Autos Carros |
Além do licenciamento anual, o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das obrigações do início do ano para proprietários de carros ou motos.
Todos os veículos com até 20 anos de fabricação devem quitar esse imposto, mas a alíquota varia de acordo com o estado.
Como é calculado o IPVA?
Em São Paulo, a alíquota é de 4% para automóveis, enquanto picapes de cabine simples, ônibus e motos pagam 2% sobre o valor venal de tabela do veículo. Caminhões recolhem 1,5%, enquanto carros de locadoras pagam apenas 1% de imposto.
Como saber o valor do IPVA do meu carro?
Para saber o valor exato, é possível calcular diretamente no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) paulista. Alguns estados ainda enviam o tributo para a residência do motorista para ser efetuado o pagamento.
Em São Paulo, o IPVA pode ser pago à vista, no entanto o desconto é menor: 3% se o contribuinte efetuar o recolhimento em fevereiro. Aqueles que desejam parcelar têm a opção de dividir em até cinco vezes, de janeiro a maio, sem desconto. O vencimento varia de acordo com o final da placa do veículo.
O imposto diminuiu?
Os governos costumam afirmar que o valor do imposto diminuiu. No entanto, os carros usados frequentemente se desvalorizam, e em 2023, conforme a tabela Fipe, houve uma redução no preço dos veículos. Como resultado, o IPVA ficará em média 4,1% mais barato no estado de São Paulo. A Secretaria da Fazenda e Planejamento já publicou a tabela Fipe, que abrange 12.642 modelos sujeitos ao IPVA.
Todo mundo paga IPVA?
É importante ressaltar que veículos usados em serviços essenciais por pessoas com deficiência (PcD), táxis e transporte escolar podem receber desconto ou até mesmo isenção do pagamento desse tributo. Normalmente, carros com mais de 20 anos de fabricação estão isentos do IPVA, porém as regras variam conforme o estado onde o veículo está registrado.
Como pagar o IPVA?
O pagamento do IPVA pode ser efetuado na rede bancária, tanto em agências físicas quanto por meio de aplicativos bancários. Basta ter o Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) em mãos para realizar o pagamento. Ademais, é possível gerar o boleto ou efetuar o pagamento via Pix através da Secretaria da Fazenda de cada estado.
R7/Record
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.