quinta-feira, 30 de novembro de 2023

CAMPEONATO IPATINGUENSE - Iluminação em LED transforma os campos de futebol amador

Divulgação

Jogos noturnos promovem espetáculo e mais segurança para comunidade

A cidade de Ipatinga vive um novo capítulo emocionante em sua tradição esportiva. Os campos de futebol amador, que há muitos anos viam seus jogos realizados apenas durante o dia, agora ganharam um toque de modernidade e espetáculo com a iluminação em LED. Esta quarta-feira (29) é um marco nessa transformação, com o jogo entre Iguaçu e Veneziano pelo Super Master 45, no Campo do Iguaçu. O jogo realizado às 19h30 teve o Iguaçu vencendo por 2 a 0, pelo jogo de volta das quartas de final e se classificando para a fase seguinte. Na ida haviam empatado. 

A introdução das luzes de LED nos campos do Planalto, Iguaçu, Esperança, Itamaraty, Novo Cruzeiro (anexo), Forquilha, Vila Celeste e Canaã, representa um avanço significativo para o cenário esportivo local. Essa modernização não apenas proporciona mais visibilidade para os jogadores e torcedores, mas também abre espaço para jogos noturnos, transformando o Campeonato Ipatinguense, realizado pela Liga de Desportos (LDI), com o apoio da prefeitura de Ipatinga em um grande espetáculo.

Essa mudança não é apenas estética. A iluminação de LED oferece mais segurança para os jogadores e para a comunidade próxima aos campos. O ambiente iluminado minimiza riscos e cria uma atmosfera mais propícia para a prática esportiva e para o lazer noturno. Este é o segundo jogo noturno pelo campeonato ipatinguense e desde a implementação da iluminação em LED, o número de torcedores à beira do campo já tem crescido consideravelmente. As partidas à noite têm se tornado um ponto de encontro para a comunidade, fortalecendo os laços sociais e promovendo uma atmosfera festiva.

Para os mais de 1.500 atletas envolvidos nas competições oficiais promovidas pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Liga de Desportos, e os mais de 10 mil usuários diários dos campos, entre eles inúmeras escolinhas de futebol infantil, a iluminação em LED oferece mais conforto e oportunidades para praticar esportes em horários mais flexíveis. A cidade, que respira futebol, vê seus campos tornarem-se verdadeiros palcos de espetáculos, agora sob a luz vibrante e eficiente do LED.

Para o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, este é um passo significativo para o esporte amador em Ipatinga. “A iluminação de led é um reflexo do compromisso da cidade com o lazer, a segurança e o desenvolvimento comunitário. À medida que o Campeonato Ipatinguense se desenrola sob as luzes à noite, os campos de futebol amador tornam-se um símbolo do momento esportivo vivido no município. A comunidade, agora mais conectada do que nunca, celebra essa nova era do esporte noturno em Ipatinga”, apontou prefeito.

Resultados da rodada ajudam e risco de queda do Cruzeiro diminui

Foto: Cruzeiro

Assim como na rodada 35, encerrada na última segunda-feira (27/11), nesta rodada o Cruzeiro entra em campo sabendo os resultados dos concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento. E a 36ª rodada foi positiva para a equipe celeste.  

Com as derrotas do Vasco para o Corinthians, na última terça-feira (28/11), do Santos para o Fluminense, e do Bahia diante do São Paulo, nesta quarta (2911), o risco de queda da Raposa caiu para 1,8%, segundo os cálculos do Departamento de matemática da UFMG. 

E o risco de rebaixamento do Cruzeiro só não diminuiu ainda mais porque o time celeste ainda entra em campo na rodada. Na quinta (30), o Cruzeiro recebe o Athlético-PR, às 20h, no Mineirão. Em situação bem mais tranquila, o Furacão ocupa no momento o 8º lugar, com 52 pontos conquistados. 

Momentaneamente, com os resultados da rodada, o Cruzeiro caiu para o 14º lugar, com 44 pontos. Desta forma, se vencer o Athlético, a Raposa chega aos 47 pontos, alcança a 12ª colocação e praticamente garante sua permanência na elite do futebol brasileiro para a próxima temporada. 

Probabilidade de rebaixamento:

América - já rebaixado

Coritiba - já rebaixado

Goiás - 99,21%

Bahia - 50,4%

Vasco - 32%

Santos - 15,9%

Cruzeiro - 1,8%

Fortaleza  - 0,55%

Corinthians - 0,009%

Fonte: Departamento de Matemática da UFMG

O Tempo

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta quinta

Foto: Marcello Casal Jr 

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela paga até esta quinta-feira (30). A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 291 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.057.

Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 25 de maio e 8 de junho. A segunda foi depositada de 26 de junho a 7 de julho.

Quem tem direito
Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.

Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.

Cálculo proporcional

O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos 1 ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.

A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

Tributação

O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre o décimo terceiro, incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela.

A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Agência Brasil

Expectativa de vida sobe para 75,5 anos após queda na pandemia

Agência Brasil 

A expectativa de vida ao nascer no Brasil, em 2022, ficou em 75,5 anos, segundo dados das Tábuas da Mortalidade, divulgados nesta quarta-feira (29), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado que projeta a longevidade dos brasileiros teve uma recuperação parcial no ano passado após dois anos seguidos de quedas em 2021 e 2020, quando a pandemia de covid-19 fez mais vítimas.  

O estudo foi construído com base no Censo Demográfico de 2022, diferentemente dos anos anteriores, em que a expectativa de vida era calculada a partir de projeções populacionais revisadas em 2018, que eram baseadas no Censo de 2010. 

A informação mostra, pela primeira vez, os impactos da pandemia de covid-19 na expectativa de vida do brasileiro, e, com isso, o IBGE também revisou a esperança de vida ao nascer divulgada nos anos anteriores. Os números preliminares apontam que a expectativa de vida em 2020 foi de 74,8 anos, portanto, dois anos a menos do que o estimado anteriormente, de 76,8 anos. Em 2021, ano da pandemia com mais mortes, a projeção foi de de 72,8 anos, ou seja, 4,2 anos a menos que os 77 anos publicados na divulgação passada.

“A gente fez uma estimativa não prevendo uma crise sanitária que afetasse os óbitos”, explicou Izabel Marri, pesquisadora do IBGE, sobre os números que foram publicados antes da revisão. 

Esperança recuperada

“A esperança de vida de 2022 é como se a gente recuperasse um pouco a esperança de vida em relação ao pior ano da pandemia. Passado o pior ano, com o maior aumento de óbitos do mundo, a gente consegue recuperar um cálculo de esperança de vida ao nascer", afirma Marri. 

Em relação aos anos pré-pandemia, a revisão do IBGE aponta para as seguintes expectativas de vida: 2019 (76,2 anos), 2018 (76,1 anos), 2017 (75,6 anos) e 2016 (75,3 anos). Portanto, com a revisão do IBGE, a esperança de vida ao nascer em 2022 é a menor desde 2017, excluindo os anos com maior mortalidade durante a pandemia (2020 e 2021).

Marri acredita que, em 2023, cujos dados sairão apenas em 2024, a expectativa de vida continuará crescendo, recuperando as perdas ocorridas durante a pandemia. “A gente já recuperou um pouco o nível de esperança de vida ao nascer e a gente tende a recuperar um pouco mais no próximo ano”, argumenta a pesquisadora. 

Sexo 

Em relação aos sexos, a expectativa de vida das mulheres ficou em 79 anos, abaixo dos 80,1 anos de 2019, enquanto a dos homens ficou em 72 anos, taxa também inferior aos 73,1 anos de 2019. 

A probabilidade de morte do recém-nascido - registrada em 2022 - ficou em 12,84 por mil nascidos vivos, acima dos 11,94 por mil de 2019. Entre os homens, a taxa foi de 13,94 (superior aos 12,85 de 2019), enquanto entre as mulheres foi 11,69 (maior que os 10,98 de 2019).

Agência Brasil

Handebol: Brasil bate Ucrânia com folga na estreia do Mundial Feminino

Divulgação

Recém-heptacampeã no Pan-Americano de Santiago (Chile),  a seleção brasileira sobrou contra a Ucrânia nesta quarta-feira (29), na estreia do Mundial de Handebol Feminino, que vai até 17 de dezembro na Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia).

As Leoas – apelido da equipe feminina brasileira - bateram as ucranianas por 35 a 20, em Frederikshavn (Dinamarca), no primeiro embate do Grupo G.  Os próximos duelos serão na sexta (1º de dezembro) contra o Cazaquistão, e no domingo (3) contra a Espanha, ambos às 14h (horário de Brasília).  

No jogo de hoje (29), a meia esquerda Bruna de Paula marcou sete gols, sendo eleita a melhor em quadra pela Federação Internacional de Handebol (IHF). Outros destaques foram a meia direita Mariana Costa, que balançou a rede outras sete vezes, e Adriana Cardoso com mais cinco gols.

O Mundial reúne 32 seleções divididas em oito grupos. As três melhores em cada chave ao final da fase de grupos se classificam à etapa seguinte), levando consigo a pontuação dos três jogos. Quem vencer a competição na final em 17 de dezembro garante vaga olímpica em Paris 2024. As Leoas já têm presença assegurada na Olimpíada, pois conquistaram o ouro no Pan de Santiago.

O último título mundial da seleção feminina foi em 2013. Na edição passada, na Espanha (2021), as Leoas ficaram em sexto lugar e a campeã na ocasião foi a Noruega.

Agência Brasil

Brasileira é morta com tiro no rosto nos Estados Unidos

Redes sociais 

A brasileira Kethlen de Paula Alves Tavares, de 28 anos, morreu após ser atingida por um tiro no rosto, em Marlborough, Massachusetts, Estados Unidos, nessa segunda-feira (29).

Kethlen era natural de Governador Valadares, cidade que a jovem deixou há um ano e meio em busca do sonho americano.

Nos Estados Unidos, ela morava em um quarto alugado na casa de uma valadarense em Massachussetts, onde foi morta.

Descrita como uma jovem sonhadora, doce e gentil pelos conhecidos, Kethlen completou 28 anos no dia 24 de outubro.

Uma amiga de Kethlen lamentou a morte nas redes sociais e fez um alerta sobre os cuidados nos relacionamentos.

"Hoje o dia para mim acabou. E é tão difícil. A gente tem que tomar muito com cuidado com quem se envolve. Olha isso que acabou de acontecer? Que horror! Menina nova, bonita, a vida toda pela frente, agora que estava conquistando, realizando os sonhos dela, acontece uma coisas dessas", disse a amiga.

Segundo a polícia local, o namorado Marlon Costa, de 27 anos, que não estaria aceitando o fim da relação, matou a jovem dentro da casa dela e cometeu suicídio em seguida.

Kethlen conheceu Marlon, que era de Ipatinga também no leste mineiro, enquanto moradva nos EUA. Os dois se relacionavam há dois meses.

De acordo com o escritório da procuradora distrital de Middlesex, Marian Ryan, Marlon invadiu a casa de Kathlen que ainda estava de pijama, armado, ele quebrou e pulou a janela e os dois começaram uma discussão.

Uma conhecida da família de Marlon disse ao g1, que o rapaz saiu de casa enfurecido após ver imagens de Kathlen com outro homem nas redes sociais.

No caminho para a casa da jovem, ele ligou para a mãe e disse que mataria Kethlen. Ele teria pedido perdão para a mãe por tudo de errado que já fez.

Ela disse que a mãe estava trabalhando no momento e tentou acalmar o filho, sem acreditar que ele poderia cometer o crime.

Disse ainda que Marlon deligou o telefone e que, minutos depois, ela recebeu a notícia das mortes.

O carro do mineiro ficou parado no meio da rua, onde ele o deixou e saiu gritando, conforme relatos de vizinhos:

"Kethlen, você tem que me explicar que vídeos são esses que eu recebi", contou a conhecida da família.
Na casa onde a valadarense morava, havia uma mulher e uma criança, de 8 anos, que não se feriram.

Quase seis horas depois do crime, os corpos foram levados no mesmo carro, para o Medical Examiners Office, o IML de Boston.

Os celulares do casal foram apreendidos e vão ser periciados.

A conhecida da família de Marlon disse que o corpo dele vai ser enterrado nos EUA.

Ainda segundo esta mulher, o corpo da jovem vai ser cremado nos EUA e amigos pedem ajuda para as depesas funerárias. Já o corpo do namorado vai ser enterrado no país norte-americano.

G1 Vales de Minas Gerais

Batida entre três veículos na MG-329 em Caratinga, deixa motorista morto

Foto: Geórgia Marques/InterTV dos Vales

Um motorista morreu em um grave acidente entre dois carros de passeio e um caminhão, na tarde desta quarta-feira (29), na MG-329, na estrada que liga Caratinga a Bom Jesus do Galho.

Segundo relatos do motorista do caminhão e testemunhas, os dois carros de passeio seguiam em sentido contrário ao do caminhão.

O carro dirigido por Francisco Rodrigues de Andrade, de 68 anos, que morreu na hora, teria invadido a contramão, e bateu de frente com o caminhão. O pai e um irmão de Francisco, que também estavam no veículo, sofreram vários ferimentos e foram encaminhados a um hospital em Caratinga.

Com o impacto, o caminhão estourou o pneu e saiu da pista, com isso, acabou atingido o segundo carro.

No segundo carro, o motorista e único ocupante, sofreu ferimentos em um dos braços.

O caminhão envolvido no acidente teve o pneu dianteiro estourado e a frente atingida, mas o motorista saiu ileso.

A perícia da Polícia Civil vai apurar os detalhes e as causas do acidente.

O trânsito na rodovia ficou completamente interditado nos dois sentidos.

Apesar de ter passado por uma reforma recentemente, incluindo recapeamento, a sinalização horizontal na rodovia ainda não foi refeita, o que requer atenção dos condutores.

G1 Vales de Minas

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Cruzeiro enfrenta Athletico com torcida, após STJD aceitar recurso

Foto: Alessandra Torres/Cruzeiro

O Cruzeiro recebe o Athletico-PR na próxima quinta-feira (30), no Estádio Mineirão, com portões abertos ao público, o que não ocorria desde o último dia 16, quando o clube foi punido preventivamente pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nesta terça (28), no entanto, o STJD aceitou parcialmente o pedido de recurso feito pelos clubes, solicitando a reconsideração da proibição da presença de torcida nos estádios.

Cruzeiro e Coritiba recorreram da punição preliminar após o STJD adiar para a próxima segunda (4) o julgamento dos incidentes na Vila Capanema no último dia 11, pela 34ª rodada do Brasileirão. Inicialmente, o julgamento ocorreria na última segunda (27).

Na decisão de hoje (28), o vice-presidente do STJD Felipe Bevilacqua “manteve a interdição nos lugares destinados às torcidas organizadas, sendo pelo Coritiba o anel inferior no Couto Pereira e pelo Cruzeiro o setor denominado amarelo no Mineirão”.

O despacho reitera ainda que segue proibida o “ingresso/presença/permanência de torcidas Organizadas do Coritiba, Império Alviverde e Mancha Alviverde e do Cruzeiro, Máfia Azul e Pavilhão Independente concernente na responsabilidade das equipes Requerentes de NÃO permitir o ingresso de qualquer indivíduo que esteja trajando vestimentas, equipamentos, acessórios e outros, com referência às torcidas citadas".

Invasão de campo e pancadaria

No último dia 11, nos minutos finais do duelo contra o Inter na Vila Capanema, Robson marcou o gol da vitória do Coxa. Logo depois, torcedores pularam o alambrado, invadiram o gramado e deram início a uma briga generalizada, que só foi contida após a intervenção da Polícia. A partida ficou interrompida durante 30 minutos e depois foi retomada até o apito final, sete minutos depois.

Agência Brasil 

Corinthians vence e dá passo importante para fugir do rebaixamento

Foto: Rodrigo Coca

O Corinthians derrotou o Vasco por 4 a 2, na noite desta terça-feira (28) no estádio de São Januário, em um importante passo para fugir da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A partida, que abriu a 36ª rodada da competição nacional, foi transmitida pela Rádio Nacional.

Com a vitória fora de casa o Timão pulou para a 11ª posição com 47 pontos. Já o Cruzmaltino permanece estacionado na 16ª colocação com 42 pontos, apenas um a mais do que o Bahia, primeira equipe dentro da zona do rebaixamento e que recebe o São Paulo na Fonte Nova na próxima quarta-feira (29).

O Vasco deu a impressão de que não teria dificuldades para triunfar em casa, pois logo aos três minutos abriu o placar graças a gol de cabeça do lateral Puma Rodríguez. O Corinthians não desanimou e conseguiu chegar à igualdade nove minutos depois com o atacante Ángel Romero.

Aos 24 minutos Puma voltou a se destacar, mas desta vez ao cruzar a bola com perfeição para o artilheiro Vegetti, que acertou um belo voleio de direita para voltar a deixar o Cruzmaltino em vantagem. Porém, a equipe carioca recuou suas linhas e permitiu que o Timão igualasse novamente o marcador antes do intervalo, novamente com Romero de cabeça, mas desta vez aos 44 minutos.

Na etapa final o Corinthians ficou em vantagem pela primeira vez no confronto, quando Gabriel Moscardo aproveitou sobra de bola para bater forte da entrada da área para superar o goleiro Léo Jardim aos 15 minutos. A partir daí o Vasco se perdeu totalmente e permitiu que o Timão chegasse ao quarto aos 48 com Giovane.

Agência Brasil 

Motorista de carreta suspeito de causar acidente com seis mortes na Rodovia Fernão Dias se apresenta à polícia

Momento em que motorista suspeito de provocar acidente na Fernão Dias chega na delegacia — Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo

O motorista da carreta que teria causado o acidente com seis mortos na Rodovia Fernão Dias, na altura da Serra de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se apresentou à polícia no fim da tarde desta terça-feira (28). Ele tinha deixado o local após a ocorrência.

Após o comparecimento do condutor à delegacia, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso. Ele será investigado por homicídio culposo e evasão do local do acidente.

Câmeras de segurança registraram o momento da batida, que envolveu 13 veículos, nesta segunda-feira (27). O vídeo mostra uma retenção no trânsito da via momentos antes do ocorrência. Uma carreta desce a estrada em velocidade e arrasta diversos veículos à frente.

A carreta estava carregada com 27 toneladas de minério e teria saído de Itatiaiuçu com destino a Sarzedo, ambas cidades da Grande BH.

Mais cedo, o advogado do motorista, Alan Augusto, afirmou que ele não conseguiu parar o veículo a tempo porque não havia sinalização de trânsito parado no trecho.

"Ele relatou que desceu a serra [com o veículo] carregado e, após uma curva, não havia sinalização do trânsito parado. Ele não conseguiu parar o caminhão a tempo. Ao descer, percebeu que estava ferido, com dores e desnorteado. Ele pediu alguém pra chamar socorro e foi levado à UPA", contou o advogado.

A ocorrência envolveu quatro carretas e nove carros. Das seis vítimas, duas, de 35 e 50 anos, estavam em um carro da Prefeitura de Guaxupé, no Sul de Minas. Um terceiro ocupante, de 58 anos, ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital João XXIII, na capital.

As outras quatro vítimas estavam em um Chevrolet Cobalt e pertencem à mesma família. Trata-se de uma adolescente de 14 anos, uma mulher de 32, um homem de 35 anos e uma idosa de 61.

G1 Minas Gerais 

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Polícia Federal combate fraudes bancárias em 10 estados

PF 

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (28) a operação Não Seja um Laranja 3. O objetivo é desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas. A operação conta a colaboração da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

De acordo com os investigadores, 19 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em dez estados, por meio das Delegacias de Repressão a Crimes Cibernéticos. Entre os alvos estão “pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários”.

Seis mandados são cumpridos na Paraíba; dois nos estados de Alagoas, Goiás, Maranhão e Piaui; e um no Acre, Amapá, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

“Nos últimos anos, a PF detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais ‘emprestam’ suas contas bancárias, mediante pagamento. Este ‘lucro fácil’, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos”, informou, em nota, a Polícia Federal, referindo-se aos laranjas utilizados nessas operações.

Alerta

Diante da série de fraudes bancárias eletrônicas que têm sido observadas no país, as instituições bancárias alertam que “emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos”.

Se comprovadas as práticas criminosas, os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Somadas, as penas podem ser superiores a 20 anos de prisão.

Agência Brasil 

Campeonato Mineiro 2024: grupos e formato de disputa definidos

FMF

A Federação Mineira de Futebol definiu o formato de disputa do Campeonato Mineiro de 2024. Dirigentes dos clubes e da Federação Mineira participaram de reunião arbitral nesta terça-feira (28/11), no Mineirão, em Belo Horizonte, para a definição dos moldes do Estadual.

Em suma, o formato será o mesmo da temporada passada, com os 12 clubes foram divididos em três grupos na primeira fase. América, Atlético e Cruzeiro são os cabeças de chave. 

Grupo A: Cruzeiro, Tombense, Ipatinga e Itabirito 

Grupo B: Atlético, Villa Nova, Pouso Alegre e Uberlândia 

Grupo C: América, Athletic, Democrata-GV e Patrocinense

O Campeonato Mineiro será disputado de 24 de janeiro a 6 de abril. Na fase classificatória, as equipes enfrentam somente os adversários de outras chaves. Serão oito partidas para cada participante. O primeiro colocado de cada grupo avança à semifinal. O melhor segundo colocado também avança ao mata-mata, que terá jogos no sistema ida e volta.

Na fase mata-mata (semifinal e final), a equipe com melhor campanha será mandante do jogo de volta. O detentor da melhor campanha também tem a vantagem no placar agregado, ou seja, o gol fora de casa conta como critério de desempate.

As três equipes com as piores campanhas na fase de grupos disputarão um triangular para a definição de dois rebaixados ao Módulo II do Campeonato Mineiro de 2025.

Clubes que terminarem entre quinto e oitavo lugar na fase de grupos do Campeonato Mineiro vão ao Troféu Inconfidência. O sistema de disputa da competição paralela é o mesmo do mata-mata do Estadual.

No Ataque

Mineiro morre nos Estados Unidos, a poucos dias de retornar para o Brasil

Redes sociais 

Com passagem comprada para retornar ao Brasil no dia 3 de dezembro, o valadarense Robert Leno Rosa, de 41 anos, morreu 11 dias antes do embarque. Ele morava em Fall River, Massachusetts, nos Estados Unidos, onde sofreu uma parada cardíaca na última quarta-feira (22).

Robert foi para o país norte-americano em junho de 2021, com a intenção de trabalhar e juntar dinheiro. O retorno para Governador Valadares seria também, para participar do aniversário da filha caçula que completa, nesta segunda-feira, 7 anos.

A morte do valadarense está sob investigação. Cerca de uma hora antes de morrer, ele conversou com a mulher Paula, com quem era casado há 17 anos.

Segundo a esposa, ele estava bem e feliz com a volta para casa. Conforme Paula, ele não tinha nenhum problema de saúde.

No dia da morte, acontecia uma comemoração na casa em que ele morava com outros americanos. Paula ligou para o marido várias vezes até que uma mulher atendeu e disse o que tinha acontecido.

Uma ambulância foi até o local para prestar os primeiros socorros, mas Robert já havia morrido.

Ainda sem acreditar, Paula disse que o marido foi filmado, já sem vida e que a cena mostra Robert deitado sem tênis, depois, sentado numa cadeira, com tênis, e uma garrafa de bebida na mão.

A jovem contou ainda que não sabe quem fez o registro e ninguém entrou em contato para avisar o que estava acontecendo. A polícia local investiga a causa da morte e as circunstâncias.

"Eu estou esperando o detetive entrar em contato comigo para dar mais detalhes. É ele que está investigando a morte. Ainda não saiu o laudo, demora um pouco, acho que de 10 a 15 dias", explicou Paula.

Em busca de respostas, Paula disse que está sem chão.

"Eu queria demais poder fazer alguma coisa pelo meu esposo, sabe? Não consegui fazer em vida porque ele estava lá, e ele não conseguiu retornar. Mas eu queria ter o descanso, pra eu ter um acalento, enterrar ele num lugar decente. Ele trabalhou tanto para dar um conforto pra gente. Isso me deixa muito chateada. Eu fico com a sensação de impotência. De não conseguir fazer o mínimo", disse Paula.

Os filhos mais velhos já foram informados da morte, mas a filha caçula foi poupada na notícia por causa da expectativa com aniversário. Paula informou que vai contar a ajuda de profissionais para dar a notícia à filha.

A família mobiliza uma campanha para trazer o corpo de Robert para Governador Valadares. Até a publicação desta reportagem, havia sido arrecadado US$ 3.195, dos US$ 15 mil, necessários para fazer o traslado.

"Conseguir despedir não traz a vida dele de volta, mas é pra gente conseguir seguir a vida de uma forma mais tranquila", desabafou a valadarense.

G1 Vales de Minas Gerais 

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Corinthians é tetra no Paulistão e Inter é campeão do Gaúcho Feminino

José Manoel Idalgo/Ag. Corinthians 

Os times femininos do Corinthians (também conhecido como As Brabas) e do Internacional (Gurias Coloradas) conquistaram o título estadual neste domingo (26), nos Campeonatos Paulista e Gaúcho, respectivamente. As Brabas garantiram o tetracampeonato com goleada em casa sobre o São Paulo, por 4 a 1, revertendo a derrota no jogo de ida (2 a 1). Com a conquista deste domingo no Paulistão, o time feminino do Corinthians fecha 2023 colecionando taças: foi campeão da Supercopa do Brasil, do Brasileirão e da Copa Libertadores.

Já as Gurias Coloradas empataram com o Grêmio (1 a 1) em Porto Alegre, resultado suficiente para levantar a taça estadual, pois já haviam vencido em casa (2 a 0) no primeiro jogo da final. A conquista foi a primeira da temporada 2023 e também teve gosto de revanche, já que as duas equipes se enfrentaram na edição passada, quando o Grêmio levou a melhor.

O Inter entrou em campo na Arena do Grêmio com a vantagem de dois gols obtida no jogo de ida. Priscila abriu o placar para as Gurias em cobrança de pênalti no primeiro tempo e Pati Maldaner igualou na etapa final. As Gurias Coloradas são as maiores campeãs do Gauchão. Desde 2017, quando o futebol feminino foi retomado no clube, o time foi campeão cinco vezes (2017, 2019, 2020, 2021 e 2023). 

Em São Paulo, as Brabas contaram com o apoio de mais de 40 mil torcedores na Neo Química Arena para reverter a derrota por 2 a 1 no jogo de ida. Jaqueline abriu o marcador para as donas da casa na primeira etapa e, após o intervalo, Tarciane, Vic. Albuquerque e Jheniffer ampliaram o placar. O gol de honra do Tricolor foi de Dudinha ainda na primeira etapa. 

Com o tetracampeonato - as taças anteriores foram levantadas em 2019, 2020 e 2021 - o time feminino do Corinthians entrou no seleto grupo de maiores campeões do Paulistão, onde estão Santos e Juventus.  

Agência Brasil 

Grêmio é campeão do Brasileirão Feminino Sub-17

Alessandra Torres / Staff Images Woman / CBF

No Estádio Independência, em Belo Horizonte, o Grêmio fez história ao se tornar campeão do Brasileirão Feminino Sub-17. Em uma final emocionante contra o Flamengo, as Gurias Gremistas venceram, nas penalidades, por 5 a 3, e garantiram o título inédito na competição. No tempo normal, os dois times empataram em 2 a 2.

O duelo começou equilibrado, com ambas as equipes criando oportunidades nos primeiros minutos. O Grêmio abriu o placar aos 9 minutos. Em um cruzamento para a grande área, Ana Carolina desviou a bola, balançando as redes rubro-negras. A partida continuou, com o Flamengo buscou o empate, que veio aos 34 minutos. Lais aproveitou um escanteio e cabeceou igualando o placar. No entanto, um minuto depois, Ana Papel retribuiu ampliando a vantagem para a equipe gaúcha.

O segundo tempo foi marcado pela intensidade, com a equipe carioca buscando o empate com lances perigosos. Aos 23 minutos, uma penalidade a favor do Flamengo foi marcada. Kaylane cobrou, mas a goleira Josi fez a defesa. As Meninas da Gávea continuaram pressionando, e no final da segunda etapa, deixaram tudo igual, levando a partida para a disputa de penaltis.

Nas penalidades, o Grêmio converteu todas as cobranças. O Flamengo desperdiçou uma, concedendo assim o título para as Gurias Gremistas.

Trajetória das Gurias Gremistas

A trajetória vitoriosa das Gurias Gremistas foi marcada pela invencibilidade nas semifinais. No Grupo D, o Grêmio alcançou um aproveitamento perfeito, encerrando a fase de grupos com nove pontos (três vitórias), marcando cinco gols e sofrendo apenas dois.

Na semifinal, o clássico Gre-Nal proporcionou emoções intensas. Após um empate por 0 a 0 no jogo de ida, o Tricolor Gaúcho buscou a classificação com uma vitória por 1 a 0 sobre o Internacional na partida de volta.

CBF

Santos arranca empate com Botafogo, que chega a 8 jogos sem vencer

Divulgação

A três rodadas do término do Campeonato Brasileiro, o Botafogo sofreu um empate doloroso em casa (1 a 1) contra o Santos neste domingo (26) . O time carioca vencia por 1 a 0, com gol Danilo Barbosa, quando aos 44 minutos do segundo tempo viu Messias empatar para o Peixe no Estádio Nilton Santos. O Alvinegro, que liderou boa parte da competição, amargou o oitavo jogo sem vencer. Ocupa provisoriamente a vice-liderança, com 62 pontos - mesmo total do Palmeiras em primeiro lugar - mas pode terminar a 35ª rodada em terceiro. Já o Santos se distanciou um pouco mais da zona de rebaixamento. Ocupa provisoriamente o 14º lugar na tabela, com 43 pontos, um a mais que o Vasco (15º). 

O Botafogo controlou a primeira etapa da partida desde o início. Logo aos 10 minutos, em cobrança de falta, Eduardo chutou direto para Danilo abrir o placar de cabeça. Dez minutos depois, o time carioca quase ampliou após lançamento de Tchê Tchê para Júnior Santos dentro da área. O atacante se livrou da marcação e chutou forte, a bola desviou no zagueiro Messias e passou rente ao gol de João Paulo. A primeira boa chance de o Santos empatar foi aos 37 minutos, com Gabriel Pires disparando uma bomba de fora da área, que Perri defendeu com categoria. 

Na volta do intervalo, o Santos começou pressionando e quase deixou tudo igual aos nove minutos, um bate-rebate dentro da área, que começou após chute de Marcos Leonardo. A bola sobrou para Lucas Lima chutar uma bola perigosa, que ainda desviou antes da defesa ímpar do goleiro Perri.  De todo modo, o lance invalidado por impedimento, mas Perri foi ovacionado pela torcida botafoguense.

Os donos da casa enfileiraram oportunidades para aumentar o placar. A primeira delas aos 14 minutos, em cabeçada de Júnior Santos, desviada por Messias em cima da linha. Depois, aos 30, Janderson recebe cruzamento de Tchê Tchê e cabeceia rente à trave. Aos 41 minutos, Danilo Barbosa quase marca o segundo dele na partida, ao se livrar da marcação e disparar uma bomba, defendida pelo goleiro João Paulo. Quando tudo parecia definido, o Santos empatou aos 44 minutos: Soltedo cobra uma falta curta, dispara para o lado esquerdo, se livra da marcação de Segovinha e cruza para Messias deixar tudo igual: 1 a 1. 

Atlético-MG vence e briga pelo título

O domingo foi ótimo para o Galo que fez 3 a 0 no Grêmio, em Belo Horizonte, chegou ao 60 pontos - provisoriamente é o terceiro colocado - e agora também sonha com o título deste ano. Guilherme Arana, Zaracho e Hulk balançaram a rede na Arena MRV. 

Com a derrota, o Grêmio comandado pelo técnico Renato Portaluppi saiu do G4,  e segue com 59 pontos. No entanto, até o fim da rodada, as primeira posições na tabela podem mudar novamente.

Agência Brasil

Aplicativo facilitará doações de sangue no Brasil

Os estoques de sangue dos dos hemocentros podem ser reforçados por meio de um novo instrumento que facilitará a ação voluntária de doadores. O Ministério da Saúde criou a plataforma miniapp Hemovida, que está integrada ao ConecteSUS. Com o aplicativo, poderá ser obtida a carteira virtual do doador que terá informações de saúde, tipo sanguíneo e a data da última doação.

Além disso, o doador terá um registro pessoal e útil em situações de emergência; histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas e agendadas e ainda pode optar por fazer autodeclaração de doação de sangue para manter um registro do compromisso com a causa.

Sobre os serviços hemoterápicos o doador terá a localização da rede de saúde mais próxima, para identificar onde doar e receber informações sobre os serviços disponíveis em cada unidade.

De acordo com o ministério, o Hemovida vai facilitar a captação de doadores e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros. O miniapp estará disponível para download nas principais lojas de aplicativos, a partir desta segunda-feira (27). O anúncio de criação da plataforma foi feito no sábado (25), Dia Nacional do Doador de Sangue.

“O aplicativo Hemovida estimula a doação de sangue voluntária, um ato de amor que salva vidas”, afirma a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.

Para o Ministério da Saúde, a plataforma gratuita pode ser uma ponte entre os hemocentros da rede pública de saúde e os possíveis doadores. “O aplicativo desempenha um importante papel na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento”, diz a pasta.

Na plataforma, o doador poderá ainda convidar amigos e familiares, compartilhar experiências nas redes sociais e incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras.

Critérios de doação

O aplicativo trará ainda informações detalhadas sobre como e quem pode doar, além dos cuidados necessários no dia da doação. “[O aplicativo] garante que os doadores estejam bem informados e preparados”, acrescenta o ministério.

Quem quiser se cadastrar no ConecteSUS Cidadão precisa baixaro aplicativo nas lojas Android ou iOS, ou por meio do site conectesus.saude.gov.br. O login no app é feito pelo acesso único do Governo Federal (gov.br).

Sangue doado

Segundo o Ministério da Saúde, o sangue doado voluntariamente é usado nos atendimentos de urgência, na realização de cirurgias de grande porte e no tratamento de pessoas com doença falciforme e talassemias, além de doenças oncológicas variadas que frequentemente necessitam de transfusão.

Além dos procedimentos hospitalares, o sangue doado também pode ser transferido pelos bancos de sangue para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) produzir hemoderivados, fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população necessitada.

“Aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumentar esse índice, conscientizando a população da importância desse gesto na saúde coletiva”, diz a pasta.

As taxas de doação de sangue cresceram este ano no Brasil. Enquanto entre janeiro e setembro de 2022 foram coletadas 2.340.048 bolsas de sangue (com 450 a 500ml cada), no mesmo período deste ano, a coleta chegou a 2.452.425, o que representa aumento de 112.377 no número de bolsas. “Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas”, lembra o ministério.

Segundo a coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados, Joyce Aragão, como estratégia para evitar o desabastecimento, o Ministério da Saúde monitora diariamente o volume de bolsas de sangue em estoque nos hemocentros estaduais. Caso seja necessário, o Plano Nacional de Contingência do Sangue pode ser acionado, possibilitando o remanejamento de bolsas de sangue de outras unidades da federação para aquelas com alguma dificuldade, explica Joyce.

Voluntários

Para fazer doações de sangue no Brasil, é necessário ter de 16 a 69 anos – na faixa entre 16 e 18 anos, é preciso ter consentimento dos responsáveis. Aqueles que têm de 60 a 69 anos só podem doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

“O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto”, recomenda a pasta.

Por ano, homens só podem fazer quatro doações e mulheres, três. “O intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.”

PEC do Plasma

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, Carlos Gadelha, destaca que o acesso à saúde de qualidade, a universalização de serviços e o atendimento gratuito para a população é prioridade do governo federal. Gadelha afirma, porém, que seria um retrocesso a permissão legal para comercialização de plasma no Brasil. A questão está em discussão no Congresso Nacional em uma proposta de emenda à Constituição (PEC).

“Foi uma conquista do Brasil ter proibido a comercialização de sangue na nossa Constituição. Antigamente, tínhamos uma situação onde os brasileiros precisavam vender o próprio sangue para ter um prato de comida”, enfatiza Gadelha, acrescentando que a OMS rejeita a ideia em debate no Legislativo brasileiro.

Agência Brasil 

Profissionais de saúde alertam para ressurgimento do tipo 3 da dengue

Agência Brasil 

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em maio deste ano, já mostrava o ressurgimento desse sorotipo e, na última semana, foram confirmados quatro casos na cidade de Votuporanga, no interior paulista. O primeiro caso, detectado em uma mulher de 34 anos, chamou a atenção por causa da intensidade dos sintomas clássicos da doença, como febre, vômito, dor e manchas vermelhas pelo corpo, além de sangramento nasal e pela urina.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga, ações de bloqueio, que incluem a identificação da circulação do sorotipo, mais sete casos foram considerados suspeitos. O resultado das amostras colhidas indicou que, dos sete, três eram do tipo 3 da dengue, sendo todos do sexo feminino, com 5, 31 e 46 anos. Todos os casos ocorreram na mesma região, em um bairro da zona sul da cidade. Os quatro pacientes estão em casa e passam bem.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que não há registro deste tipo da doença em outros municípios do estado de São Paulo, nem óbitos. Em nota, o governo estadual disse que monitora o cenário epidemiológico com plano de contingência, que é feito todos os anos, independente da linhagem.

De acordo com a Fiocruz, a dengue tem quatro sorotipos, e a infecção por um deles cria imunidade contra o mesmo sorotipo, mas o indivíduo pode contrair dengue se tiver contato com um sorotipo diferente. Como poucas pessoas contraíram o tipo 3, há risco de epidemia porque há baixa imunidade contra esse sorotipo.

“O problema é que os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos do tipo 1 e 2. Como muitas pessoas já tiveram os tipos 1 e 2, ao ter o tipo 3, podem desenvolver uma forma grave da doença, o que pode gerar superlotação das unidades de pronto atendimento e hospitais", diz o infectologista Kleber Luz, coordenador do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia. Por isso, alerta o infectologista, é preciso ter maior vigilância sobre as formas graves da doença. "Do ponto de vista clínico, não há diferença, mas o que chama mais a atenção é a gravidade do caso, por ser uma infecção sequencial. No México e na América Central, por exemplo, a doença tem causado mais mortes”, acrescenta Kleber Luz.

Entre os sintomas de alerta da doença, estão: febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor abdominal, vômito persistente, acompanhados também de sangramento na gengiva, no nariz ou na urina. Ao perceber qualquer sintoma, a pessoa deve procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. As formas de prevenção são as já conhecidas pela população: limpeza dos quintais para evitar água empoçada, que é criadouro do inseto, e receber os agentes de saúde para fazer a vistoria em possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Agência Brasil

Confusão entre vizinhos termina com um homem morto, dois feridos e casa incendiada

Redes sociais 

Uma confusão entre vizinhos, armados com facas e pedaços de madeira, terminou com um homem morto e dois feridos, na manhã deste domingo (26), no bairro Cidade Nova, em Ataleia.

De acordo com o boletim de ocorrência, a briga começou depois que um dos vizinhos teria se incomodado com barulho e a soltura de bombinhas durante a madrugada. Pela manhã, ele então saiu de casa, armado com uma faca e um pedaço de madeira, para questionar os dois irmãos que estariam envolvidos na bagunça.

Segundo relatou aos militares, o homem encontrou os dois irmãos também armados com facas e pedaços de madeiras, quando parentes das duas famílias se envolveram na confusão.

Dialy Rodrigues, de 33 anos, foi atingido por dois golpes de faca e não resistiu aos ferimentos. O suspeito de dar as facadas nele é o vizinho, de 41 anos, que saiu para reclamar do barulho. Ele também foi esfaqueado [pelo irmão de Dialy] e precisou de atendimento médico. Após receber alta, foi preso em flagrante por homicídio.

O irmão de Dialy, de 36 anos, depois de esfaquear esse vizinho, ele ainda colocou fogo em duas motos e em um carro dele. As chamas também atingiram toda a casa. Ele foi localizado pela polícia bastante alterado, com sinais de embriaguez e foi preso, em flagrante, pela tentativa de homicídio e por ter incendiado o imóvel. A faca que ele usou foi apreendida.

A família do vizinho [que teve a casa incendiada] disse que, antes de colocar fogo na casa, o irmão de Dialy disse que iria queimar todos que estavam lá. Segundo o registro policial, mesmo preso, ele continuou fazendo ameaças, inclusive em relação aos militares que atenderam a ocorrência.

O segundo ferido na confusão foi um homem de 37 anos. Ele foi atingido na cabeça por um pedaço de madeira. Um adolescente, de 17 anos, suspeito desse ataque, não foi localizado.

Os homens presos foram encaminhados para a delegacia de Teófilo Otoni.

G1 Vales de Minas Gerais 

domingo, 26 de novembro de 2023

BELO ORIENTE - Jovem morre após colisão entre moto e carro

REDAÇÃO - FUTBLOG DO SORRISO

O jovem Paulo Vitor Marques, de 18 anos, não resistiu aos ferimentos, após colidir a moto que conduzia com um carro no km 57 da rodovia LMG-758. O rapaz trafegava sentido Belo Oriente/Açucena quando ocorreu o acidente que o vitimou. A Polícia Rodoviária foi acionada. O rapaz teria perdido o controle da motocicleta nas proximidades de uma curva na comunidade de Eleutério e batido de frente com o veículo que trafegava do lado contrário da pista. Paulo Vitor é da cidade de Mesquita e chegou a ser socorrido no Hospital Jaques Gonçalves Pereira, no distrito de Perpétuo Socorro "Cachoeira Escura", em Belo Oriente, mas não resistiu. 

Motociclista morre na BR-116 após ser atingido por veículo que deixou o local após o acidente

Redes sociais 

Um acidente, envolvendo uma moto e um outro veículo, na tarde deste sábado (25), matou um idoso de 74 anos, na BR-116, próximo a Ubaporanga. O motociclista, José Patrucínio Gomes chegou a ser atendido por uma equipe médica da EcoRioMinas, concessionária que administra a rodovia, mas morreu ainda dentro da ambulância.

No local do acidente, a Polícia Rodoviária Federal não localizou o motorista do outro veículo, que seria um caminhão de carga.

A batida foi num trecho em que a ultrapassagem é proibida. Uma perícia feita pelos agentes deve apontar as causas da colisão.

A rodovia ficou interditada por aproximadamente três horas, nos dois sentidos, e só foi liberada após a retirada do corpo do motociclista.

G1 Vales de Minas Gerais 

sábado, 25 de novembro de 2023

NOTA DE PESAR! Faleceu o radialista belo-orientino, Toninho Oliveira

Divulgação

JOSÉ DIAS SORRISO - DIRETO DA REDAÇÃO 

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do radialista belo-orientino, Toninho Oliveira. Carinhosamente a turma o chamava de "Bico Doce". Foi nosso companheiro de rádio quando iniciamos há cerca de 20 anos atrás na antiga Rádio Oriental. Ele fazia um programa musical que era ouvido em todo o município. Uma grande audiência assim como toda a programação da emissora na época. Além da Oriental, trabalhamos juntos na Rádio Alternativa. Ele e Gerson dos Santos "Viola" comandavam a parte musical. Eu (José Dias Sorriso) era responsável por comandar a programação esportiva. Os nossos mais sinceros sentimentos aos amigos e familiares. 

Contas de água da Copasa vão ficar 4,21% mais caras a partir de 2024

Foto: Alexandre Mota/O Tempo 

As contas de água da Copasa em Minas Gerais vão ficar mais caras a partir de 1º de janeiro de 2024. Em reunião nesta semana, a Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgoto Sanitário (Arsae) aprovou um reajuste tarifário médio de 4,21%. O aumento é linear para todas as categorias.

No caso dos municípios das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, atendidos pela Copanor, as contas ficarão mais baratas. A revisão tarifária terá um efeito tarifário médio de -7,68% nas localidades atendidas.

Em 2023, o reajuste tarifário médio foi de 15,70%. Esse reajuste foi calculado com base na inflação acumulada e no aumento das contas de energia.

Alta do consumo com calor

A votação sobre o reajuste ocorre em meio ao aumento do consumo associado à onda de calor que atingiu Minas Gerais na última semana. A Copasa chegou a publicar uma nota alertando sobre a possibilidade de faltar água em Belo Horizonte e região metropolitana. 

O Tempo 

Ipatinga FC anuncia contratação de goleiro para a temporada 2024

Divulgação

NOTA DO CLUBE 

O goleiro Eduardo é o mais novo reforço do Tigre para a temporada 2024. O atleta, de 22 anos, é formado na base da Ponte Preta (SP), onde se profissionalizou. Natural de São Sebastião do Passé (BA), o atleta fez a primeira parte de sua base no Esporte Clube Bahia.

Eduardo possui passagens, ainda, por Coimbra Sports, CSA (AL) e Contagem (MG). Com 1,93m de altura, o atleta tem grande relevância por sua estatura. 

Menino que comeu lagartixa frita é internado pela terceira vez

Foto: Raquel de Souza 

O menino de 11 anos que comeu lagartixa frita precisou ser internado pela terceira vez, na noite de quarta-feira (22), em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Segundo Raquel de Souza, o filho está com diarreia, fraqueza e dores de cabeça. Ainda de acordo com a mãe, o garoto já perdeu 3 kg desde que comeu lagartixa junto com a madrasta dele e a mãe dela.

“Já faz três dias que ele não come direito. Na terça, ele passou mal, levei ele para a UPA e ele foi liberado. Na quarta, teria que voltar para uma nova consulta, e o médico achou melhor deixá-lo internado”, diz a mãe.

A reportagem tentou contato com a unidade de saúde em que o menino está internado, mas foi informada que não pode divulgar informações sobre pacientes. O g1 entrou em contato com a madrasta e a mãe dela na terça-feira (22), mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
O caso aconteceu no dia 6 de novembro. O menino havia passado o final de semana na casa do pai e, quando o homem foi trabalhar na segunda-feira, ele ficou com a madrasta e a mãe dela. Enquanto brincava, ele quase matou uma lagartixa.

“A atual sogra do pai era uma pessoa muito simples, parece que já passou fome no passado e comentou com a criança que antigamente as pessoas comiam aquilo, porque passavam necessidade”, explicou o delegado Paulo Henrique Santos.

Em depoimento, a mãe da madrasta disse que o menino ficou curioso com a história e demonstrou interesse em também comer o animal. Ela, então, disse que, se ele conseguisse caçar mais lagartixas, ela iria preparar.

De acordo com a polícia, a criança aceitou o desafio e caçou cerca de quatro lagartixas. Com isso, a mãe da madrasta afirma ter limpado, temperado, frito e servido os animais para o menino comer. O caso segue em investigação.

Série de internações

O menino foi internado um dia após comer a lagartixa, com infecção, e ficou três dias no hospital. Na última segunda-feira (20), a mãe do garoto disse que ele estava passando mal novamente e foi levado novamente para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“A flora intestinal dele está toda bagunçada devido ao tanto de bactéria que tem no corpo dele. Foi isso que o médico explicou”, disse.

O menino foi liberado à noite. Na quarta-feira (22), ele teve de ser internado novamente.
"Desde que comeu a lagartixa, todos os dias ele sente algo, dor de cabeça, vômito, diarreia, fraqueza, febre, falta de apetite", contou a mãe.

Segundo Raquel, o filho está com dificuldade em se alimentar, comendo basicamente apenas frutas e tomando água de coco. Ela ainda contou que, antes, ele tinha 45kg e, após passar mal, passou a pesar 42kg.
 
G1 Goiás

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Fred, ex-América, Atlético e Cruzeiro, sofre assalto no Rio de Janeiro

Fred, ex-atacante do América, Atlético e Cruzeiro e atual diretor de planejamento do Fluminense, foi assaltado à mão armada em Ipanema, no Rio de Janeiro, na madrugada de quinta-feira (23), após a vitória do tricolor por 1 a 0 contra o São Paulo, no Maracanã. O ex-jogador foi surpreendido por três assaltantes quando chegava à porta do condomínio onde reside na capital carioca.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Fred estava dentro do carro quando um segundo automóvel se aproximou. Três assaltantes abordaram o dirigente, e um deles apontou uma arma na cabeça do ex-jogador.

O dirigente do Fluminense deitou no chão com as mãos para o alto, mas não sofreu ferimentos. Ele teve prejuízos financeiros com o roubo do carro e do celular. O caso está sendo investigado pela polícia e foi registrado na delegacia do Leblon. O Fluminense não se manifestou sobre o assalto.

Fred já atuou pelos três clubes de Minas Gerais. Foi revelado pelo América, onde jogou 57 partidas e marcou 34 gols. Em seguida, jogou pelo Cruzeiro, entre 2004 e 2005, onde disputou 71 jogos e marcou 56 gols.

No Atlético, Fred atuou entre 2016 e 2017, com 83 partidas e 42 gols. Em seguida, jogou novamente pelo Cruzeiro, entre 2018 e 2020, com 69 jogos e 25 gols.

O Tempo

Futebol: gramado nos estádios vira tema de debate no Brasil e no mundo

Vitor Silva/Botafogo

Três notícias chamaram a atenção nos últimos dias. A primeira foi a decisão da Eridivisie CV, entidade que comanda o futebol nos Países Baixos, de banir do Campeonato Holandês os gramados sintéticos a partir de 2025. A segunda surgiu em Belo Horizonte: o gramado da nova arena do Atlético-MG, possivelmente, será sintético. E a terceira veio embalada pela onda de calor no Rio de Janeiro: o Flamengo mediu a temperatura em quatro campos de futebol no seu Centro de Treinamento (CT) - o Ninho do Urubu, em Vargem Grande, na zona oeste. Os termômetros nos dois campos de grama sintética chegaram a marcar 70 graus Celsius. 

Não é de hoje que o futebol brasileiro se envolve nessa discussão. E tudo começou em 2016, quando o Athletico Paranaense adotou o gramado sintético na Arena da Baixada, Naquele ano, com mais de 80% de aproveitamento nos jogos disputados em casa, o Furacão garantiu vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. 

O desempenho incomodou e, então, teve início um movimento entre os clubes, liderados pelo então presidente do Vasco Eurico Miranda, para que todos os gramados da Série A fossem naturais. No entanto, na reunião do Conselho Técnico de Clubes, em fevereiro de 2018, o clube paranaense conseguiu a adesão de outros times participantes do Brasileirão e garantiu votos suficientes para que a grama sintética fosse aceita. 

Atualmente, há mais dois gramados sintéticos no país e, curiosamente, diferentes entre si. No Allianz Parque o Palmeiras mudou o piso em 2020 e, na primeira temporada, teve aproveitamento superior a 70% em casa, faturando os títulos estadual e o da Copa Libertadores. Este ano, a mudança aconteceu no estádio Nílton Santos, casa do Botafogo. O Alvinegro carioca venceu todos os adversários em casa, no primeiro turno do Brasileirão, o que lhe deu, então, uma vantagem inédita na liderança do campeonato. 

Mas além da disparidade de desempenho em casa dos times que adotaram o gramado sintético, duas outras questões são debatidas: o jogador fica mais suscetível à lesão? E por que as principais ligas europeias não permitem o gramado sintético em seus jogos? Além disso, vale ressaltar que a Fifa, entidade que regula o futebol no mundo, até autoriza jogos em grama artificial, mas nas competições por ela organizadas, o gramado precisa ser, no mínimo, 90% natural. 

Segundo o fisiatra Robson de Bem, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, nenhum estudo europeu ou americano mostra diferenças significativas entre os dois tipos de gramados. Mas ele ressalta que, nos dois últimos anos, nos três gramados sintéticos na Série A, houve sete jogadores com lesões graves, enquanto nos outros 17 (gramados naturais ou híbridos) foram 16.

 “É sabido que na grama sintética o impacto nas articulações é maior, a bola corre mais rápido e isso exige mais do atleta, nos aspectos metabólico e físico. Por conta disso, a recuperação no pós-jogo demanda mais tempo”, ressalta o médico. 

Já o fisioterapeuta Antonio Ricardo, que trabalhou na Copa da Alemanha (2006) com a seleção do Japão, faz uma alerta.

“O atleta precisa adequar o treinamento ao piso, para se adaptar ao máximo ao controle da bola e à velocidade da partida. Com isso, ele minimiza a possibilidade da lesão”. 

O jornalista Tim Vickey, da BBC de Londres, lembra que, quando jovem, viu muitos jogos da Premier League, o Campeonato inglês, serem disputados em “lama total”.

“Era lastimável, principalmente no período de novembro a março”, recorda Vickey. 

Mesmo assim, os ingleses não buscaram a solução na adoção da grama sintética, mas sim na profissionalização do cuidado com os gramados.

 “Bastou contratarem profissionais, adotar tecnologia, e os campos viraram tapetes. Se lá foi possível, porque não aqui, com condições climáticas bem mais favoráveis? Basta que se adote o bom estado do gramado como uma prioridade para o espetáculo”, defende o jornalista britânico.

E o jogador não precisa estar lesionado para deixar de jogar na Série A. Uma das principais contratações do futebol brasileiro na atual temporada, o uruguaio Luis Suárez, do Grêmio, não entra em campo quando o gramado é sintético. Em coletiva, ele mesmo confessou evitar esse encontro.

 “Todos sabem do problema que tenho no joelho e jogar no campo sintético, para mim, é muito difícil, eu sofreria muito e, por isso, procuro sempre evitar”, atacante uruguaio, deixando bem claro que jamais pediu qualquer privilégio no clube, nem tratamento diferenciado. 

A tecnologia tem sido a arma mais utilizada pelos clubes para fazer de seus estádios arenas multiuso sem prejuízo ao campo de futebol. O Schalke 04 (Alemanha) foi o primeiro a inovar, apresentando um gramado que desliza para fora do estádio, que é coberto, para receber a luz do sol. A novidade foi adotada pelo Saporo Dome (Japão). Na Inglaterra, o Tottenham guarda o gramado no subsolo e, com isso, consegue receber jogos da NFL (liga de futebol americano) em um piso sintético. O novo estádio do Real Madrid (Espanha)  também resguarda a grama natural para realizar show no Santiago Bernabéu. 

O Maracanã adota a grama híbrida. Em tese, o campo possui 90% de gramado natural e 10% de fibras sintéticas, mas esse percentual varia de acordo com o crescimento da grama. No processo de mudança do piso, foram colocados 30 centímetros de areia e  neles foram plantados os estolões (tipo de caule) de grama natural, da variedade Bermuda Celebration (espécie com tolerância a ser pisoteada e rápida regeneração), já cultivada em fazendas na Região dos Lagos, no estado do Rio.  Após 50 dias de adubação, irrigação e corte, com o campo já todo verde, uma máquina holandesa foi adquirida para “costurar” o gramado. As 180 agulhas injetaram a fibra sintética, a cada dois centímetros de extensão e a 18cm de profundidade, o que garante mais resistência ao campo. 

O ortopedista José Luiz Runco, campeão do mundo com a seleção no Mundial do Japão e da Coreia do Sul (2002), acredita que o gramado híbrido é melhor alternativa.

 “Para mim, o gramado híbrido será a grande solução para o futebol, pois ele permite um futebol de qualidade, com menos exposição do atleta às lesões”. 

Insatisfeito com o atual cenário, o goleiro Romero, do Boca Juniors ( Argentina), não vê a hora de uma solução definitiva ..

 “É lamentável que a essa altura da vida eu tenha de me preocupar em jogar em gramado sintético. A Conmebol e a Fifa deveriam definir : ou se joga em gramado natural ou em híbrido. Gramado sintético é para hóquei”, sintetiza.

Agência Brasil 

Federação dos bancos dá dicas de como evitar golpes na Black Friday

Foto: Paulo Pinho 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está alertando os consumidores sobre o aumento do número de golpes na Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (24). De acordo com a entidade, é  preciso redobrar a atenção com ofertas muito atraentes, lojas em redes sociais e ter cuidado com cartões.

O diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, destaca que as quadrilhas aproveitam o momento de euforia com o grande volume de promoções para aplicar golpes usando “engenharia social”, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais para o roubo de dados pessoais.

“Nesta época do ano, são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores”, alerta.

A Febraban recomenda comprar, de preferência, nos sites conhecidos e verificar a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações; nunca usar um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou colocar os dados bancários; verificar com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfiar quando existem poucas opções.

A entidade orienta ainda que os consumidores devem desconfiar das promoções com preços muito menores do que o valor real do produto, e de sites que pedem o preenchimento de formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday.

Outra recomendação é o uso de cartões virtuais nas compras online, e a utilização do serviço de avisos de transações disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente. Se o consumidor for fazer uma compra presencial com cartão, ele deverá sempre conferir o valor na maquininha de cartão antes de digitar a senha.

“Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência”, orienta a Febraban.

Agência Brasil 

Flamengo vence Bragantino e entra na briga pelo título do Brasileiro

Foto: Marcelo Cortes

O Flamengo derrotou o Bragantino por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (23) no estádio do Maracanã, e entrou de vez na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Com este resultado o Rubro-Negro chegou aos 60 pontos, assumindo a 3ª posição da classificação, colando no vice-líder Botafogo (61 pontos) e no líder Palmeiras (62 pontos). A Rádio Nacional transmitiu a partida da 30ª rodada.

Mesmo jogando em casa a equipe da Gávea não encontrou facilidades diante do Massa Bruta, que mesmo com o revés continua vivo na disputa, ocupando a 5ª posição com 59 pontos. O gol da vitória foi marcado pelo uruguaio Arrascaeta aos 29 minutos do segundo tempo.

Empate do Botafogo

Quem desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança do Brasileiro foi o Botafogo. Em partida muito movimentada disputada no estádio do Castelão, o Alvinegro empatou com o Fortaleza em 2 a 2. O jogo foi válido pela 29ª rodada da competição.

Após este resultado, o Alvinegro chegou aos 61 pontos e ficou a apenas um do Verdão. Para o Tricolor do Pici o resultado deu fôlego para se afastar da zona do rebaixamento. O Fortaleza chegou aos 44 pontos, na 11ª posição.

A equipe da casa abriu o placar logo aos 7 minutos do primeiro tempo com Yago Pikachu após passe de Calebe. Aos 19 o Botafogo empatou em lance no qual o zagueiro Brítez marcou contra. Porém, o Fortaleza voltou a ficar em vantagem no marcador aos 40 minutos, com gol de Guilherme de peixinho.

A disputa permaneceu aberta na segunda etapa, e o Glorioso garantiu o empate aos 32 minutos da etapa final graças a gol do volante Danilo Barbosa.

Agência Brasil 

Brasil perdeu 16% de vegetação herbácea e arbustiva em 38 anos

José Cruz 

O Brasil perdeu 16% de sua vegetação não florestal nativa nos últimos 38 anos, o que representa 9,6 milhões de hectares de cobertura vegetal herbácea e arbustiva. Os dados são de levantamento inédito do MapBiomas sobre essa vegetação, constituída por plantas de porte pequeno e sem estrutura lenhosa - gramíneas e ervas -, ou com tronco lenhoso fino - arbustos.

A vegetação nativa, em geral, ocupa 64% do território brasileiro, segundo mapeamento do MapBiomas de 2022. Desse total, a maior parte corresponde às florestas (58%) e uma fração menor do território é ocupada pela vegetação não florestal (6%). Segundo a entidade, embora minoritária e pouco valorizada, a vegetação não florestal é muito importante pela grande diversidade de espécies de plantas e animais que abriga e pelos serviços ecossistêmicos prestados.

Esse tipo de vegetação está em todos os biomas brasileiros em diferentes formas, como formações campestres, campos alagados e áreas pantanosas e afloramentos rochosos. No total, essa cobertura vegetal ocupa 50,6 milhões de hectares, o que representa 1,4 vezes mais do que o território da Alemanha.

Conclusão do MapBiomas aponta que o ritmo do desmatamento dessa vegetação é semelhante ao das áreas florestais no país, considerando o mesmo período, ou seja, ela está sendo rapidamente destruída. “Nos últimos 38 anos, o Brasil perdeu 16% de sua vegetação natural não florestal, proporção semelhante à da perda de cobertura florestal [nativa], de 15%”, disse Júlia Shimbo, coordenadora científica do MapBiomas, em nota.

“Em termos absolutos, o Cerrado lidera o desmatamento de vegetação herbácea e arbustiva, com 2,9 milhões de hectares suprimidos. Já o Pampa, um bioma bem menor, teve um desmatamento bem próximo em números absolutos: foram 2,85 milhões de hectares entre 1985 e 2022. Mas em termos proporcionais, isso representou a impressionante cifra de 30% de perda da vegetação em relação ao que havia em 1985”, destacou. O Pampa foi o bioma que mais perdeu essa cobertura vegetal, proporcionalmente.

Os diferentes tipos de cobertura vegetal não florestal, que cobrem os 6% do território

brasileiro, são a vegetação predominante no Pantanal e no Pampa. As formações campestres e os campos alagados e áreas pantanosas são os tipos de vegetação herbácea e arbustiva mais abundantes no Brasil, respondendo por 95% do total.

Os estados com maior proporção de vegetação não florestal são o Rio Grande do Sul (26% do território), Roraima (20%) e Amapá (14%). Os que mais perderam esse tipo de vegetação desde 1985 foram o Rio Grande do Sul (3,3 milhões de hectares) e Mato Grosso (1,4 milhão de hectares).

No Pantanal, houve uma transição entre áreas naturais, com aumento de área de vegetação campestre – não florestal –, por causa da redução de campos alagados, áreas pantanosas e superfície de água. As áreas de vegetação não florestal representam 61% das áreas naturais nesse bioma.

“Anualmente, e de acordo com o pulso de inundação na planície, observa-se uma notável transição entre diferentes classes de vegetação herbácea e arbustiva, onde os campos alagados e áreas pantanosas e a água, alagam ou expõem áreas de campos naturais. A conversão dessas áreas naturais em pastagem exótica, nos últimos 38 anos, soma mais de 700 mil hectares”, ressaltou Eduardo Rosa, coordenador da equipe do Pantanal no MapBiomas.

As pastagens exóticas são introduções de espécies de pastagem de capim não nativas do bioma onde foi implementado, muitas vezes originárias de outros países. Por não serem vegetação herbácea nativa, podem causar danos no solo.

O MapBiomas ressalta que as áreas privadas concentram 61% da vegetação herbácea e arbustiva do Brasil, cerca de 30 milhões de hectares. Do total de remanescentes de vegetação herbácea e arbustiva em 2022 no país, 20% encontra-se em áreas protegidas, a maior parte na Amazônia. No entanto, o grau de proteção em biomas tipicamente não florestais como o Pantanal e o Pampa ainda é considerado baixo, sendo 4,1% e 1% do bioma, respectivamente.

Agência Brasil 

Um dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro: faleceu, Rubens Minelli

Rubens Minelli - Foto: Divulgação

Rubens Minelli, treinador tetracampeão brasileiro, faleceu aos 94 anos

O Internacional confirmou, na tarde desta quinta-feira (23), a morte do ex-técnico Rubens Minelli. A causa não foi divulgada. O ex-treinador conquistou quatro títulos brasileiros com três clubes diferentes.

Rubens Minelli, de 94 anos, fez história no futebol brasileiro. O ex-técnico conquistou o Campeonato Brasileiro por Palmeiras (1969), Internacional (1975, 1976) e São Paulo (1977). Ele foi o primeiro treinador a conquistar o maior título nacional em três anos consecutivos.

Além dele, Muricy Ramalho repetiu o feito entre 2006 a 2008, todos pelo São Paulo.

A final de 1977, no comando do clube do Morumbi, foi contra o Atlético-MG, no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida terminou 0 a 0, e o Tricolor Paulista conquistou o título nos pênaltis. Foi a primeira vez que o Brasileirão foi decidido em penalidades máximas.

Minelli também marcou história no futebol gaúcho. O comandante foi tricampeão gaúcho pelo Internacional (1974, 1975 e 1976) e pelo Grêmio (1985, 1988 e 1989). Ainda pelo Tricolor Gaúcho, conquistou a Copa do Brasil (1989).

O ex-treinador também teve passagens de destaque por Al-Hilal, Guarani, Portuguesa, Atlético-MG, Corinthians e outros clubes. Minelli foi treinador do Galo em 1984, mas por um curto período de tempo — apenas 27 jogos.

Rubens Francisco Minelli nasceu em São Paulo no dia 19 de dezembro de 1928. Também foi jogador de futebol, mas se destacou mesmo como técnico.

CNN Brasil