|
Divulgação |
A Prefeitura de Belo Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará no próximo sábado, 24 de junho, às 8h, o lançamento de um programa educacional que revolucionará a educação das pessoas com deficiências do Município, o TiX Letramento. O evento ocorrerá na Escola Municipal José Lagares de Lima, localizada no Bairro Santa Terezinha.
O TiX Letramento é uma solução de acessibilidade e inclusão educacional, que integra tecnologias e serviços visando a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), a alfabetização inicial e o letramento em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes.
Belo Oriente será a primeira cidade do Leste Mineiro e a terceira do Estado a implantar o programa, as outras são Contagem e Além Paraíba. A Prefeitura está investindo mais de R$ 390 mil, em recursos próprios para implantar o TiX Letramento no Município.
Com a implantação do programa, Belo Oriente busca ampliar a acessibilidade, comunicação e criatividade dos estudantes com deficiências físicas e motoras ou cognitivas da Rede Municipal de Ensino, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura, produção de textos e cálculos matemáticos.
“Em Belo Oriente a educação e a inovação sempre andam de mãos dadas. Com a implantação do TiX Letramento, uma importante ferramenta tecnológica de Educação Inclusiva, iremos transformar a vivência escolar dos nossos alunos com deficiências dando a eles mais oportunidades”, destacou o Prefeito Hamilton Rômulo.
Os professores da Rede Municipal passaram por uma capacitação para prepará-los para a utilização das novas ferramentas. O programa também oferece uma plataforma de colaboração e de conteúdos via internet, consultoria e acompanhamento presencial, além de palestras, atendimento telefônico, formação e acompanhamento dos resultados.