quinta-feira, 31 de março de 2022

Ex-Flamengo é anunciado pelo Ipatinga FC

Flamengo/Divulgação

NOTA OFICIAL DO CLUBE

Reforço no Tigre!

Thiago Santos, ex-Flamengo é o novo reforço do Tigre para a disputa do Campeonato Mineiro.

O jogador se apresenta ao Ipatinga nesta quarta-feira e se junta ao grupo que se prepara para a estreia na competição.
 
O último clube do jogador foi o Botafogo - PB, em 2021.

Seja bem-vindo, Thiago Santos!

Ipatinga anuncia experiente goleiro para a disputa do Módulo II

Divulgação/Villa Nova 

NOTA OFICIAL DO CLUBE 

Muralha!

Mais um grande reforço para a disputa do Campeonato Mineiro. Trata-se do goleiro Ricardo Vilar, que defendeu a equipe do Goianésia no Campeonato Goiano.

Vilar tem passagens marcantes pelo futebol mineiro, onde se destacou no Tupi, sagrando-se Campeão Mineiro do Interior, pelo Democrata - GV e Villa Nova.

O atleta se apresenta ao Tigre nesta quinta-feira e se junta ao elenco que vai disputar a competição.

Fifa divulga ranking com Brasil em primeiro e confirma potes para sorteio da Copa do Mundo

GE

A Fifa divulgou nesta quinta-feira o seu ranking atualizado e confirmou os potes para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Pela primeira vez desde agosto de 2017, o Brasil está no topo. A Seleção ultrapassou a Bélgica e deve ir para o Mundial do Catar na liderança da lista.

A Itália é a única seleção do Top-10 que não estará na Copa. No Top-20, Suécia e Colômbia são as ausências, e o País de Gales ainda aguarda a repescagem para tentar confirmar sua vaga.

Confira as 10 primeiras seleções do ranking:

Brasil - 1832,69 pontos
Bélgica - 1827
França - 1789,85
Argentina - 1795,13
Inglaterra - 1761,71
Itália* - 1723,31
Espanha - 1709,19
Portugal - 1674,78
México - 1658,82
Holanda - 1658,66

*Não está na Copa do Mundo

A Fifa sorteia os grupos da Copa do Mundo de 2022 na próxima sexta, às 13h (de Brasília) com transmissão da Globo, SporTV e Globo Esporte. 

As posições do ranking atualizado orientam a divisão dos potes para o sorteio desta sexta-feira. País anfitrião, o Catar é cabeça de chave e vai para o Grupo A. Holanda, décima colocada na lista da Fifa, e Alemanha, a 12º, estão, portanto, no pote 2. Isso quer dizer que uma delas pode ser adversária do Brasil na fase de grupos.

Veja como ficaram os potes da Copa do Mundo:

CABEÇAS DE CHAVE: Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal

POTE 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Croácia

POTE 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos, Tunísia

POTE 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões, classificados da repescagem

Para o sorteio, há algumas restrições:

Com exceção da Europa, países do mesmo continente não caem no mesmo grupo.

É possível no máximo dois europeus por grupo – são cinco grupos com cinco europeus, e três com um.
Os três classificados que serão definidos em junho cairão no pote 4.

O bloqueio entre países do mesmo continente também funciona para quem viera das repescagens. Por exemplo: o vencedor de Peru x Austrália/Emirados Árabes não entra no grupo do Brasil ou de uma seleção asiática.

De onde vêm as três últimas seleções?

Os três últimos classificados para a Copa do Mundo sairão de jogos em confronto único em junho. A repescagem mundial será no Catar. Peru e Nova Zelânida estão garantidos. Na Europa, País de Gales vai aguardar o vencedor da partida entre Escócia e Ucrânia.

Veja os jogos decisivos de junho:

Costa Rica x Nova Zelândia

País de Gales x Escócia/Ucrânia

Peru x Austrália/Emirados Árabes

(Globo Esporte) 

Projeto Cegonha orienta empregados da CENIBRA sobre cuidados na gestação

Foto: Divulgação

A gestação é um período de grandes transformações não só na vida da mulher como na do cônjuge e de toda a família. O casal e os familiares vivenciam momentos de alegria, ansiedade e angústia. Se não estiverem cientes dos desafios que vão enfrentar durante a gravidez, mães e pais podem sofrer com as complicações de uma gestação mal assistida.

Pensando nisso, a CENIBRA realizou mais uma edição do Projeto Cegonha, que oferece aos empregados orientações sobre os cuidados que devem ser adotados para resguardar a saúde das gestantes e dos bebês.

O Projeto Cegonha está no 21º ano de existência e faz parte do Programa Qualidade de Vida, uma iniciativa da Empresa para amparar os empregados em fases importantes da vida, que vão do nascimento dos filhos à aposentadoria dos trabalhadores.

Realizado pela terceira vez de maneira online, em razão da pandemia, o evento contou com a participação de 30 inscritos, que assistiram às apresentações de profissionais de diversas especialidades da área da saúde, como psicologia, nutrição, odontologia, fonoaudiologia, medicina e enfermagem.

Na abertura, a coordenadora de Desenvolvimento Organizacional da CENIBRA, Yara Furbino, explicou que a preocupação da Empresa com a qualidade de vida dos empregados vai muito além do ambiente de trabalho. “A CENIBRA quer estar presente em todas as etapas da vida dos empregados. Desde oferecer um plano de saúde completo, com assistência médica, odontológica e psicológica, passando por treinamentos e desenvolvimentos de competências pessoais e profissionais, até programas que visam à melhoria de condicionamento físico e à preparação para a aposentadoria.”

Segundo a psicóloga Sônia Aparecida Silva, analista de Recursos Humanos, o período de gravidez é o momento em que sentimentos ambivalentes afloram na mulher e podem causar insegurança no casal. Temores sobre má formação do feto, dores no parto, incapacidade de amamentação e sequelas no corpo passam a fazer parte da rotina dos cônjuges. Nesses casos, Sônia recomenda que os empregados procurem atendimento psicológico com profissionais especializados. “Como uma gestação afeta toda a família, a atenção psicológica deve se estender a todos os envolvidos”, explica.

O monitor florestal Wisny Matos Amaral participou do programa pela primeira vez. Sua esposa, Danyelle do Carmo Aranda, descobriu recentemente que está grávida. Ele conta que participar do Projeto Cegonha foi uma experiência bastante proveitosa para os dois. “De maneira clara e calorosa, fomos orientados sobre os cuidados gestacionais. Há uma necessidade de entendermos um ao outro, pois os sentimentos, medos e emoções são efeitos naturais nesse período. Aprendemos que todo investimento afetivo é fundamental para uma gestação saudável”.

Jovem é assassinado em escadaria do bairro Bethânia

Um jovem de 18 anos foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (30), em Ipatinga. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi encontrada caída em uma escadaria do bairro Bethânia.

O Samu chegou a ser acionado, mas confirmou a morte do jovem ao chegar no local. O rapaz foi atingido nas pernas, um dos braços e no pescoço.

No local, a perícia recolheu seis cápsulas de munição calibre 38.

Denúncias anônimas apontaram um jovem, de 20 anos, como o autor do crime. A polícia faz buscas para localizá-lo.

Após o trabalho da perícia, o corpo da vítima foi encaminhado para o IML da cidade.

(G1 Vales de Minas Gerais)

Minas Gerais é o estado com maior número de penalidades por embriaguez ao volante

Foto: Carlos Eduardo Alvim/Reprodução

Em 2021, Minas Gerais registrou mais de 17 mil penalidades para motoristas que dirigiam embriagados. O estado teve o maior número de registros, à frente de São Paulo, com 8.734 notificações, e Paraná, com 6901.

O estado, inclusive, vem contabilizando diversos episódios de repercussão nacional envolvendo motoristas embriagados. Em um caso recente, um homem que dirigia um carro de luxo e estava com sinais de embriaguez, em Belo Horizonte, bateu em outros nove veículos. Uma pessoa foi atropelada.

Os especialistas acreditam que Minas está na primeira colocação nesta lista devido ao tamanho da malha rodoviária, que é a maior do país. São mais de 272 mil quilômetros de rodovias, 16% do total do país.

Brasil

Em todo o país, entre 2020 e 2021, o número de autuações mais que dobrou. O crescimento pode ter relação com a reabertura dos estabelecimentos comerciais e o aumento no movimento nas cidades, além de um reforço na fiscalização.

O salto foi de 29.437 notificações, em 2020, para quase 65 mil no ano passado, aumento de 120%. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Os números, porém, ainda são menores do que os registrados no período pré-pandemia. Em 2019, segundo o órgão, o país chegou a acumular mais de 138 mil penalidades. Apesar disso, as informações coletadas já acendem um alerta para o problema.

A combinação de álcool e direção ainda é uma das causas mais frequentes de acidentes com vítimas. Dirigir sob a influência de álcool é considerada uma infração gravíssima, com multa prevista de R$ 2.934,70, valor que dobra caso de reincidência.

(G1 Vales de Minas Gerais)

quarta-feira, 30 de março de 2022

Ronaldo sobre Cruzeiro: "Se não aprovar venda, ficará insustentável"

Reprodução

Ronaldo Fenômeno voltou a falar sobre a intenção de compra de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol do Cruzeiro. Seu grupo de trabalho terá reunião com o Conselho Deliberativo nesta quinta-feira (31), às 18h30, no clube do Barro Preto, em Belo Horizonte, para explicar os detalhes do negócio que pretende incluir as Tocas da Raposa I e II.
 

“Quinta-feira há uma reunião muito importante para fazer. A primeira que fizemos para mostrar nosso projeto foi há três semanas. Mostramos aos principais conselheiros do clube e agora vamos mostrar a um outro grupo de conselheiros o mesmo projeto que foi apresentado antes”, disse o craque, em live em seu canal no Twitch.

A equipe que assessora Ronaldo cuidará da apresentação aos integrantes do quadro social da Raposa. Por se tratar de um assunto técnico, o ex-camisa 9 da Seleção Brasileira não participará diretamente do encontro.

“É uma reunião técnica e detalhada, da qual não vou participar, mesmo que esteja em BH. Mas, logicamente, estarei por ali perto para cumprimentar os conselheiros. De certa forma é uma política que estamos enfrentando. Estamos fazendo essa política para conseguir a aprovação do projeto”

A expectativa é que os conselheiros se sintam seguros a aprovar a venda da SAF em pleito na próxima segunda-feira, 4 de abril. Na opinião de Ronaldo, caso a operação não seja autorizada, o Cruzeiro ficará em situação insustentável no restante de 2022.

“É o melhor para o Cruzeiro, já apresentamos isso, e eu espero que aprove na segunda-feira, dia 4, para o bem do Cruzeiro. Se não aprovar, a situação ficará insustentável. Não tem tempo hábil para outra gestão entrar e nem para montar um futuro do clube”.

Ronaldo viajará a Belo Horizonte na quinta-feira para assistir à final do Campeonato Mineiro, entre Cruzeiro e Atlético, às 16h30 de sábado, no Mineirão. O regulamento da competição prevê disputa por pênaltis em caso de empate no tempo normal, além de torcidas divididas meio a meio.

Acordo entre Cruzeiro e Ronaldo

Intermediado pelo head de investimentos do banco XP, Pedro Mesquita, o acordo entre Ronaldo e Cruzeiro prevê aporte de R$ 400 milhões - R$ 50 milhões na assinatura do contrato e R$ 350 milhões de “receitas incrementais” - isto é, geradas pela própria gestão do futebol com vendas de jogadores, cotas de TV, patrocínios e outros.

Segundo nota assinada pela Mesa Diretora do Conselho Deliberativo, “tais receitas ‘incrementais’ foram definidas como sendo aquelas que suplantassem, a cada ano, a receita média anual apurada com base na média ponderada das receitas auferidas pelo Cruzeiro no período compreendido entre 2017 e 2021”.

A média de faturamento do Cruzeiro de 2017 a 2021 deve ficar na casa de R$ 220 milhões. Ou seja, Ronaldo apenas faria um “complemento” caso a SAF não atingisse esse valor. E o contrato lhe daria a opção de devolver percentuais da SAF à associação, em vez de aplicar o dinheiro, conforme o jornalista Rodrigo Capelo, do ge.globo.

Tanto a XP quanto o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, garantiram que várias cláusulas serão modificadas. Já o vice-presidente Lidson Potsch Magalhães destacou a necessidade de estabelecer contrapartidas que permitam à SAF amortizar as parcelas da dívida com a União, além de dividir em partes iguais o lucro de eventuais vendas dos CTs.

Para que os planos de Ronaldo sigam adiante, 90% dos conselheiros (beneméritos, natos e eleitos) precisam aprovar a alienação das Tocas I e II, tal como dispõe o artigo 20, VI, do Estatuto do clube.

“Autorizar a alienação de bem imóvel do Cruzeiro Esporte Clube, excluídas as unidades que compõem o Parque Esportivo do Barro Preto, o Centro Administrativo, as Sedes Campestres, a Toca da Raposa I e a II, imóveis somente alienáveis em situação altamente vantajosa para o Cruzeiro Esporte Clube, mediante proposta aprovada por 9/10 (nove décimos) dos Conselheiros”.

Embora Ronaldo não tenha assumido nenhuma dívida, a lei determina que a SAF reserve 20% de suas receitas mensais para a redução do passivo da associação civil, hoje na casa de R$ 1 bilhão. Ou seja, se o Cruzeiro arrecadar R$ 300 milhões em um ano, R$ 60 milhões precisam ser destinados à amortização dos débitos.

Mesmo sem assinar a compra da SAF, Ronaldo quitou R$ 23 milhões na Fifa, encerrou o transfer ban no fim de janeiro e possibilitou o registro dos reforços contratados pelo Cruzeiro para 2022. O gestor também assegurou o pagamento de salários em dia.

Em campo, o time encheu a torcida de esperanças por um ano de sucesso. No Mineiro, ficou em 3º em 11 rodadas, com 22 pontos, e eliminou o Athletic nas semifinais com vitórias por 2 a 0 e 2 a 1, no Mineirão. Na Copa do Brasil, alcançou a terceira fase com triunfos sobre Sergipe (5 a 0) e Tuntum (3 a 0).

Na Série B, a perspectiva é de briga pelo acesso, sobretudo pelo entrosamento sob o comando do técnico Paulo Pezzolano e a adaptação a um estilo de jogo de intensidade, posse de bola e busca pelo ataque. A estreia será contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, provavelmente no sábado, 9 de abril.

(Superesportes)

Ipatinga zera o número de pacientes internados com Covid-19 em UTIs do município

Divulgação/Prefeitura de Ipatinga

Ipatinga não tem pacientes com Covid-19 internados nas UTIs de hospitais públicos e privados do município. Os dados foram enviados à Secretaria de Saúde pelas unidades públicas, privadas e conveniadas.

Segundo a Prefeitura, nesta terça-feira (29), não foi registrada nenhuma internação em decorrência de casos graves da doença. O prefeito da cidade, Gustavo Nunes (PSL), comemorou o cenário.

"Enfrentamos muitos desafios desde o surgimento dos primeiros casos da doença, com estágios de agravamento constantes. Os meses de março e abril de 2021 apontaram os índices mais elevados de contaminação e ocupação de leitos do município. No entanto, com uma série de medidas ágeis, pontuais ou combinadas, e o avanço da vacinação em todas as faixas etárias, estamos vendo diariamente as internações e casos graves da doença declinando de maneira eficaz e consistente. Hoje, fechamos o dia com esta excelente notícia", afirmou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade já conta com mais de 75% da população acima de cinco anos imunizada.

Segundo o Painel Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, até esta terça, Ipatinga registrou 44.573 casos confirmados da doença. Desses, 489 estão em acompanhamento, 43.115 foram recuperados e 969 pessoas morreram.

(G1 Vales de Minas Gerais)

BRASIL GOLEIA A BOLÍVIA E ESTABELECE NOVO RECORDE DE PONTOS NAS ELIMINATÓRIAS

LUCAS FIGUEIREDO/CBF

Invencibilidade mantida e novo recorde estabelecido. A Seleção Brasileira voltou a desfilar seu futebol, na noite desta terça-feira (29), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, e goleou a Bolívia por 4 a 0, no Estádio Hernando Siles, em La Paz.

Com mais esse triunfo, além da liderança e da invencibilidade, a Canarinho chegou aos 45 pontos e bateu o recorde da competição, que antes era de 43 pontos e pertencia à Argentina.

O jogo

A Seleção Brasileira teve mais a bola no pé durante o primeiro tempo e soube jogar com inteligência para reduzir os efeitos da altitude de La Paz. Antony, aos 11, chegou com perigo pela direita, cortou para o meio, mas bateu para fora.

Na sequência, Paquetá arriscou de fora da área e também errou o alvo. Do outro lado do campo, Alisson fez grande defesa, após finalização de Henry Vaca, aos 20.

Na resposta rápida, o Brasil foi para cima com Bruno Guimarães, que limpou a marcação e deu passe açucarado para Paquetá abrir a contagem no Hernando Siles, aos 23.

Tentando o segundo, a Canarinho apostou nos arremates de média distância com Daniel Alves, Coutinho e Antony. Até que, aos 44, Fabinho achou Antony na direita, o camisa 18 partiu em velocidade e cruzou rasteiro, a bola desviou na zaga e se ofereceu para Richarlison estufar as redes: 2 a 0.

Na volta do intervalo, os bolivianos assustaram em cabeçada de Marcelo Moreno, aos dois, e novamente Alisson brilhou para salvar o Brasil. Enquanto no setor ofensivo, Dani Alves fez o levantamento para Richarlison, mas Rubén Cordano chegou antes do atacante para afastar o perigo, aos cinco.

No minuto seguinte, Dani Alves arriscou mais um cruzamento e quase surpreendeu o arqueiro adversário. Ainda antes dos dez minutos, a Bolívia voltou ao ataque com Ramiro Vaca, que viu Alisson mais uma vez evitar o gol.

Retomando o controle das ações ofensivas, a Seleção teve chances com Paquetá e Gabriel Martinelli. Mas foi Bruno Guimarães que anotou o terceiro tento brazuca. Aos 20 minutos, o camisa 17 recebeu de Lucas Paquetá e pegou de primeira para marcar um golaço em La Paz.

(CBF)

terça-feira, 29 de março de 2022

Liga UCAF! Em jogo quente, Pedra Branca derrota a Desportiva no campo do AERC

Pedra Branca

Em um jogo quente no campo do AERC, válido pela Liga UCAF, o Pedra Branca derrotou a Desportiva pelo placar de 1 a 0. O duelo no primeiro tempo terminou sem rede balançando. Uma partida com ânimos quentes do início ao fim. 

Na etapa final, já aos 36 minutos, o Pedra Branca anotou o gol único do jogo. O lateral direito Cesinha mandou a bola para a área, o zagueirao Cleitomar subiu e testou a bola pra dentro das redes. 

Clássico Cruzeiro e Atlético volta a ter torcida dividida após cinco anos e novo capítulo de final única

Agência i7/Mineirão 

Maior rivalidade do futebol e um das maiores do Brasil, o Atlético-MG x Cruzeiro voltará a a ser jogo da final do Campeonato Mineiro, após ausência nas duas últimas edições (ambas vencidas pelo Galo). E com novos detalhes: torcida "meio e meio" e em jogo único, no Mineirão, neste domingo, às 16h30 (de Brasília), com transmissão da Globo.

O clássico, que coloca os maiores campeões do Mineiro (Atlético com 46, Cruzeiro com 38), voltará a ser jogado com metade da carga de ingressos para os atleticanos, e a outra para os cruzeirenses. Algo que não ocorre há cinco anos.

A última vez foi na já extinta Primeira Liga. No Mineirão, em fevereiro de 2017, o Cruzeiro venceu por 1 a 0 com gol de Arrascaeta. Desde então, os clássicos ocorreram com o mandante tendo a maior parte da carga ou sem torcida (o caso de 2020, em virtude da pandemia).

No Campeonato Mineiro, a última vez que o clássico foi de torcida dividida ocorreu em 2010, na primeira fase, quando o Cruzeiro venceu por 3 a 1. Depois, o clássico passou a ser jogado no interior de Minas, por causa da reforma do Mineirão para a Copa do Mundo, e não mais com torcidas divididas.

Decisões em jogo único

A história centenária do Atlético-MG x Cruzeiro também reserva momentos de jogos único, como o que vai ocorrer no próximo domingo, no Mineirão. O mais recente (mas não tão assim) é 1997. Na final da Copa Centenário, em comemoração aos 100 anos de Belo Horizonte, Galo e Cabuloso disputaram a decisão do torneio, que teve participações internacionais, como Benfica e Milan. Melhor para o Alvinegro, com vitória por 2 a 1, em um Mineirão com 39.095 pagantes e torcida dividida.

Final única no Mineiro

Ocorreu há mais de 30 anos entre os rivais. No Mineiro de 1990, a disputa era em dois turnos. O Cruzeiro ganhou o primeiro. O Atlético, o segundo. A igualdade provocou a decisão do título em jogo único, no Mineirão. Apareceu novamente Careca que, com um gol de cabeça, deu a vitória por 1 a 0 ao Cruzeiro para mais de 90 mil pessoas.

Em 1983, os rivais também realizaram decisão em jogo único, mas de uma fase intermediária e não para o título do Estadual. Na década de 1980, empataram em pontos no segundo turno (correspondente ao título da Taça Minas Gerais), e o Cruzeiro venceu o desempate por 1 a 0.

Por sua vez, em 1972, os times voltaram a disputar um jogo único para decidir o título do Mineiro. E novamente deu Cruzeiro. Com dois gols do então garoto Palhinha, a Raposa venceu por 2 a 1 na prorrogação (após 1 a 1 no tempo normal) o Galo , que descontou com Dario.

E agora, quem será o novo campeão mineiro? Se houver empate na decisão, a disputa vai para os pênaltis. Se isso ocorrer, também será pela primeira vez na história do centenário clássico.

(Globo Esporte) 

Julgado, Pezzolano é punido com quatro partidas e fica fora de final; Cruzeiro tentará efeito suspensivo

Divulgação/Cruzeiro

O técnico Paulo Pezzolano foi punido com quatro partidas por causa dos incidentes no clássico com o Atlético-MG. Com a punição em julgamento na noite desta segunda-feira, ele fica fora da final contra o rival, neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no Mineirão. O clube mineiro vai recorrer da decisão e buscará um efeito suspensivo.

Pezzolano foi punido pela maioria dos auditores presentes. O presidente da comissão, Christiano Machado, votou por uma pena de dois jogos. O treinador ainda foi multado em R$ 500.

O técnico uruguaio foi incurso no Artigo 243-F, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”. A punição varia de multa de R$ 100 a R$ 100 mil, até a suspensão de um a seis jogos.

O auxiliar Matías Fillipini foi punido com uma partida, já cumprida. O Cruzeiro ainda foi multado em R$ 1.200.

Pezzolano estava cumprindo suspensão no clássico, mas foi ao Mineirão. Segundo relato do árbitro Igor Junio Benevenuto, o uruguaio subiu o túnel do vestiário e adentrou o gramado tendo proferido, segundo a súmula, as seguintes palavras:

- Árbitro ladrão, vocês são todos ladrões, olha o que vocês fizeram, quero falar com o árbitro, esse ladrão!

(Globo Esporte)

CENIBRA realiza Programa de Educação Ambiental para empregados e comunidades

Divulgação

Por se tratar de uma indústria de base florestal, a CENIBRA assume o compromisso público de promover ações de educação ambiental para os empregados e moradores das comunidades de sua área de atuação. A Empresa promove periodicamente palestras, oficinas e encontros para difundir boas práticas de responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

Recentemente, como parte das ações do Programa de Educação Ambiental (PEA), a CENIBRA realizou as Oficinas de Percepção Ambiental, cujo objetivo era a promoção do conhecimento do ambiente local: natural e modificado. Participaram empregados, representantes da comunidade escolar e de diversos segmentos da área de influência da Empresa, nas Regionais Guanhães, Nova Era e Rio Doce. As atividades do Programa contaram com a participação da Ekológika Consultorias.

Nas oficinas, foram realizadas dinâmicas individuais e coletivas, com conteúdo diversificado que envolveu temas ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além das oficinas, a CENIBRA também realizou um encontro na Escola Municipal Guilherme Machado, localizada na comunidade de Bom Jesus da Boa Vista, em Virginópolis, com participação de cerca de 200 alunos. A atividade está em consonância com as ações do Comitê da Dengue da Regional Guanhães. Os alunos participaram de palestras e dinâmicas sobre a dengue, seus perigos e cuidados, apresentados pela equipe de Vigilância Sanitária do município.

Jiboia de quase dois metros é capturada em Ipatinga

Jéssica Oliveira/Divulgação/Usipa 

O Corpo de Bombeiros capturou uma jiboia de quase dois metros próximo à Estação Ferroviária Intendente Câmara, em Ipatinga. O animal foi entregue ao Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), nesse domingo (27).

De acordo com a bióloga do Cebus, Claudia Diniz, a cobra apresenta boa saúde e, aparentemente, se alimentou há pouco tempo. Ela acredita que o animal tenha chegado à região pelo trem.

“É comum recebermos cobras vindas pelos vagões. Mas, geralmente, são cobras menores, filhotes. Desse tamanho, ainda não havia ocorrido”, afirmou.

A jiboia está sob os cuidados da equipe do Cebus e do Programa de Reabilitação da Fauna sem Lar. A espécie da família Boidae presente no Vale do Aço é a Jiboia Arco-Íris. É um animal não-peçonhento, semi-arborícola, vive em locais úmidos e abate suas presas por constrição.

(G1 Vales de Minas Gerais)

PM registra segundo homicídio em 24 horas no mesmo bairro em GV

Divulgação/Polícia Civil

Um jovem, de 22 anos, foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira (28), no bairro São Pedro, em Governador Valadares. É o segundo homicídio em 24 horas no mesmo bairro.

Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, testemunhas disseram que ouviram cinco disparos. Ainda não se sabe quantos acertaram Adeílson Rocha Alves. Ele foi morto dentro da floricultura que mãe é proprietária. A vítima havia saído há pouco tempo da cadeia.

Ainda de acordo com a PM, três suspeitos foram detidos. Um ainda estava no local e os outros dois dentro de um carro. Além disso, a arma usada no crime e o veículo foram apreendidos. A polícia acredita que o veículo apreendido seja o mesmo utilizado no crime desse domingo (27).

Segundo homicídio

Um jovem, de 22 anos, foi morto a tiros em um bar, também no bairro São Pedro, na tarde de domingo. Segundo a Polícia Militar, Carlos Henrique dos Santos Oliveira estava com dois amigos na parte de fora do estabelecimento.

Em um certo momento, um carro parou no local e dois homens desceram dele. Logo depois, começaram a atirar em direção aos três amigos. Dois rapazes conseguiram fugir, mas Carlos foi atingido por diversos disparos. O Samu chegou a ser acionado, mas constatou a morte da vítima no local.

(G1 Vales de Minas Gerais)

segunda-feira, 28 de março de 2022

Atlético x Cruzeiro: data, horário e regulamento da final do Mineiro

FMF

A final do Campeonato Mineiro está definida. Atlético e Cruzeiro farão a decisão em jogo único no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, no próximo sábado, dia 2 de abril, às 16h30. Na semifinal, o Galo eliminou a Caldense após vencer os dois confrontos (2 a 0, na ida, e 3 a 0, na volta), enquanto a Raposa despachou o Athletic (2 a 0, na ida, e 2 a 1, na volta).

O que diz o regulamento do estadual quanto à final única? Existe alguma vantagem para o clube de melhor campanha? Como será a divisão das torcidas?

Veja abaixo o que foi estabelecido pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

Data

O campeão mineiro de 2022 será conhecido em jogo marcado para o próximo sábado, 2 de abril, às 16h30. Haverá transmissão da TV Globo.

Estádio

Conforme o art. 16, o mando de campo pertence à FMF, que designará o estádio por meio da Diretoria de Competições.

 O Mineirão foi definido pela entidade como palco do encerramento do estadual.

 Critério de desempate

Segundo o art. 18, o critério de desempate em caso de igualdade no tempo normal é a disputa por pênaltis. Ou seja, não há qualquer vantagem ao líder da primeira fase.

 Melhor campanha

O art. 16, parágrafo 1, ressalta que o melhor colocado nas 11 rodadas terá preferência na escolha de uniformes, vestiários e banco de reservas. O Atlético é dono dessa vantagem. 

 Abertura para a imprensa 

A FMF determinou no art. 17, parágrafo 2, a abertura de atividades específicas dos clubes para a imprensa (coletivas, treinos, geração de conteúdo, etc.).

 Torcidas 

Os parágrafos 4 e 5 do art. 17 tratam do público no estádio. A ideia é liberar 50% da carga dos ingressos para cada clube, desde que haja anuência dos órgãos de segurança.

A Polícia Militar de Minas Gerais deu sinalização positiva quanto à realização da final do Mineiro com torcida meio a meio no Mineirão.

Renda 

Por fim, o art. 17, parágrafo 3º, ressalta que a renda líquida com bilheteria será igualmente dividida entre os finalistas, independentemente do resultado.

Campanhas 

Garantidos na decisão, Atlético e Cruzeiro terminaram a primeira fase do Mineiro na primeira e terceira posição, com 28 e 22 pontos, respectivamente.  Já o Athletic, grande surpresa desta temporada, teve a segunda melhor campanha, com 25. A Caldense, por sua vez, fechou o G4 na quarta colocação, com 18.

 No primeiro duelo das semifinais, o Atlético venceu a Caldense por 2 a 0, no Mineirão, com mando de campo da Veterana. Enquanto isso, o Cruzeiro derrotou o Athletic por 2 a 0, também no Gigante da Pampulha, e largou em vantagem.

Nas partidas de volta também no Mineirão, Galo e Raposa voltaram a vencer seus respectivos confrontos. O Alvinegro goleou a Caldense por 3 a 0, enquanto o clube celeste bateu o Esquadrão de Aço por 2 a 1.

(Superesportes)

Napoli de Fabriciano 2 x 1 Galácticos! Jogo de sábado pela Associação Master 35 Vale do Aço

Napoli de Fabriciano

NAPOLI DE FABRICIANO 2 X 1 GALÁCTICOS DE FABRICIANO 

Os gols da vitória do Napoli foram anotados por Caneco e Wingston. 

São Francisco 0 x 6 Shock, em amistoso realizado em Santana do Paraíso

Shock 

AMISTOSO

SÃO FRANCISCO 0 X 6 SHOCK

GOLS: PAULO, MATHEUS, FERNANDO, NICOLAS (2) E CAFÉ.

OBS: O Shock chegou a 10 jogos de invencibilidade na temporada. São 9 vitórias e 1 empate.

domingo, 27 de março de 2022

Vila Ipanema 0 x 3 Real Master - Duelo amistoso

 

Divulgação

AMISTOSO

André, Darlon e Lili marcaram os gols. O jogo teve a arbitragem de Geraldo da Silva Sá.

Botafogo Master Inhapim 6 x 0 Master Onze Amigos Orizânia

Botafogo de Inhapim

AMISTOSO

Gols marcados por Fabinho (2), Danilo, Jean, Marquinho e Nikinha.

Cocais FC é campeão da Ipatinga Cup Fut7 2022

Cocais 

Jogão no campo do Jabaquara, no Bom Retiro em Ipatinga. Foi a finalíssima da competição que teve o Cocais FC como campeão. 

O Cocais começou melhor a partida contra o time da Tudobom e abriu o placar com Tavinho, após cobrança de escanteio.

Em rara desatenção do Cocais na partida, a Tudobom empatou com Alex Jr, ainda no primeiro tempo.  No segundo tempo, o jogo foi truncado, terminando empatado e a decisão foi para os shoot-out. Aí, brilhou a estrela do goleiro Wagner, do Cocais, que defendeu duas cobranças, além de  Railson converter a cobrança do bicampeonato do Cocais pela Ipatinga Cup Fut7. 

A arbitragem da partida ficou a cargo de Cleiton e Georgison Oliveira. O Cocais estava desfalcado de seu artilheiro, Boi Bandido, e ainda mais três atletas que estavam servindo a seleção mineira e Libertadores que estava sendo disputada nesse final de semana no Espirito Santo e no Rio de Janeiro - respectivamente.

Wagner, goleiro do Cocais, foi eleito melhor goleiro do campeonato. Time-base do Cocais: Wagner, Glauco, Anderson, Railson, Gustavo, Tavinho e Niel. 

Galo vence novamente a Caldense e disputará a 16ª final consecutiva de Mineiro

Divulgação

O Atlético confirmou seu amplo favoritismo e sua maior qualidade e venceu novamente a Caldense, pela semifinal do Campeonato Mineiro. A classificação veio com outro triunfo, dessa vez por 3 a 0, e fez o Galo chegar a sua 16ª final consecutiva de Estadual.
Sasha, Keno e Ademir fizeram os gols do Atlético, que em nenhum momento correu risco na partida de volta das semifinais, no Mineirão. No jogo de ida, o Galo havia vencido por 2 a 0.

Agora, o Galo busca repetir um feito da década de 80. A última vez que o clube conquistou três estaduais seguidos foi no hexa de 1978 a 1983. E o obstáculo será o maior rival Cruzeiro, que se garantiu na final após duas vitórias sobre o Athletic, nas semifinais.

Para a grande decisão, Turco Mohamed terá à disposição nada menos do que sete jogadores que não puderam estar em campo neste domingo: Hulk, Arana, Vargas, Godín, Alonso, Savarino e Everson.
Se não tinha Hulk, suspenso, o Galo tinha Sasha, vice-artilheiro do time na temporada, com cinco gols, três a menos do que o camisa sete. Sasha completou, na saída de Renan Rinaldi, passe de cabeça de Jair, após cobrança de escanteio.

Dez minutos depois foi a vez de Keno voltar a ser o jogador decisivo, que todos conhecem. Recebeu livre de Zaracho, avançou da intermediária em velocidade e fuzilou Renan Rinaldi para ampliar o placar e fazer justiça à intensidade que o Galo imprimiu no primeiro tempo.

No segundo tempo, o novo xodó da Massa entrou em campo. Ademir, herói do Galo no clássico contra o Cruzeiro, na fase de classificação, não demorou muito para balançar as redes. Em um lançamento impecável do jovem Rubens, Ademir sai cara a cara com Rinan Rinaldi e toca no canto para ampliar.

Atlético 3 x 0 Caldense

Motivo: jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro 2022
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Sasha, Keno e Ademir (A)
Público: 29.184
Renda: R$ 464.837,74
Atlético
Rafael; Guga (Mariano), Igor Rabello, Réver e Rubens; Allan (Otávio), Jair e Nacho; Zaracho (Ademir), Sasha (Fábio Gomes) e Keno (Dylan). Técnico: Turco Mohamed
Caldense
Renan Rinaldi; Matheus Muller (Michel), Jonathan Costa, Lula e Yuri Ferraz; Guilherme Borges, Íkaro (Paulo Vitor) e Alemão; Filipe Sousa (Gabriel Braga), Neto Costa (Douglas Eskilo) e Marco Aurélio. Técnico: Gian Rodrigues

(O Tempo/SuperFC)

Villa Nova 1 x 3 Democrata-GV! A Pantera é finalista do Troféu Inconfidência

Reprodução/NS Sports/FMF

Tombense e Democrata fazem a finalíssima do Troféu Inconfidência. O Tombense eliminou o América-MG. O Democrata neste domingo eliminou o Villa Nova, em Nova Lima, ao vencer por 3 a 1. Gabriel Ferreira, Vini Locatelli e Gabriel Marques (gols do Democrata); Renan Mota descontou. 

O Aluvaeira está impossível! Goleada pra cima do IBBJ e invencibilidade no ano segue mantida

Aluvaeira 

JOSÉ DIAS SORRISO 

O Aluvaeira está simplesmente impossível no ano. O time belo-orientino segue invicto. Não achou ninguém que o derrotasse até o presente momento. Desta vez, o Aluvaeira goleou o IBBJ, por 4 a 0, em Belo Oriente, em amistoso. O time belo-orientino abriu o placar  já na metade do primeiro tempo através de Renato Grilo. 

O predomínio do Aluvaeira na partida persistiu no segundo tempo. Um verdadeiro sufoco no adversário. Marcelo anotou o segundo gol. Fernando em cobrança de penalidade aumentou para 3 a 0. Para fechar a contagem, Zé Godoi marcou o quarto gol e selou mais um triunfo do Alviverde. 

Empate no clássico! Oriente e Madrileño fizeram um jogo movimentado em Belo Oriente

Clássico no Menezão

JOSÉ DIAS SORRISO

Tudo igual: 2 a 2. Na tarde deste sábado tivemos o duelo amistoso que já se tornou tradicional entre Oriente e Madrileño. Foi um jogo muito movimentado, em especial no segundo tempo. Achei o jogo no primeiro tempo bem amarrado. Poderia ter sido melhor. Acredito até que houve muito respeito por parte das equipes. Ninguém queria arriscar muito. No segundo tempo ficou diferente. O jogo teve um tom mais puxado. Na etapa inicial, Fernando abriu o placar em favor do Oriente. Inclusive, segundo ele, foi sua última partida com a camisa do Oriente. Anunciou sua despedida dos gramados e justificou pelo fato de fazer uma nova cirurgia. Fernando é cria do Oriente - clube onde iniciou nos anos 90. 

O Oriente saiu na frente e não demorou muito para o Madrileño empatar. Branco colocou a bola na rede. Antes do encerramento do primeiro tempo, o Oriente ainda marcaria seu segundo gol com o atacante Fá. Veio a etapa final. Se o primeiro tempo foi mais cadenciado, a etapa final foi bem interessante. O Madrileño na perseguição do empate e nada da bola ganhar a rede. Até que, Tiãozinho Machará, na cara do gol, se preparava para o arremate e sofreu falta dentro da grande área. 

Leandro pegou a bola, chamou a responsabilidade e mandou certeiro no canto direito do goleiro Paulo Otávio. Cobrança perfeita de perna canhota. O jogo teve a arbitragem de Guilhermino Lima. Uma expulsão: Halbert (Oriente) no segundo tempo. Uma partida de certo ponto tranquila para a arbitragem. Os dois times cooperaram muito. Entraram em campo e jogaram futebol. Reclamações foram dentro da normalidade. 

sábado, 26 de março de 2022

Tombense na final do Troféu Inconfidência depois de eliminar o América-MG

Divulgação

No estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, empate do América-MG com o Tombense por 1 a 1 na partida de volta. Na ida, o time de Tombos havia vencido por 3 a 1.

O Tombense aguarda o vencedor de Villa Nova x Democrata-GV.

Rússia diz que primeira fase da guerra na Ucrânia acabou e que avanços pelo país "paralisaram"

Getty Images

Um alto general russo fez alguns dos comentários públicos mais detalhados até o momento sobre a estratégia militar da Rússia na Ucrânia, alegando nessa sexta-feira (25) que a “primeira etapa” do plano militar da Rússia está concluída, com seu foco principal agora centrado no leste da Ucrânia.

“Em geral, as principais tarefas da primeira etapa da operação foram concluídas”, disse o coronel-general Sergei Rudskoy, primeiro vice-chefe do Estado-Maior da Rússia, em um pronunciamento nesta sexta-feira.

“O potencial de combate das forças armadas da Ucrânia foi significativamente reduzido, permitindo-nos, enfatizo novamente, concentrar os principais esforços em alcançar o objetivo principal – a libertação de Donbas“.

Os comentários de Rudskoy ocorrem no momento em que os avanços da Rússia parecem ter parado nas principais cidades ucranianas, como Kiev e Kharkiv. A Rússia também não conseguiu alcançar a superioridade aérea na Ucrânia e sofreu grandes perdas de pessoal desde o início da invasão.

(CNN Brasil)

Sem clube, Diego Tardelli revela pedido para voltar ao Atlético-MG

Divulgação

O atacante Diego Tardelli, de 36 anos, confessou vontade de voltar ao Atlético-MG e fez uma revelação: se ofereceu para defender o clube novamente. Entretanto, a situação não prosperou. O jogador não tem pretensão de se aposentar e ainda espera uma proposta que o agrade para definir o rumo da temporada 2022.

O ídolo atleticano teve uma passagem recente, mas não renovou contrato e se despediu em maio de 2021, em evento especial. Depois, foi para o Santos, onde disputou 13 partidas e balançou as redes apenas uma vez. Em entrevista ao ge, Tardelli revelou que sente vontade de atuar novamente pelo Galo e até a propôs um retorno ao diretor de futebol do clube Rodrigo Caetano e ao ex-goleiro Victor, hoje gerente de futebol.

"Tive uma conversa muito breve com o Rodrigo Caetano, sobre uma possível volta minha ao Atlético Mineiro há um mês atrás. Conversei com o Rodrigo, conversei com o Victor, e propus uma volta minha, talvez esse ano".

(Globo Esporte)

Tombense pretende mandar jogo contra o Cruzeiro pela Série B do Brasileiro em Ipatinga

Divulgação

O Tombense pretende levar o jogo contra o Cruzeiro, no dia 23 de abril, pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, para Ipatinga. O presidente do time de Tombos, Lane Gaviolle, afirmou ao ge que se o estádio Ipatingão for liberado pela CBF, o jogo será no Vale do Aço.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, de Ipatinga, confirmou que mantém conversas com a diretoria do Tombense. A pasta informou que deu início aos trabalhos de adequações e melhorias no estádio e que a partir do dia 27 de abril será a casa do Ipatinga na disputa do Módulo 2 do Campeonato Mineiro.

Em 2018, pela quarta rodada do Estadual, o Tombense mandou o jogo contra o Cruzeiro no Ipatingão. A partida, que terminou com vitória celeste por 2 a 1, recebeu bom público: 14.751 torcedores.

A estreia do Tombense na Série B será no dia 9 de abril contra o Operário-PR no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé.

(Globo Esporte) 

O mais novo time de Belo Oriente: LUVAX

LUVAX

Belo Oriente tem seu mais novo time. A novidade fica por conta do LUVAX. O time foi formado recente para atuar em especial na categoria 45 anos. A equipe se prepara para fazer parte do calendário de jogos da Associação Master 45 Vale do Aço na próxima temporada. 

E, os jogadores da equipe sem se acomodarem já iniciam suas atividades. Primeiramente jogando contra o Forquilha (Ipatinga) e na sequência duelo programado contra o Atlético Master (Inhapim). 

Cenoura, tomate, café, diesel, gasolina: itens que mais subiram em 12 meses

Pixabay 

Puxada pelos alimentos, 'prévia da inflação' é a maior para março em 7 anos e atinge 10,79% em 12 meses. Preço da cenoura disparou mais de 120% em 12 meses.
Os alimentos e os combustíveis são os itens que mais estão pesando no bolso do brasileiro e pressionando a inflação, que completa 7 meses seguidos acima de dois dígitos no acumulado em 1 ano.

Nesta sexta-feira (25), o IBGE divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,95% em março – a maior taxa para o mês desde 2015. Em 12 meses, a alta acumulada acelerou para 10,79%.

No caso da cenoura, a alta já passa de 120% em 12 meses. Já os preços do tomate e do café saltam mais de 60%. Nos combustíveis, o diesel acumula aumento de 38,27% e gasolina, de 27,68%.

(G1) 

quinta-feira, 24 de março de 2022

Com dois de Hulk, Galo bate a Caldense no jogo de ida da semifinal do Mineiro

Divulgação/Atlético

As equipes volta a se enfrentar no domingo, às 18h, também no Mineirão. 

FICHA TÉCNICA

CALDENSE 0 X 2 ATLÉTICO

Competição: Campeonato Mineiro
Data: 23/03
Horário: 16h30
Etapa: Semifinal (ida)
Estádio: Mineirão
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Gols: Hulk (26', 39' - 1ºT)

Atlético
Everson; Guga (Tchê Tchê), Réver, Nathan Silva, Rubens, Allan (Otávio), Jair (Sasha), Nacho (Zaracho), Ademir, Keno (Borrero) e Hulk.
Técnico: Antonio Mohamed.

Caldense
Renan Rinaldi; Yuri Ferraz, Jonathan, Lula, Mateus Muller, Guilherme Borges, Íkaro (Paulo Vitor), Alemão (Igor Pimenta) , Filipi Sousa (Gabriel Braga), Neto Costa (Pedro Gabriel) e Douglas Skilo (Kaíque).
Técnico: Gian Rodrigues

Cartões amarelos: Mateus Muller, Íkaro (Caldense); Hulk (Atlético).
Árbitro: André Luiz Sketino Policarpo Bento
Árbitro Assistente 1: Felipe Alan Costa de Oliveira
Árbitro Assistente 2: Leonardo Henrique Pereira
VAR: Igor Junior Benevenuto de Oliveira
Quarto Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior

Tombense derrota o América e sai na frente na semifinal do Troféu Inconfidência

Foto: Divulgação/América 

FICHA DO JOGO

Tombense-MG 3 x 1 América

Motivo: Semifinal Troféu Inconfidência

Local: Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé-MG

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli

Auxiliares: Pablo Almeida da Costa e Helen Aparecida Gonçalves

Gols: Vinicius Mingotti, aos 9 minutos (1º tempo); Vinicius Mingotti, aos 12 minutos (2º tempo); Gustavo Marques, aos 32 minutos (2º Tempo); América); Ciel, aos 43 minutos (2º Tempo);

Cartões amarelos: Lucas Santos (Tombense-MG)

América - Airton; Arthur, Gustavo Marques, Zé Vitor e Carlo Junio; Zé Ricardo, Flávio (Mateus Henrique) e Matheusinho (Lucas Gabriel); Kawê, Gustavinho (Diogo) e Adyson (Renato).

Técnico: Diogo Giacomini

Tombense-MG - Felipe Garcia; Genilson, David, Jordan, Matheus Buiate (Moisés) e Manoel; Zé Ricardo, Gustavo Cazonatti) e Lucas Santos (Galdino); Gabriel Henrique, Paquetá (Keké) e Vinícius Mingotti (Ciel)

Técnico: Hemerson Maria

(Troféu Inconfidência) Villa Nova derrota o Democrata-GV no Mamudão

Foto: Henrique Chendes/Villa Nova 

Troféu Inconfidência 

Democrata-GV 1 x 2 Villa Nova 

Thiago Mosquito e Gustavo Thomasel marcaram para o Villa; Vini Locatelli descontou para o Democrata-GV, que precisa de vencer por pelo menos dois gols no jogo de volta para conseguir a vaga na final. O segundo jogo da semifinal do Troféu Inconfidência está marcado para o próximo sábado, às 16h, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima.

quarta-feira, 23 de março de 2022

CENIBRA comemora o Dia Mundial da Água

Divulgação

A sociedade tem vivenciado nos últimos anos um período crítico de escassez hídrica, que tem reduzido significativamente a disponibilidade de água para abastecimento humano, processos industriais e agropecuária. No Rio Doce, por exemplo, a escassez é agravada pelo estado atual de degradação da bacia.

Diante do grave problema, a CENIBRA mantém mais de 105 mil hectares de florestas nativas preservadas, que abrigam mais de 4.500 nascentes e contribuem para a sustentabilidade hídrica da Bacia do Rio Doce. A Empresa investe continuamente em técnicas sustentáveis que promovem a infiltração de água no solo, recuperação de nascentes e conservação dos cursos d’água, não só em suas propriedades, como também nas comunidades vizinhas de sua área de atuação.

Uma dessas técnicas é a subsolagem, já utilizada pela Empresa em seus plantios florestais e que desde 2019 está sendo fomentada em propriedades rurais particulares. Na subsolagem, um trator agrícola conduz um subsolador que realiza sulcos no solo para permitir maior infiltração da água das chuvas. Além dos benefícios para o meio ambiente, a técnica permite o aumento da produtividade agrícola e combate a secas severas e enchentes.

Outra ação de destaque é a proteção das nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs). A medida impede que as margens dos cursos d’água sejam compactadas pelo pisoteio de animais, evitando erosões e assoreamentos e contribuindo para a melhoria da qualidade da água e a conservação da biodiversidade.

Além disso, a CENIBRA investe na construção de pequenas barragens em áreas com potencial de reservação para conter a água da chuva, que abastece os lençóis freáticos e amplia a perenidade do curso d’água durante o período de estiagem.

A Empresa também desenvolve o projeto das fossas sépticas, que permite o tratamento do esgoto doméstico e evitam a contaminação dos lençóis freáticos e a proliferação de doenças, melhorando a qualidade das águas.

De acordo com Edson Valgas de Paiva, especialista master do Departamento de Meio Ambiente da CENIBRA, a Empresa tem motivos para celebrar o Dia Mundial da Água. 

“A CENIBRA tem na água um de seus principais insumos e sempre pratica o uso consciente e responsável deste recurso. Além das iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade e quantidade da água na Bacia do Rio Doce, programas visando à redução do consumo de água, por meio da otimização de processos produtivos e inovações tecnológicas, vêm possibilitando uma redução significativa do uso de água nos processos industrial e florestal e, consequentemente, ampliando a disponibilidade de água para toda a sociedade”.

(OFICIAL) Ibis anuncia a contratação de Denilson, penta com a seleção brasileira

Divulgação

O Ibis, popularmente conhecido como o "pior time do mundo", realizou uma contratação um tanto quanto inusitada. Denilson, pentacampeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, é a nova contratação do clube. Antes aposentado, o atacante vestirá a camisa 19. Para anuncia-lo, o time declarou: "o impossível aconteceu".

— Com o Íbis, nada é impossível. Ano passado, subimos pra primeira… E este ano… O impossível aconteceu novamente! Contratamos um Campeão do mundo. Vem vestir essa camisa, Denilson. Vem descobrir o que é ser o #PiorEntreosMelhores — escreveu o Íbis, considerado o 'pior time do mundo'.

— Agora eu posso falar! É oficial! O convite apareceu e refletindo com minha família... O pai aqui decidiu voltar ao futebol depois de 12 anos! A partir de hoje eu visto a camisa do Íbis! Bora — anunciou Denilson nas redes sociais. O Íbis disputa atualmente o quadrangular de rebaixamento do Campeonato Pernambucano.

(Extra/Globo)