sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Barragem em Brumadinho entra em nível de emergência

Divulgação

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um inquérito civil para apurar o motivo que levou uma Barragem de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, a sair da estabilidade e alcançar o nível 1 de emergência.

A barragem de rejeitos é de responsabilidade da empresa Mineração Morro do Ipê S.A que, ainda em 2022, assinou um Termo de Compromisso com o Ministério Público se comprometendo a descaracterizar, no menor prazo possível, as barragens de rejeitos da área. Sendo assim, a empresa deve drenar a barragem e plantar vegetação no local, trazendo segurança para a região. 

No nível 1 de emergência, não há necessidade de que moradores das áreas de risco sejam retirados de suas casas, como também não há toque de sirenes. Mas, acende um alerta para alguma situação adversa na estrutura, o que será investigado no inquérito. 

Os promotores de Justiça que conduzem o caso afirmaram que o Ministério vai continuar acompanhando, com prioridade, as condições de segurança das barragens do empreendimento. Além de adotar todas as medidas que se fizerem necessárias.

(O Tempo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.