sábado, 3 de junho de 2023

Homem morre por febre maculosa em Manhuaçu

Um homem, de 54 anos, morreu vítima de febre maculosa em 26 de abril deste ano, no município de Manhuaçu. Segundo a Prefeitura da cidade, era morador do bairro Nossa Senhora Aparecida e teve contato com áreas infestadas por carrapatos, como os bairros Bom Pastor e Ponte da Aldeia, próximas ao Rio Manhuaçu.

Por meio de nota, a prefeitura explicou que o homem tinha comorbidades como hipertensão, diabetes e cardiopatia.

A Vigilância em Saúde de Manhuaçu explicou, que suspeitava de que a morte deste homem pudesse ter sido por dengue, chikungunya ou por febre maculosa e levou o caso à investigação. Após exames, confirmaram a causa.

Sinais e sintomas

A doença infecciosa é transmitida através do carrapato-estrela infectado e para a qual não há vacina, que vive parasitando grandes roedores, como as capivaras. Às margens do Rio Manhuaçu por exemplo é corriqueiro ver animais como esses nas áreas centrais da cidade.

A doença tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado o mais rápido possível. Os sintomas incluem:

Febre

Dor de cabeça

Dor intensa no corpo

Mal-estar generalizado

Náuseas

Vômitos

Em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo

Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, mato ou pastos, especialmente próximas de cursos hídricos, e apresente algum desses sintomas, a orientação da prefeitura é de que o paciente procure imediatamente o serviço de saúde e informe que esteve em local de risco.

A Prefeitura de Manhuaçu ainda informa, que a melhor forma de prevenção é evitar ir em locais que possam ter infestação de carrapatos, e que caso não seja possível, fazer uso de repelente, associado ao uso de roupas cumpridas e claras, além de equipamentos de proteção, como o uso de botas. Outra forma de prevenção é a capina e limpeza de pastos e lotes.

A febre maculosa tem cura. Ao sentir os primeiros sintomas, como febre alta, dores de cabeça, dor no corpo intensa e cansaço, procure atendimento médico o mais rápido possível. (G1 Vales de Minas Gerais) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.