Divulgação |
Uma equipe da secretaria de agricultura de Belo Oriente esteve em Bom Despacho (MG), na sede da Citrovan, para selecionar e realizar a aquisição de 6.000 mudas frutíferas para abastecer a agricultura familiar e a fruticultura da cidade.
Banana, cupuaçu, jabuticaba, cítricas e outras espécies foram distribuídas e daqui a no máximo três anos, já estarão prontas para a colheita.
As mudas foram adquiridas graças a um recurso disponível pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) que destinou recursos oriundos de indenizações aplicadas pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, no centro mineiro.
A EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) ajudou na confecção do projeto, que teve como proponente a associação dos moradores do Alto do Galo, em parceria com a secretaria de agricultura de Belo Oriente.
Foram captados quase 200 mil reais e serão beneficiadas cerca de 200 famílias de todas as localidades, já que em recente mudança em seu estatuto, a associação passou a englobar todos os bairros do município.
Os produtores também recebem alguns insumos para o plantio, adubos calcários e também a assistência técnica necessária junto a EMATER para realizarem a plantação de forma correta.
“Alavancar a agricultura municipal é um desafio constante, a demanda do mercado existente, somada a capacidade produtiva da região é um fator importante no nosso processo, e a administração municipal está proporcionando o melhor proveito possível de sua capacidade, o prefeito Hamilton é um gestor que aposta na geração de renda”. Diz o secretário de agricultura, Nardely Ramos.
“O objetivo é fazer com que as famílias de baixa renda tenham acesso a algumas frutas, e que o excedente seja comercializado, principalmente no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”, complementa o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.