quinta-feira, 31 de outubro de 2024
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
segunda-feira, 28 de outubro de 2024
quinta-feira, 17 de outubro de 2024
Série B: Operário derrota Sport em plena Ilha do Retiro
Foto: Paulo Paiva/SCR |
quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos
Foto: Marcello Casal Jr |
Corinthians derrota Boca e chega à final da Libertadores Feminina
Foto: Conmebol |
terça-feira, 15 de outubro de 2024
Eliminatórias: Dorival espera jogo complicado contra seleção peruana
Foto: Rafael Ribeiro/CBF |
Ipatinga inicia trabalhos para criação do Plano Municipal de Coleta Seletiva
Ascom/PMI |
A Prefeitura de Ipatinga, através do Departamento de Meio Ambiente (Demam), iniciou os trabalhos para criar o tão aguardado Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS), uma demanda de várias décadas. O plano vai definir como a coleta seletiva será implantada na cidade, estabelecendo as regras e diretrizes que o município deverá seguir para colocar tudo em prática.
Entre as ações que estão previstas, destaca-se o levantamento da situação atual da coleta seletiva em Ipatinga. De acordo com o departamento, estudos técnicos para ajudar na criação do plano serão realizados, além da montagem de um modelo de coleta adequado à realidade local. O processo deverá ser exposto e validado em audiências públicas. “Essas audiências vão garantir que a população participe da avaliação e validação do PMCS antes que ele se transforme em uma lei a ser aprovada pela Câmara de Vereadores”, destacou a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Ipatinga, Fernanda Freitas.
A elaboração do plano foi possível graças a um processo de licitação. Uma empresa especializada em consultoria foi contratada para realizar todos os estudos e prestar o suporte técnico necessário. “Essa equipe já está a todo vapor, junto com os engenheiros da prefeitura, na fase de diagnóstico”, completou a diretora.
ELABORAÇÃO DO PLANO
Para o conhecimento qualitativo dos resíduos gerados no município foi realizada uma análise gravimétrica, que envolve a coleta e análise dos resíduos sólidos gerados no município. Esse estudo vai mostrar quais materiais são mais descartados pela população e quais têm potencial para reciclagem, ajudando a montar a estrutura ideal para a coleta seletiva na cidade.
O prazo para a conclusão do Plano Municipal de Coleta Seletiva é de oito meses. Ao final desse período, Ipatinga terá todas as bases prontas para começar a coleta seletiva de forma planejada e eficiente.
Prefeitura de Ipatinga oferece novas vagas de estágio para oito cursos
Ascom/PMI |
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Administração, o processo de inscrição é exclusivamente on-line e pode ser realizado no site oficial da Prefeitura de Ipatinga, no endereço www.processoseletivo.ipatinga.mg.gov.br
O estudante, cursando a partir do 1º período, que tiver dificuldade de acesso à internet, poderá, pessoalmente, comparecer durante o período de inscrição, diretamente no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Derhu), localizado no andar térreo do prédio da Prefeitura de Ipatinga (avenida Carlos Chagas, 789 – Cidade Nobre), no horário de 9h às 12h, de segunda a sexta-feira, munido de documentos.
As vagas de estágio remunerado estão disponíveis para estudantes dos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Nutrição, Técnico de Administração e Técnico de Informática. A carga horária de trabalho é de 30 horas semanais e o valor da bolsa é de R$ 600,00 para os cursos de graduação e R$ 450,00 para os cursos técnicos. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que se encerra no dia 28 de outubro de 2024.
Quase 248 mil trabalhadores ainda não retiraram dinheiro do PIS/Pasep
Foto: Marcello Casal Jr |
Celular em sala desafia dia a dia de professores, dizem pesquisadores
Foto: Rovena Rosa |
Ao virar da lousa em direção aos alunos, para entender o silêncio daquele momento, o professor descobre que os alunos já largaram os cadernos e estão com os celulares nas mãos, já em outro mundo.
Neste Dia dos Professores (15), é possível que muitos profissionais quisessem de presente uma receita para resolver essa questão e ter uma rotina e interação mais saudável com os alunos.
Pesquisadores em educação consideram que o uso de celulares em sala é, de fato, um dos maiores desafios para melhorar as aulas. E fazem um alerta: é preciso haver condições e oferecer capacitação aos docentes para isso.
Para o professor Gilberto Lacerda dos Santos, do Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB), essa atividade profissional atua entre dois ritmos: olhar para trás e garantir os saberes acumulados, mas com a necessidade também de olhar para frente, e integrar as tecnologias recentes de forma sedutora.
Formação
Lacerda dos Santos entende que a chave para essa questão pode estar na formação inicial e educação continuada que deve ser oferecida aos professores diante de tantos desafios.
Por isso, ele defende políticas públicas que garantam essa formação e apoio: “a sala de aula não pode estar desconectada dos nossos dias. Os professores precisam ser valorizados. Eles representam o cartão de visitas de uma instituição de ensino. São os profissionais que vão formar os cidadãos”.
O professor da UnB é pesquisador visitante em Paris, no Museu de História Natural da França, onde estuda o desenvolvimento de tecnologias educativas para educação dos professores. Ele testemunha que os desafios no Brasil são semelhantes aos da Europa em relação ao uso de tecnologias em sala de aula. “Aqui se considera a docência uma carreira de Estado, como a dos militares, diplomatas e funcionários públicos”.
Epidemia
Para o pesquisador Fábio Campos, do Laboratório de Aprendizagens Transformadoras com Tecnologia, da Universidade de Columbia (EUA), a presença do celular em sala de aula é desafiadora.
“Temos falado muito do telefone por conta dessa epidemia do celular na sala de aula. Não basta só uma lei proibindo os celulares. A gente precisa dar um norte para como se usa isso de uma forma um pouco mais virtuosa na sala de aula.”
Ele lamenta que seja necessário uma lei de proibição. O pesquisador identifica um movimento mundial recomendando o não uso do aparelho em vista também dos problemas crescentes de saúde mental, como ansiedade e depressão. “Por mais que eu ache que é um fracasso social, a gente tem que proibir”.
Fábio Campos defende que o assunto precisa ser mais discutido e aperfeiçoado. “A gente passou por uma pandemia em que todo mundo teve que recorrer às tecnologias digitais para ter algum tipo de experiência de aprendizagem. E mesmo depois disso tudo, o Brasil não investe em ter uma política nacional de uso da tecnologia na educação. É triste”.
Riscos
Em agosto deste ano, a última pesquisa TIC Educação, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que seis em cada dez escolas de ensino fundamental e médio adotam regras para uso do telefone celular pelos alunos, permitindo que o aparelho seja usado apenas em determinados espaços e horários. Em 28% das instituições educacionais, o uso do dispositivo pelos estudantes é proibido.
Em 2023, a Unesco divulgou o Relatório de Monitoramento Global da Educação que discutiu o papel das tecnologias e os malefícios de exposições prolongadas a telas.
AGÊNCIA BRASIL
Brasil enfrenta seleção peruana em Brasília pelas Eliminatórias
Vitor Silva/CBF |
segunda-feira, 14 de outubro de 2024
COMEÇOU AS SÉRIES A E B DO CAMPEONATO IPATINGUENSE; CONFIRA
. |
Veja os resultados:
PRIMEIRA DIVISÃO
AERC 3 x 2 Universo
Rio Branco 4 x 0 Iguaçu
Forquilha 3 x 3 Beira Rio
Cruzeirinho 1 x 2 Bethânia
União de Ipatinga 2 x 1 Vale Alto
Novo Vale 0 x 0 Vila da Paz
SEGUNDA DIVISÃO
Chácara Madalena 0 x 2 Barra Alegre
Vila Celeste 0 x 0 Cidade Nobre
Veneziano 2 x 3 Limoeiro
Talismã 12 x 2 Panorama
Barcelona de Iapu 2 x 1 Renascer
Oriente 4 x 0 Teneminas
>> Futblog do Sorriso
ORIENTE GOLEIA O TENEMINAS NA ESTREIA PELA SÉRIE B IPATINGUENSE 2024
Oriente e Teneminas |
O Oriente que subiu na temporada passada depois de ter sido vice-campeão da terceira divisão. Com passaporte garantido, um dos mais tradicionais times de futebol amador da região fez valer o dever de casa e começou muito bem a disputa da Série B.
No primeiro tempo, o Oriente começou com tudo em busca do gol e criando as melhores oportunidades. Porém, o Teneminas estava disposto a complicar o jogo para o time da casa. Por muito pouco abriu o placar com a bola passando muito próxima da meta após cabeceio. O primeiro tempo não foi além de um 0 a 0. Equipes nos vestiários, aquela conversa dos treinadores. O Oriente passou a dominar as ações na volta para o segundo tempo. As mexidas no time fez total diferença.
O Oriente conseguiu desempenhar uma melhor apresentação e foram saindo os gols. Caíque (2), Mateusinho e Otávio colocaram a bola na rede e garantiram os primeiros 3 pontos da equipe aurinegra na competição. Um excelente público marcou presença no Menezão para acompanhar a partida. Recentemente eleito prefeito de Belo Oriente, Joãozinho Hemétrio, esteve no campo assistindo a partida. Vale lembrar que ele foi jogador. Atuou como atacante de Oriente e Santa Tereza, nos anos 90. Ficou literalmente no meio da galera.
O jogo teve a arbitragem de Elias Gonçalves, auxiliado por Crys e Leandro Silva. O ORIENTE jogou e venceu com: Viana; Jefinho, Léo Braúnas, Lorran e Everton; Bruno Kennedy, Evandro, Pelé e Vitinho; Otávio e Mateusinho. Foram promovidas algumas substituições. Técnico: Beto Hermógenes. Já o TENEMINAS foi a campo com: João Pedro, Joabe, Jordan, Saimon, Bigode; Caíque, Felipinho, Tatá, Alessandro; Alan e Tim Maia. Não teve jogador à disposição na reserva - apenas os 11 que entraram jogando. Técnico: Tiago.
>> Futblog do Sorriso
UMA AVALANCHE DE GOLS! TALISMÃ APLICA 12 A 2 NO PANORAMA NA ESTREIA
Talismã |
Divulgação |
Primeiro turno teve sete vítimas de violência política por dia
No primeiro turno das eleições deste ano, de âmbito municipal, o clima de competitividade e inimizade observado no período pré-campanha piorou. De 16 de agosto a 6 de outubro, data em que os brasileiros foram às urnas, o Brasil registrou 373 casos de violência política contra candidatos e políticos em exercício.
Esses são dados da 3ª edição da pesquisa “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, elaborada pelas organizações sociais Terra de Direitos e Justiça Global e lançada nesta quinta-feira (10). O que foi apurado é um complemento ao divulgado pelas entidades na semana passada, que apontava 145 ocorrências no período que antecede a campanha eleitoral, de janeiro a 15 de agosto, e uma média de 1,5 caso por dia. Com 518 ocorrências, o ano de 2024 se destaca como o mais violento da série histórica.
No primeiro turno do pleito deste ano, foram identificados 10 assassinatos, 100 atentados, 138 ameaças, 54 agressões, 51 ofensas, 13 criminalizações e sete invasões. A média foi de sete vítimas por dia. Já no primeiro turno de 2022, foram registrados aproximadamente 2 casos de violência política por dia.
Os números também mostram que o pico de casos aconteceu na véspera das eleições. De 1º a 6 de outubro, foram notificados 99 casos, o que corresponde a 16 ocorrências por dia ou uma a cada 1h30. Em relação aos locais onde os casos ocorreram, o maior número de ocorrências foi no estado de São Paulo, com 14 casos.
Em 2022, o 1º turno das eleições gerais registrou um assassinato, enquanto em 2024 foram 10 ocorrências no mesmo período. Dos 24 casos de assassinatos registrados em 2024, mais de 40% dos assassinatos aconteceram durante o período eleitoral.
Oito vítimas negras
As entidades fazem, ainda, um alerta contra a proporção de casos que vitimaram pessoas negras e mulheres. Embora pessoas brancas representem o maior grupo de vítimas de violência política no primeiro turno (52% ou 193 casos), a forma mais grave que essa hostilidade assume, ou seja, a letal, vitimou mais pessoas negras. Vítimas pretas e pardas foram alvo em oito de cada dez homicídios perpetrados nesse contexto. Quando são consideradas todas as categorias de violência, 44% das vítimas eram negras. A porcentagem corresponde a 164 ocorrências.
A representatividade das mulheres na política permanece significativamente menor nas eleições deste ano (33,96%). Contudo, como observam as organizações coautoras do relatório, foram vítimas de 35% dos casos de violência política no primeiro turno, que acumulou 128 ocorrências. O tipo mais praticado contra mulheres, cisgênero e trangênero, foi a ameaça, com 56 casos.
Outro dado que evidencia o machismo e a misoginia no pleito é o relativo ao total de denúncias de vazamento de vídeos íntimos (ou revenge porn, que significa pornografia de vingança em inglês) e montagens de nudez que utilizaram fotos de candidatas. O relatório indica um total de oito casos.
Veja como fica a lista das regiões e estados com mais casos de violência política:
- Sudeste: São Paulo (50) e Rio de Janeiro (38)
- Nordeste: Paraíba (24) e Bahia (23)
- Norte: Pará (16) e Amazonas (10)
- Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul (10) e Mato Grosso (9)
- Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná com 17 casos cada
AGÊNCIA BRASIL
Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro
Foto: Fernando Frazão |
“Se não houver risco energético, aí é um custo-benefício que terei a tranquilidade, a serenidade e a coragem de decidir a favor do Brasil e a favor do Brasil nem sempre quer dizer que vai economizar meio por cento, um por cento na conta de energia, porque qual impacto nos outros setores? Isso tem que ser um equilíbrio. Ainda bem que a política de diálogo voltou. Com essa política a gente tem tranquilidade e com muita profundidade chegar a um momento em que a gente possa mostrar com clareza qual o melhor caminho a seguir”, acrescentou o ministro, ressaltando que “não tem como não ser esta semana, porque não daria tempo de aproveitar a melhor janela que é novembro, se não for tomada a decisão, esta semana”.
De acordo com Silveira, a reunião foi marcada para terça-feira por causa da “imprescindibilidade de ser agora” e, para isso, é preciso que seja de imediato para permitir que os setores que serão impactados se preparem, embora, segundo ele, o cuidado que teve de conversar com os setores muito importantes para que se planejam.
“Se tem algo que não se pode abrir em uma política pública com essa dimensão, é a questão da previsibilidade. A importância maior do horário de verão e tem muita importância é entre 15 de outubro e 30 de novembro. Até 15 de dezembro tem uma importância vigorosa, não que ele não tenha depois, mas vai diminuindo a curva da importância dele”, disse.
Silveira destacou que o horário de verão é uma política pública aplicada mundialmente e não deve ser tratado como uma questão ideológica. “Primeiro quero registrar que o horário de verão é uma política pública que não é nacional. É implementada em vários países e em especial em países desenvolvidos. É uma política pública que não deve ser tratada como uma questão ideológica e ela foi tratada pelo governo anterior assim, simplesmente extirpando ela em 2019”, observou.
Crise hídrica
O ministro acrescentou que as usinas hídricas e hidrelétricas, quando não são, como é o caso de Belo Monte, localizada no Rio Xingu, no Pará, que não conseguiu licenciamento para fazê-la com reservatório, elas dependem naturalmente das questões pluviométricas. Os números indicam que a crise hídrica atual é grave.
“O Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais] apurou que desde 1950, quando ele mede a questão pluviométrica no Brasil, nós vivemos a pior crise hídrica dos últimos 73 anos, o que nos levou, se nós não tivéssemos feito medidas preventivas, como diminuir a vazão de Jupiá e Porto Primavera, corajosas que tomamos durante o ano, preservando 11% de água doce nos nossos reservatórios, hoje nós teríamos problema energético no Brasil. Não temos, temos tranquilidade para este período, mas temos que nos equilibrar entre segurança e modicidade tarifária e temos que preparar também o planejamento para 2026”, comentou.
Eleição
O ministro Alexandre Silveira disse ainda que, caso seja adotado pelo governo, o horário de verão não vai impactar o segundo turno da eleição, marcado para o dia 27 deste mês. “Se ele for decretado, não pega a eleição, porque tem que ter no mínimo 20 dias para que setores extremamente importantes se planejem, como o setor aéreo por causa das conexões internacionais e outros setores também como segurança pública”.
Ele que tudo está sendo analisado com todo o cuidado e serenidade. “Imagine a responsabilidade de uma decisão como essa de um ministro de estado. Se ele o faz sem necessidade está naturalmente tomando uma medida que tem transversalidade e tem custo em alguns setores da economia, apesar de que para outros é benéfico, mas em alguns da economia muito contundentes. Se ele não faz, e dá um problema, a responsabilidade é do ministro. Um problema energético não é um problema é um problemaço”, explicou sobre a complexidade da decisão.
O ministro lembrou que o presidente Lula já disse em entrevista que essa decisão não é política e delegou a condução dela ao seu ministro de estado. “O farei, com a coragem de quem tem que decidir. O farei muito ancorado em bases técnicas e em sensibilidade política e social, para que a gente defendendo, como eu defendo o horário de verão como política pública, só use mão dessa política pública se ela for imprescindível para assegurar energia para o Brasil e diminuir os custos que não impactem mais negativamente e faça economia para o consumidor”, completou.
ONS
Em reunião ordinária de outubro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) na quarta-feira (9), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as projeções para o período de outubro de 2024 a março de 2025.
Os números apontam incertezas com relação ao início e condições do período úmido, ainda que alguns modelos indicarem maior nível de precipitação a partir da segunda quinzena deste mês. “Com a estiagem severa dos últimos meses, as próximas chuvas precisam, num primeiro momento, permitir que o solo recupere sua umidade para que, posteriormente, seja observada a elevação dos níveis das vazões”, informou a ONS em nota.
Conforme os dados dos dois cenários dos estudos prospectivos, as projeções de Energia Natural Afluente no Sistema Interligado Nacional (SIN) no horizonte de outubro/24 a março/25 se mostram abaixo da Média de Longo Termo (MLT). “As projeções de Energia Armazenada (EAR) indicam que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste alcançaria ao final de março de 2025, no cenário superior, 13,8 p.p. acima do armazenamento verificado em março de 2024. No cenário inferior, esta projeção seria de 23,4 p.p abaixo ante o verificado”, acrescentou o Operador.
“No curto prazo, a análise da EAR mostra a continuidade da redução dos níveis dos reservatórios nos próximos três meses, com a recuperação dos volumes estimada para ocorrer a partir de janeiro de 2025”, afirmou na nota. No entendimento do ONS, o principal desafio identificado pelo órgão até dezembro é o atendimento da ponta de carga, horário em que a demanda atinge seu ponto máximo, que geralmente acontece entre 18h e 20h.
“As projeções indicadas pelos estudos prospectivos são utilizadas para apoiar tomadas de decisões pelo colegiado do CMSE quanto à necessidade da adoção ou permanência de medidas operacionais preventivas com vistas a aumentar a segurança do SIN. O Operador segue acompanhando a situação e os resultados das iniciativas implementadas com o intuito de assegurar o atendimento à demanda de carga do SIN”, informou.
sábado, 12 de outubro de 2024
PLACAR DO FUTEBOL DE SEXTA-FEIRA, 11/10/2024
Foto: ITEA Sports - Peru venceu o Uruguai |
Peru 1 x 0 Uruguai
BRASILEIRÃO SÉRIE B
Novorizontino 1 x 3 Sport
Avaí 2 x 2 América-MG
TOCANTINENSE SEGUNDA DIVISÃO
Batalhão 7 x 1 Taquarussú
ELIMINATÓRIAS DA OCEANIA
Nova Zelândia 3 x 0 Taiti
LIGA DAS NAÇÕES DA UEFA
Bósnia 1 x 2 Alemanha
Hungria 1 x 1 Holanda
sexta-feira, 11 de outubro de 2024
PLACAR DO FUTEBOL DO BRASIL NA QUINTA-FEIRA, 10/10/2024
Foto: Getty Images |
Bolívia 1 x 0 Colômbia
Equador 0 x 0 Paraguai
Venezuela 1 x 1 Argentina
Chile 1 x 2 Brasil
ALAGOANO SEGUNDA DIVISÃO
CEO 1 x 0 Desportivo Aliança
Dimensão Saúde 2 x 3 Guarany
PARAENSE SEGUNDA DIVISÃO
São Raimundo 3 x 0 ESMAC
COPA FEDERAÇÃO GAÚCHA
São José 3 x 1 São Paulo
Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses
Foto: Marcelo Camargo |
Ipatinga FC passa por transição para receber nova gestão na SAF
Foto: IFC |
A transição para a nova administração da SAF terá a supervisão jurídica do escritório Mac Antunes Advogados, de Belo Horizonte, em parceria com uma consultoria de gestão esportiva e financeira. O objetivo é claro: buscar reestruturar o clube, sanar suas dívidas e proporcionar uma gestão eficiente e transparente.
A situação atual do clube, com dívidas superiores a R$ 30 milhões – em sua maioria trabalhistas – e contas bloqueadas, exige uma ação urgente e estratégica. A nova equipe jurídica que dará suporte à transição, com experiência em processos de Recuperação Judicial, já iniciou as medidas legais necessárias para destravar as operações financeiras e retomar a estabilidade do clube. Parte das receitas geradas pela SAF será destinada ao pagamento das dívidas, com 20% de toda a receita direcionada à associação do clube e 50% dos lucros futuros comprometidos para esse fim. Os advogados dos credores serão convocados em um próximo momento para serem informados sobre o processo.
"Nossa missão é auxiliar no resgate do Ipatinga, para que se devolva ao torcedor a alegria de ver o seu time novamente. Para isso, vamos prover um suporte jurídico que gere transparência e demonstre responsabilidade, com um planejamento financeiro sólido e uma gestão conduzida por profissionais. Fomos contratados pelos futuros gestores para auxiliar administrativamente na reestruturação do clube. Depois, os novos comandantes poderão cuidar do futebol, que é o mais importante para o torcedor", afirma Edison Travassos, advogado contratado pela SAF e responsável por dar suporte jurídico à transição.
Outro ponto importante do processo de reestruturação é a escolha de um novo CEO. A busca por um profissional sem vínculo com as gestões anteriores e com experiência no setor esportivo está em andamento. Diversos candidatos estão sendo entrevistados, sempre levando em consideração o orçamento disponível e a capacidade de enfrentar os desafios.
Assim que instituída, a nova gestão terá compromisso com um orçamento rigoroso e transparente, focado na contratação de profissionais qualificados, tanto na área técnica quanto administrativa. O objetivo é construir uma equipe competitiva e que atenda às expectativas da torcida, sempre respeitando as diretrizes da reestruturação financeira.
Além disso, a equipe de transição destaca a importância do apoio da comunidade local. "O Clube conta com o apoio incondicional da cidade, da Prefeitura, dos empresários e, principalmente, da torcida. É o momento de unir forças para que o Ipatinga volte a ser uma potência no futebol mineiro", declara Travassos.
Em breve será realizada uma entrevista coletiva, onde os novos responsáveis pela transição da SAF do Ipatinga esclarecerão dúvidas e apresentarão mais detalhes sobre os próximos passos do processo de recuperação.
quinta-feira, 10 de outubro de 2024
Criança morre após se afogar em balde d'água; a mãe teria saído para uma festa
. |
Um bebê de aproximadamente 1 ano e seis meses morreu afogado dentro de um balde d’água, informa o G1 Piauí.
"As investigações indicam que a mãe teria saído para uma festa por volta das 21h do domingo e deixado a criança com o seu irmão adolescente que, distraído, não percebeu quando o bebê saiu do cômodo. Pouco tempo depois, a avó encontrou o corpo da criança já sem vida, em um balde no banheiro da casa", disse o delegado Pablo Gustavo, do 2º Distrito Policial de Barras.
NOTA DO CONSELHO TUTELAR DE BARRAS
O Conselho Tutelar de Barras, vem por meio desta nota, esclarecer os fatos do caso ocorrido no último final de semana, caso este que envolve uma criança menor de 2 anos de idade.
Por esta razão, bem como pela complexidade dos fatos, e visando proteger a imagem da criança e da família, todos os procedimentos investigatórios são sigilosos.
Todas as medidas necessárias já foram adotadas, o Conselho Tutelar informou o ocorrido ao Ministério Público ainda no domingo À noite, tendo sido orientado a procurar a Delegacia de Polícia Civil de Barras, que, por sua vez, já adotou todos os procedimentos que o caso requer.
Pedimos que não compartilhem fotos da criança já sem vida, pois já é de conhecimento do Conselho Tutelar que tal foto tem circulado em grupos de WhatsApp da cidade.
GRANDE PLACAR DO FUTEBOL DE QUARTA-FEIRA, 09/10/2024
Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta
Foto: Marcelo Camargo |
quarta-feira, 9 de outubro de 2024
BOM JESUS DO BAGRE CONTARÁ COM DOIS REPRESENTANTES NA CÂMARA MUNICIPAL
O distrito de Bom Jesus do Bagre, em Belo Oriente, elegeu dois candidatos a vereador nas eleições 2024. Regina do Boi foi reeleita. A candidata do MDB conseguiu 3,80% dos votos - 627 votos. Já Maguim Du Bagre, candidato do PP, foi eleito de forma inédita com 2,85% dos votos - 471 votos. Ambos são da base governista.
NOTA DE PESAR
O futebol regional está de luto. Faleceu, Serginho, do Napoli, de Coronel Fabriciano. Ele vinha lutando contra problemas de saúde. Serginho chegou ao Napoli depois de ter recebido um convite de seu amigo Sandro Carioca. Construiu uma amizade muito forte com todos. Foram inúmeros jogos como jogador e também comandando o time. O Futblog do Sorriso presta seus sinceros sentimentos aos amigos e familiares do Serginho.
VAI ACIONAR O GALO
O Cuiabá vai acionar o Atlético na CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas) para cobrar uma parcela no valor de R$ 500 mil que deveria ter sido paga pelos mineiros no dia 15 de setembro deste ano. O Valor cobrado pelo Dourado é referente a aquisição do atacante Deyverson por parte do Galo. O clube mineiro não pagou o valor, segundo informação antecipada pelo GE.
DEU AERC NA ABERTURA
Começou o Campeonato Ipatinguense da primeira divisão. Na abertura, com a realização de um único jogo, no campo do Canaã, o AERC venceu o Universo, por 3 a 2.
Os jogos de domingo, às 15h30:
Rio Branco x Iguaçu, no Esperança
Forquilha x Beira Rio, no Forquilha
União x Vale Alto, no campo do União
Novo Vale x Vila da Paz, no Bethânia
Prestadoras são notificadas pela Anatel para liberar acesso ao X
Foto: André Luis Pires de Carvalho |
A medida atende à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia suspendido o acesso diante da recusa da plataforma em obedecer a decisões judiciais.
De acordo com nota da Anatel, caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar a ordem judicial. O tempo para a execução do desbloqueio dependerá das medidas empregadas pelas prestadoras, conforme suas especificidades.
Irregularidades
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nessa terça-feira (8) o desbloqueio da rede social X no Brasil. O bloqueio durou cerca de 40 dias.
Ele foi determinado no dia 30 de setembro após a empresa fechar seu escritório do Brasil e deixar de ter um representante legal no país, condição obrigatória para qualquer firma funcionar.
O bilionário Elon Musk, dono da rede social, anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.
No entanto, a representação foi reativada nas últimas semanas, e a advogada Rachel Villa Nova voltou a ser a representante legal da rede. Com a reabertura da representação e o pagamento de multas que somam R$ 28,6 milhões, o X pediu ao ministro para voltar ao ar.
AGÊNCIA BRASIL
Correios anunciam concurso para 3.511 vagas
Foto: Joédson Alves |
Vereadores reeleitos são 40% dos escolhidos para câmaras municipais
Foto: Rovena Rosa |
Com Belo Oriente e Naque na lista, veja os candidatos que não votaram nem em si mesmos
Foto: José Dias Sorriso |
Os não votados são 23 são mulheres e 13 são homens. Os candidatos são dos partidos: PL, PDT, PSD, MOBILIZA, PP, PRD, PC do B, MDB, PSD, PT, AGIR, Avante e União.
Apesar de curioso, o fato de um candidato não votar nem mesmo em si, ou não ser votado por ninguém, não representa ilegalidade, segundo TSE.
Confira os candidatos e cidades:
Almenara teve dois candidatos zerados, Janete Novais do PDT e Enio do MDB;
Alvorada de Minas teve uma candidata do PSD, Emissônia;
Em Belo Oriente, também foi um canditato sem nenhum voto, Kamila da Tribbu do MOBILIZA;
Um candidato também em Conselheiro Pena, Yanna Carreiro, do PDT;
Três candidatas mulheres em Coronel Fabriciano ficaram nessa situação: Professora Sônia, Margarete do PP, Rosângela Calhau do PRD e Karolayne Lopes do Avante;
Córrego Novo teve um candidato, Pastor Daniel do PC do B;
Dois zerados em Divino das Laranjeiras, Neuza Ventura do MDB e Rony Alves, PSD;
Regina da Oficina do PT, de Dores de Guanhães, também saiu sem voto da eleição;
Rosa Maria, do PT, de Entre Folhas, não foi votada;
Letícia do Duca, do União, de Frei Inocêncio, também não foi votada;
Frei Lagonegro é a cidade com mais candidados zerados no Leste de Minas, são eles: Chutico PL, Sabrina PL, Professora Raiane PL, Joninhas PL, Raylander PL, Julão PL, Zildo PL e Nira também do PL;
Maria do Rosário, do Avante, de Itaipé, também não foi votata;
Camila Lopes, do AGIR, de Ladainha, também não recebeu nenhum voto;
Diguinho, do Republicanos, de Naque, também não recebeu nenhum voto;
Em Pescador, a candidata não votada foi a Lúcia De Zico, do MOBILIZA;
Em Poté, a candidata não votada foi Joyce Santos, do Avante;
Em Rubim, o candidato do PT, Seu Léo, não recebeu nenhum voto;
Sebastião do Táxi, do Avante de Santa Maria do Suaçuí, não recebeu nenhum voto;
Em São João Evangelista, duas candidatas, também terminaram a eleição zeradas, Alexsandra do Mucinho e Rogéria do Pão Velho, ambas do MDB;
Em Teófilo Otoni, dois candidatos, um homem e uma mulher, não receberam votos, João Paulo Alecrim, do AGIR e Geilinha da Padaria, do PP;
Finalizado a lista, tem a cidade de Timóteo, onde três candidatos terminaram sem voto, são eles: Elma Ribeiro, do União, Maria Cristina, do MOBILIZA e Luciano Mototáxi, do PDT.
Via G1 VALES DE MINAS GERAIS
terça-feira, 8 de outubro de 2024
DEFINIDOS OS CONFRONTOS DAS QUARTAS DE FINAL DA AMF 45
PGR envia ao STF parecer favorável ao desbloqueio do X no Brasil
Foto: Leobark Rodrigues/SECOM/MPF |
O pedido de manifestação da PGR foi solicitado pelo ministro após a empresa pagar uma multa de R$ 28,6 milhões para voltar a operar.
No parecer, a procuradoria alega que não há mais pendências que impeçam o retorno da plataforma.
Em 30 de agosto, Moraes retirou o X do ar após a empresa fechar seu escritório do Brasil e deixar de ter um representante legal no país, condição obrigatória para qualquer firma funcionar.
O bilionário Elon Musk, dono da rede social, anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.
No entanto, a representação foi reativada nas últimas semanas, e a advogada Rachel Villa Nova voltou a ser a representante legal da rede. Com a reabertura da representação e o pagamento da multa, o X pediu ao ministro para voltar ao ar.
AGÊNCIA BRASIL
Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato
Foto: Reprodução |
Os reeleitos representam 44,67% do total de candidatos a prefeito que venceram a eleição de 2024. Os outros 3.027 eleitos (55,33%) iniciarão novas administrações em suas cidades em 2025.
As informações foram sistematizadas pela equipe de tecnologia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) a partir dos dados oficiais do TSE, mas os números ainda podem ser alterados por decisões judiciais. Além disso, o total de municípios não soma 5.569 porque há os casos em que a eleição será definida apenas no segundo turno.
Em Roraima, os 10 prefeitos que buscavam a reeleição conseguiram derrotar os adversários. Já em Alagoas, dos 55 que tentavam se manter no cargo, apenas um não foi reeleito.
O estado de São Paulo, por outro lado, teve o menor percentual de reeleitos, com 70,95%. Isso significa que 259 dos 365 prefeitos paulistas que buscavam se reeleger garantiram mais quatro anos no cargo.
Estado com maior número de municípios do país, Minas Gerais também teve a maior quantidade de prefeitos buscando reeleição: foram 455, dos quais 375 (82,41%) vão governar suas cidades por mais quatro anos.
Saiba qual foi a taxa de sucesso de prefeitos que tentaram a reeleição no seu estado:
AC - 92,85%
AL - 98,18%
AM - 78,57%
AP - 88,88%
BA - 84,58%
CE - 82,40%
ES - 72,09%
GO - 82,89%
MA - 81,61%
MG - 82,41%
MS - 76,31%
MT - 88,37%
PA - 78,78%
PB - 92,52%
PE - 86,00%
PI - 85,15%
PR - 77,94%
RJ - 76,00%
RN - 85,71%
RO - 78,12%
RR - 100,00%
RS - 77,96%
SC - 64,33%
SE - 78,94%
SP - 70,95%
TO - 88,75%
AGÊNCIA BRASIL
segunda-feira, 7 de outubro de 2024
Em 15 capitais, eleitores escolherão prefeitos em segundo turno
Foto: Tânia Rêgo |
Das 11 vitórias garantidas em primeiro turno, dez são de prefeitos que já ocupavam o cargo e foram reeleitos. A única exceção é em Teresina. Lá, Silvio Mendes assumirá a cadeira hoje ocupada por Dr. Pessoa. O atual prefeito disputou as eleições, mas ficou em terceiro lugar, com 2,20% dos votos válidos.
Outras 15 capitais terão segundo turno. Os eleitores de Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e São Paulo (SP) deverão voltar às urnas no dia 27 de outubro.
Em algumas capitais, a eleição esteve perto de ser resolvida ontem mesmo, mas por menos de 1% de votos o primeiro colocado não conseguiu evitar o segundo turno. Em João Pessoa, Cícero Lucena terminou com 49,16% dos votos, contra 21,77% de Marcelo Queiroga (PL). Os dois seguem em campanha.
Situação parecida ocorreu em Porto Alegre. Com 49,72% dos votos, Sebastião Melo (MDB) enfrentará Maria do Rosário (PT) no segundo turno. A petista teve 26,28% dos votos.
O cenário oposto foi visto em São Paulo. Última capital a definir os nomes do segundo turno, a cidade acompanhou durante cerca de quatro horas um empate técnico triplo entre Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB). No fim, Nunes e Boulos seguiram para o segundo turno, mas a diferença do emedebista, primeiro colocado, para Marçal foi de pouco mais de 81 mil votos, ou 1,34%. Já a diferença entre Nunes e Boulos foi de 0,41%, totalizando meros 25 mil votos.
Em Goiânia, Fred Rodrigues (PL) estava em terceiro nas pesquisas na véspera do pleito, mas fechou o primeiro turno como o mais votado, com 31,14% dos votos válidos. Disputará o segundo turno com Sandro Mabel (União), que teve 27,66% dos votos e jogou Adriana Accorsi (PT), que figurava em segundo nas pesquisas, para o terceiro lugar. Em Campo Grande, o segundo turno será disputado por duas mulheres, Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União).
Partidos
As eleições nas capitais do país mostraram uma predominância de partidos de centro e do PL, de direita. Em todos os cenários de segundo turno existem candidatos do PL ou de partidos de centro. Em alguns casos, ambos.
Das 11 capitais que resolveram a eleição em primeiro turno, os partidos de centro venceram em oito. O PSD venceu em três capitais, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Luis. Com duas eleições em primeiro turno, estão o União Brasil (Salvador e Teresina) e o MDB (Boa Vista e Macapá). Em Vitória, o Republicanos conquistou a vitória em primeiro turno.
Os partidos de centro são aqueles que não têm a mesma convicção ideológica das legendas de esquerda ou de direita e, por isso, costumam transitar mais na base dos governos, negociando postos nesses governos em troca de apoio. O MDB, PSD, PP e União Brasil são alguns dos expoentes do chamado “centrão”.
Já o PL elegeu em primeiro turno candidatos em Maceió e Rio Branco. Em Recife, a eleição em primeiro turno foi do PSB de João Campos. Entre as capitais, foi a única vitória de um partido de esquerda ou centro-esquerda no último domingo.
Segundo turno
O PL garantiu lugar no segundo turno em nove capitais: Aracaju, Belo Horizonte, Belém, Cuiabá, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus e Palmas. Já o União Brasil e o PT estão no segundo turno em quatro capitais e o MDB em três capitais. Com candidatos ainda na disputa em 2 capitais estão o PSD, PP e Podemos. Com um candidato no segundo turno estão o PDT, PSOL, PMB e Avante.
AGÊNCIA BRASIL
quarta-feira, 2 de outubro de 2024
terça-feira, 1 de outubro de 2024
BELO ORIENTE - Confira todos os candidatos a vereador nas eleições 2024
Foto: Nelson Jr/Ascom/TSE |
Veja a lista completa dos candidatos:
PSD 55936 Concorrendo
Agnaldo da Água
REPUBLICANOS 10200 Concorrendo
Ailton do Açougue
PSD 55000 Concorrendo
Alex do Morro
PSD 55888 Concorrendo
Alfredo do Lori
PT 13123 Concorrendo
Amanda
PRD 25222 Concorrendo
Andrelina do Posto
PSB 40258 Concorrendo
Angelica Costura
AVANTE 70777 Concorrendo
Anália
PSD 55123 Concorrendo
PP 11333 Concorrendo
Aramita Vila Assis
PV 43456 Concorrendo
Aroldo da Gê
UNIÃO 44777 Concorrendo
Baixinho do Supermercado
PSB 40666 Concorrendo
Buiu do Nova Esperança
PP 11580 Concorrendo
Capitão Eliseu
UNIÃO 44800 Concorrendo
Carequinha do Paletó
UNIÃO 44333 Concorrendo
Carlim do Antônio Carmin
PL 22666 Concorrendo
Carlin Miguel
MDB 15500 Concorrendo
Carlão
MOBILIZA 33244 Concorrendo
Carmen do Criolo
PODE 20222 Concorrendo
Celso Damasceno
PSD 55789 Concorrendo
Cida Anicio
REPUBLICANOS 10888 Concorrendo
Claudinho da pg Sonorização
PSD 55500 Inapto
Clenilson Pedreiro
PODE 20221 Inapto
Consola Malta
PT 13113 Concorrendo
Cristovam Carvalho
PP 11000 Concorrendo
Damiana da Belinha
UNIÃO 44123 Concorrendo
Deimim Madureira
REPUBLICANOS 10333 Concorrendo
Del Pintor
PRD 25111 Concorrendo
Diana
PSDB 45258 Concorrendo
Didi
MOBILIZA 33000 Concorrendo
Dila do Tartaruga
REPUBLICANOS 10999 Concorrendo
Dinei do Belo Gás
MOBILIZA 33333 Concorrendo
Diney do Bagre
PV 43123 Concorrendo
Dinho do Joaquim Bem Vindo
PSD 55555 Inapto
Dionea
PP 11578 Concorrendo
Diou
PP 11456 Concorrendo
Diro
PRD 25852 Concorrendo
Disson
PRD 25789 Concorrendo
Dival
PL 22113 Inapto
Dona Alminda
PT 13555 Concorrendo
Dr Freitas
MDB 15123 Concorrendo
Duzin dos Teclados
PSB 40555 Concorrendo
Edi da Cachoeira
MDB 15233 Concorrendo
Edimir Lopes
PT 13456 Concorrendo
Edinho Cavaleiro
PP 11789 Concorrendo
Edmar da Braúna
REPUBLICANOS 10123 Concorrendo
Edneia do Bar
PT 13567 Concorrendo
Eleni do Loteamento
PSB 40040 Concorrendo
Eliane Lourenço
REPUBLICANOS 10258 Concorrendo
Elizeth Professora
PSB 40456 Concorrendo
Ellen
PSD 55567 Concorrendo
Eva Mendes
PSB 40321 Concorrendo
Ezim
PRD 25000 Concorrendo
Fatinha
MDB 15545 Concorrendo
Fernando Merquiades
REPUBLICANOS 10454 Concorrendo
Flaviane Carteira
PRD 25444 Concorrendo
Fá
PSDB 45123 Concorrendo
Fábio do Esperança
MDB 15111 Concorrendo
Gaguinha
PODE 20258 Concorrendo
Geisi da Mariinha
PODE 20444 Concorrendo
Geraldinho do Corrego Cirino
PODE 20555 Concorrendo
Gessy Boca Mole
PL 22345 Concorrendo
Gilsim du Leite
MDB 15456 Concorrendo
Glaubim
PSD 55111 Concorrendo
Glecir Nora da Ducarmo
PODE 20333 Concorrendo
Hernane do Donil
MDB 15222 Concorrendo
Humbertinho
PP 11800 Concorrendo
Ilca
UNIÃO 44444 Concorrendo
Ivone do Vaguiinho
PSD 55456 Concorrendo
Jhon Coxinha
REPUBLICANOS 10000 Concorrendo
Joaquim Julim
AVANTE 70555 Concorrendo
Job
PSB 40111 Concorrendo
Jorge da Dona Inhá
PODE 20456 Concorrendo
João Carlos
PRD 25333 Concorrendo
João Pedro
PSDB 45450 Concorrendo
Junior Souza
AVANTE 70123 Inapto
Juscélio Luna
PSDB 45800 Concorrendo
Juvenil
UNIÃO 44000 Concorrendo
Kamila da Tribbu
MOBILIZA 33456 Concorrendo
Kará
PSDB 45369 Concorrendo
Kelly do João Vieira
REPUBLICANOS 10456 Concorrendo
Lalinho
PT 13580 Concorrendo
Lila Reis
MDB 15444 Concorrendo
Lisandra do Jair
PRD 25500 Concorrendo
Lorena do Lió
UNIÃO 44567 Concorrendo
Luciana Ribeiro
PL 22777 Concorrendo
Luciano do Hospital
PP 11500 Concorrendo
Lulinha do Esporte
AVANTE 70513 Concorrendo
Léia do Morro
PSDB 45456 Concorrendo
Maguim du Bagre
PP 11111 Concorrendo
Makes
PRD 25123 Concorrendo
Marcelo do Leite
PL 22300 Concorrendo
Maria Sônia
MOBILIZA 33123 Concorrendo
Mariza do Zé Melquiades
PODE 20123 Concorrendo
Marquim Moreira
PSDB 45225 Concorrendo
Marta Assis
PSD 55100 Concorrendo
Maykim do Zé Dunda
UNIÃO 44111 Concorrendo
Miltão
REPUBLICANOS 10369 Concorrendo
Miranda Souza
PSDB 45256 Concorrendo
Moizes Sena
UNIÃO 44200 Concorrendo
Márcia Guerra
MDB 15555 Concorrendo
Nathalia
PP 11123 Concorrendo
Nenem Ferreira
PT 13000 Concorrendo
Nice do Orozimbo
PRD 25555 Concorrendo
Odair Modesto
MDB 15100 Concorrendo
Oziel Jovem
PSB 40123 Concorrendo
Patrick da Eja
PRD 25678 Concorrendo
Preta do Bené
PL 22580 Concorrendo
Professora Elídia
PP 11145 Concorrendo
MDB 15000 Concorrendo
Reinaldo do Zequinha
PT 13789 Concorrendo
Riquinho
PSDB 45678 Concorrendo
Roberto do Bar
REPUBLICANOS 10377 Concorrendo
Rosinha do Emprestimo
AVANTE 70000 Concorrendo
Senhor Madruga
PT 13661 Concorrendo
Serginho da Ambulância
PL 22000 Concorrendo
Sincero Meu Jovem
PSD 55300 Concorrendo
Soninha do zé Arnaldo
UNIÃO 44555 Concorrendo
Stefany Fernandes
UNIÃO 44999 Concorrendo
Susu do Bloco
PSDB 45500 Concorrendo
Sônia da Farmacinha
PL 22123 Concorrendo
Tatão da Ilha
PODE 20200 Concorrendo
Ti Carlos
PT 13333 Concorrendo
Tui da Vidro Art
PODE 20000 Concorrendo
Valtinho do Churrasquinho
PSDB 45000 Concorrendo
Vandercy Cantor
PL 22111 Concorrendo
Vera da Fisioterapia
PL 22222 Concorrendo
Vicente Quintino
PSB 40400 Concorrendo
Vicentim
MOBILIZA 33444 Concorrendo
Victor do Cléber
PP 11363 Concorrendo
Wanderley Guri
PSB 40000 Concorrendo
Wiber
UNIÃO 44789 Concorrendo
Wilson do Durval
PSDB 45555 Concorrendo
Wilson do Sítio
PSB 40007 Concorrendo
Xiquito
PSD 55444 Concorrendo
Zico Serrador
PSB 40852 Concorrendo
Ziel Madeira
PODE 20789 Concorrendo
Zé Adão
REPUBLICANOS 10500 Concorrendo
PODE 20111 Concorrendo
Zé Pires
PL 22555 Concorrendo
Zé Preto da Braúnas
MDB 15333 Concorrendo
Zé Ramiro
PRD 25369 Concorrendo
PL 22590 Concorrendo