Divulgação |
Ao todo, são ofertadas cerca de 5 mil vagas para o primeiro semestre de 2024 nas 18 unidades do Instituto no Estado. Os cursos são totalmente gratuitos.
Estão abertas as inscrições do processo seletivo que irá selecionar estudantes para os cursos técnicos e superiores do IFMG, turmas com início no 1º semestre de 2024. São quase 5 mil vagas em 117 cursos ofertados nas cidades de Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.
Confira abaixo clicando na imagem para ampliar
A taxa de inscrição é de R$50. Candidatos que não tenham condições financeiras de arcar com este valor podem solicitar a gratuidade da taxa até o dia 26 de setembro.
As inscrições são realizadas pela internet (CLIQUE AQUI), no site da Fundação Cefet Minas (FCM), contratada pelo IFMG para gerir este processo seletivo.
Para ingresso nos cursos técnicos - integrado e subsequente ao Ensino Médio -, os candidatos serão avaliados por meio de uma prova presencial, a ser realizada no dia 3 de dezembro de 2023. Já a seleção dos cursos de graduação utilizará as notas obtidas pelos candidatos em uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014 a 2023). Para parte dos cursos de graduação, também haverá a opção de ingressar pela análise de desempenho escolar mais prova de redação online. As informações completas estão disponíveis nos editais 60/2023 (graduação) e 61/2023 (cursos técnicos).
Vagas
Para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Fundamental e deseja fazer o Ensino Médio simultaneamente a um curso técnico do IFMG, há a opção dos cursos técnicos integrados. Quem já terminou ou está finalizando o Ensino Médio pode optar por uma formação mais rápida e prática, com os cursos técnicos subsequentes, ou escolher um dos 61 cursos de graduação disponíveis.
Regras
Além de apresentarem detalhes sobre os cursos disponíveis, os editais contêm informações indispensáveis sobre a política de cotas, cronograma completo do vestibular e o conteúdo que será abordado nas avaliações. É fundamental que todos os candidatos façam a leitura atenta desses documentos. Estudantes surdos que necessitarem esclarecer dúvidas ou tratar de qualquer questão relacionada devem enviar e-mail para: vestibular@ifmg.edu.br
Lei de Cotas
Conforme a Lei nº 12.711/2012, conhecida como "Lei de Cotas", o IFMG reserva, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham estudado exclusivamente em escolas públicas durante o Ensino Fundamental (no caso dos cursos técnicos) ou o Ensino Médio (no caso da graduação). Além disso, há a destinação de pelo menos uma vaga para pessoas com deficiência (PCD), em todos os cursos ofertados.
Existem, ainda, subdivisões nas vagas reservadas, relacionadas a renda familiar, questões étnico-raciais e deficiência. Candidatos com deficiência e pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas podem ser candidatar a vagas específicas, lembrando que, estas últimas, posteriormente, passarão pelo processo de heteroidentificação para confirmar o direito à vaga.
Por outro lado, se o candidato não estudou em escola pública ou prefere não se inscrever nas vagas reservadas (cotas), basta selecionar a opção "Ampla Concorrência".
IFMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.