome que se dá à linha de produção composta por três principais unidades interligadas de qualquer refinaria: separação do óleo, conversão e tratamento de derivados.
"Tudo isso poderia estar pronto, o Trem 1, o Trem 2, todas as unidades. O que aconteceu foi a interrupção das obras em 2014, 2015", lamenta Maia.
"Em 2015, nem balanço a Petrobras teve. Ela ficou um período sem capacidade de investimento", completa o gerente da área de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia, Alexandre Ataide.
Em 2018, a então direção da Petrobras adotou um reposicionamento, que consistia na busca de parceiros para comprar parte da Abreu e Lima. "Ela ficou uns dois anos buscando parceiros. Você não tinha ambiente propício para novos investimentos de grande porte”, aponta Ataide.
Em 2019, primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (2019-2022), a refinaria foi incluída em um processo de desinvestimento, ou seja, a Petrobras iria vender totalmente a Rnest. No entanto, a partir de 2023, já no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a decisão foi revista.
“A gente saiu de uma refinaria, até pouco tempo atrás, em desinvestimento, para a refinaria com o maior investimento da Petrobras”, ressalta Ataide.
Diesel mais limpo
Ocupando uma área equivalente a 600 campos de futebol aproximadamente, a refinaria responde por 6,5% de todo o processamento de petróleo da Petrobras, figurando como a segunda maior produtora de diesel S-10 do país, ficando atrás apenas da Refinaria de Paulínia (SP).
O combustível tem ultrabaixo teor de enxofre, com no máximo 10 partes por milhão (ppm). Para efeito de comparação, o diesel S-500 tem 500 ppm.
Usado por veículos leves e pesados, o diesel S-10 proporciona maior eficiência energética e menor impacto ambiental. Cerca de 70% do diesel usado no Brasil é S-10. Em 2023, só a refinaria pernambucana produziu cerca de 2,8 bilhões de litros de diesel S-10, o que corresponde a 10% da demanda do país. Esse volume foi suficiente para abastecer, por exemplo, 6,1 milhões de caminhões.
Em 31 de julho deste ano, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador ligado ao Ministério de Minas e Energia, criou um grupo de trabalho para direcionar a descontinuidade do diesel S-500, que será substituído pelo S-10, o que aumentará a demanda pelo combustível menos poluente.
A cerca de uma hora de carro do Recife e integrado ao Complexo Industrial Portuário de Suape, a Abreu e Lima produz diesel suficiente para abastecer toda a Região Nordeste e ainda enviar, por navios, excedente para o restante do país.
“Somos ligados umbilicalmente com o terminal de Suape”, localiza o gerente-geral Márcio Maia. “A Petrobras representa quase 80% de tudo que é movimentado no Porto de Suape”, detalha.
Para o recebimento de petróleo e escoamento de derivados, 12 linhas de dutos com 11 quilômetros de extensão interligam a refinaria ao Porto de Suape, que abriga 18 distribuidoras. A maior parte (54%) do petróleo recebido pela Rnest vem do pré-sal.
O diesel responde por 65% da produção da Rnest. Os demais derivados produzidos são nafta/gasolina (15%), óleo combustível exportação (10%), coque (8%) e o gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido também como gás de cozinha (2%).
Por causa da refinaria, a Petrobras respondeu em 2023 por 6,1% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Pernambuco e contribuiu com R$ 50 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) para o município do Ipojuca. A operação e as obras da Rnest contam com mais de 5,3 mil trabalhadores.
A refinaria tem alto grau de automatização, fazendo com que a operação seja conduzida por uma sala de controle, possibiltando que funcionários possam abrir uma válvula remotamente, por exemplo.
Revamp
Além do aumento de capacidade de refino, proporcionado pelo reenquadramento ambiental, a Refinaria Abreu e Lima passará por um processo de revisão e ampliação, chamado de revamp (renovar) no jargão da indústria do petróleo.
O revamp consiste em uma renovação de equipamentos. O serviço está em andamento, realizado pela empresa Engecampo. Finalizado a modernização – o que deve acontecer no primeiro trimestre de 2025 - a Rnest expandirá a capacidade de produção de 115 mil para 130 mil barris de petróleo por dia.
De acordo com o coordenador da área de Projetos de Desenvolvimento da Produção da Rnest, Bruno Daguano, o custo orçado de R$ 93 milhões significa dizer que a expansão equivale a US$ 1 milhão (equivalente a R$ 5,75 milhões) por barril de petróleo. O valor é muito inferior ao estimado para se construir uma refinaria completamente nova, da ordem de US$ 35 mil (R$ 200 milhões) por barril.
“Esses projetos de revamp são extremamente rentáveis e nos permitem aumentar a produção a um custo muito menor do que a construção de novas refinarias”, afirma Daguano, que fez a comparação com base em dados do estudo internacional Capital Cost Benchmarking for Refining, da S&P Global.
“É um dos projetos mais vantajosos da Petrobras”, acrescenta o gerente Ataide.
O gerente-geral Márcio Maia ressalta que a conclusão do revamp se refletirá na expansão da margem de lucro da estatal, pois será possível processar até 100% de óleo do pré-sal.
“Sob a ótica de margem, é a melhor estratégia. Se eu pego um petróleo nacional que eu mesmo produzo, com um custo viável, eu melhoro o resultado da companhia”, diz.
Para fazer frente ao crescimento da economia, o Brasil espera aumentar a capacidade de produção em 225 mil barris de petróleo por dia nos próximos anos. Cerca de 60% dessa expansão deve acontecer por meio de máquinas e equipamentos da Abreu e Lima.
Simultaneamente ao revamp, a Petrobras atua no esforço para concluir as obras do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima. O projeto foi aprovado em meados de 2023. A Petrobras não divulga o valor orçado, por considerar a informação sensível, uma vez que há licitação em andamento.
O que se sabe é que o custo está dentro do pacote de US$ 17 bilhões previstos para investimentos em refino, transporte e comercialização, de acordo com o plano estratégico da empresa para o período de 2024 a 2028.
Ao visitar a refinaria, a reportagem da Agência Brasil pôde ver que parte do Trem 2 está construída, como se fosse um “rascunho”, por ter sido prevista no projeto original da Rnest. A estrutura espelha o Trem 1. A estimativa da estatal é que o Trem 2 comece a operar, gradativamente, em 2028. A construção pode gerar 30 mil empregos diretos e indiretos.
Já a Snox, unidade de abatimento de emissões, não precisará de um “espelho”, ou seja, a unidade que deve iniciar o funcionamento em dezembro de 2024 será aproveitada também pelo Trem 2.
Pelo projeto inicial da Abreu e Lima, haveria uma segunda Snox, tanto que algumas partes chegaram a ser montadas no início da construção da refinaria. Isso seria preciso pois havia a expectativa de a Rnest refinar também o petróleo venezuelano, que é diferente do brasileiro. No entanto, não houve acordo entre o Brasil e a Venezuela, e outra Snox tornou-se desnecessária.
Redução de importação
Quando alcançar a capacidade total, a Abreu e Lima poderá refinar 260 mil barris d
e petróleo por dia. Isso equivale a acrescentar à produção 13 milhões de litros de óleo diesel, volume suficiente para abastecer 10,5 milhões de caminhões anualmente.
Esse aumento de produção possibilitará o Brasil reduzir a necessidade de importação de diesel. “Somos uma refinaria que foi desenhada para ajudar o Brasil a não importar diesel”, diz Maia.
“A gente abastece Pernambuco, tem o potencial para abastecer todo o Nordeste através de modal rodoviário. De modal capotagem, navio, a gente complementa a produção do Norte, Sudeste e Sul, para reduzir a importação nessas regiões. Quanto mais a gente reduzir a importação, melhor para o país e para a balança comercial”, afirma o gerente-geral.
Energia renovável
Apesar da ligação direta com combustíveis fósseis, a Refinaria Abreu e Lima tem iniciativas ligadas a energias renováveis. Uma delas são estudos para desenvolver diesel renovável, que consiste em adicionar conteúdo vegetal ao óleo processado, podendo o conteúdo verde variar de 5% (diesel R5) até 10% (diesel R10). "Visando ter um produto mais limpo", ressalta Maia.
Outro projeto é a instalação de uma usina fotovoltaica (energia solar), que terá a contratação iniciada em poucos meses, segundo o gerente-geral. A produção energética será de 12 megawatt, equivalente a 7% de consumo da refinaria.
Bruno de Freitas Moura* - Repórter da Agência Brasil
STF tem maioria para manter condenação de Collor na Lava Jato
Marcelo Camargo |
Até o momento, o plenário virtual da Corte tem placar de 6 votos a 2 para rejeitar um recurso da defesa contra a condenação.
O placar foi obtido com voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Para o ministro, não há irregularidades na decisão que condenou Collor.
"A decisão recorrida analisou com exatidão a integralidade da pretensão jurídica deduzida, de modo que, no presente caso, não se constata a existência de nenhuma dessas deficiências", argumentou o ministro.
Além de Moraes, votaram para manter a condenação os ministros Edson Fachin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.
Dias Toffoli e Gilmar Mendes votaram pela redução da pena de Collor para quatro anos por entenderem que houve erro na dosimetria da pena. Cristiano Zanin se declarou impedido para julgar o caso.
Em maio do ano passado, o tribunal entendeu que Collor, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa. Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.
Dois ex-assessores de Collor também foram condenados, mas poderão substituir as penas por prestação de serviços à comunidade.
O julgamento virtual está previsto para terminar na segunda-feira (11).
Homem é assassinado no Aeroporto Internacional de Guarulhos
Rovena Rosa |
Brasil apresenta compromissos para eliminar violência contra criança
Elza Fiúza |
Entre os compromissos divulgados pelo governo brasileiro estão o desenvolvimento de um protocolo nacional unificado para atender crianças e adolescentes vítimas de violência, incluindo aquelas que ocorrem em ambiente digital; o fortalecimento de iniciativas de segurança escolar e prevenção contra discriminação e discurso de ódio – além do diálogo entre níveis governamentais e diversos setores sociais para difundir a prevenção da violência contra esse segmento social.
Em relação ao desenvolvimento de um ambiente digital seguro, o Brasil se comprometeu a aprimorar métodos de verificação etária e proteção de dados, além de apoio universal para pais e cuidadores.
Também foram pactuadas ações voltadas para a prevenção ao uso de substâncias ilícitas, violência e criminalidade – com foco em proteção social e prevenção de homicídios em territórios periféricos. Todas as ações serão monitoradas e relatadas anualmente no Plano Plurianual 2024-2027.
Cerca de 200 países participam da conferência. Ao longo do evento, os países apresentam as posições de seus governos em sessões de compromissos nacionais. Na ocasião, a ministra reafirmou o compromisso brasileiro com a proteção de crianças e adolescentes por meio de compromissos e iniciativas coordenadas para fortalecer a segurança, a proteção e o cuidado integral.
Entre os principais objetivos da Conferência Ministerial Global para o Fim da Violência contra a Criança, que termina nesta sexta-feira (8), está a redefinição, das ambições coletivas para concretizar a meta da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS 16.2) de que todas as crianças vivam livres da violência.
A expectativa é de que, ao fim, os países signatários da Conferência emitam o documento Chamada para a Ação, também conhecido como Declaração de Bogotá.
AGÊNCIA BRASIL
sexta-feira, 8 de novembro de 2024
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Alunos de Belo Oriente participam do Programa Passaporte Mineiro para o Conhecimento
Divulgação |
O Projeto oferece 50 bolsas de intercâmbio de estudo para o ano de 2025, destinadas aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio em Tempo Integral. A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves conta com dois alunos: Davi Augusto Silva Veloso e Quézia Barbosa de Sá que foram selecionados para participarem da próxima fase do projeto que ocorre na cidade de Jaboticatubas.
terça-feira, 5 de novembro de 2024
Parada Geral da CENIBRA impulsiona sustentabilidade e crescimento regional
Parada Geral da CENIBRA é um marco importante do desenvolvimento regional |
São cerca de 3.500 profissionais temporariamente integrados às operações, participando de aproximadamente 21 mil atividades de manutenção. Essas ações não apenas asseguram a confiabilidade e o desempenho dos equipamentos, como também impulsionam o desenvolvimento econômico local, movimentando diferentes setores da economia regional.
Segurança
Durante a Parada Geral, a segurança dos colaboradores é uma prioridade fundamental. Segundo Wander Teles, coordenador de Assistência à Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, a empresa tem se empenhado há meses para criar uma estrutura diferenciada, visando garantir um ambiente saudável e seguro para visitantes e colaboradores.
A equipe de segurança está sendo reforçada com 72 profissionais técnicos, auxiliares de segurança e brigadistas qualificados, que oferecerão suporte técnico e garantirão a execução segura das atividades. A Parada Geral é um dos eventos mais importantes da Fábrica, com um foco intenso em promover um ambiente de cuidado ativo. “Cada trabalhador é responsável por sua própria segurança, ajuda os colegas a se protegerem e, com humildade, aceita a ajuda dos outros para cuidar de si mesmo”, ressalta Wander.
Investimento
Agendada para ocorrer entre os dias 3 e 28 de novembro de 2024, essa intervenção mobiliza recursos de R$ 79 milhões, que refletem diretamente na qualidade e na eficiência das operações.
Para Marcelo Augusto Ferreira, especialista responsável pelo planejamento da Parada Geral, a expectativa é de que o processo resulte em melhorias significativas na produção e na qualidade, fortalecendo o compromisso da CENIBRA com a excelência operacional e o desenvolvimento sustentável.
A CENIBRA
Constituída em 1973 e localizada no leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG), com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. A Empresa está presente em mais de 80 municípios mineiros, com mais de 7 mil empregos diretos.