terça-feira, 18 de outubro de 2022

Fruticultura de Belo Oriente adquire 6000 mudas de plantas

Divulgação
Cerca de 200 famílias de toda a cidade serão beneficiadas. Produção de frutas na cidade terá aumento expressivo

Uma equipe da secretaria de agricultura de Belo Oriente esteve em Bom Despacho (MG), na sede da Citrovan, para selecionar e realizar a aquisição de 6.000 mudas frutíferas para abastecer a agricultura familiar e a fruticultura da cidade.

Banana, cupuaçu, jabuticaba, cítricas e outras espécies foram distribuídas e daqui a no máximo três anos, já estarão prontas para a colheita.

As mudas foram adquiridas graças a um recurso disponível pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) que destinou recursos oriundos de indenizações aplicadas pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, no centro mineiro.

A EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) ajudou na confecção do projeto, que teve como proponente a associação dos moradores do Alto do Galo, em parceria com a secretaria de agricultura de Belo Oriente.

Foram captados quase 200 mil reais e serão beneficiadas cerca de 200 famílias de todas as localidades, já que em recente mudança em seu estatuto, a associação passou a englobar todos os bairros do município.

Os produtores também recebem alguns insumos para o plantio, adubos calcários e também a assistência técnica necessária junto a EMATER para realizarem a plantação de forma correta.

“Alavancar a agricultura municipal é um desafio constante, a demanda do mercado existente, somada a capacidade produtiva da região é um fator importante no nosso processo, e a administração municipal está proporcionando o melhor proveito possível de sua capacidade, o prefeito Hamilton é um gestor que aposta na geração de renda”. Diz o secretário de agricultura, Nardely Ramos.

“O objetivo é fazer com que as famílias de baixa renda tenham acesso a algumas frutas, e que o excedente seja comercializado, principalmente no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”, complementa o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.