Divulgação/Aciapi e CDL Ipatinga |
Conforme a administração municipal, o Shopping do Vale do Aço voltará a funcionar das 12h às 21h, de segunda-feira a sexta-feira. Já as lanchonetes poderão abrir as portas das 6h às 21h, e os bares e restaurantes estão permitidos a funcionarem das 10h às 23h.
Já em relação às feiras livres, no sábado, será retomada a do bairro Veneza II. Por enquanto, não será retomada a feira no bairro Canaã, devido a possibilidade maior de aglomeração de pessoas naquele local.
Para o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, essa reabertura dos segmentos ao público é motivo de comemoração, já que nas reuniões do Comitê Gestor de Crise as entidades empresariais sempre defendiam a volta do funcionamento de toda cadeia produtiva, dentre eles, shopping, bares, restaurantes e lanchonetes. “Há cerca de cinco meses que esses estabelecimentos estão sem poder receber clientes, sendo que estão preparados e adequados da melhor maneira possível para atender com segurança. Além disso, tenho certeza que esses segmentos continuarão obedecendo as normas sanitárias dos órgãos de saúde, assim como muitas lojas e prestadores de serviços já fazem dentro dos seus estabelecimentos. Portanto, fico satisfeito que finalmente conseguimos obter essa vitória e esperamos que nos próximos dias, os segmentos que ainda estão fechados, como clubes, salões de festas, eventos, escolas e dentre outros também possam voltar a funcionar o quanto antes”, afirmou.
Cláudio Zambaldi também ressaltou que as entidades empresariais sempre foram contra a adesão do município ao programa Minas Consciente, por entenderem que seria prejudicial para Ipatinga. “Se o município tivesse feito a adesão, todo o comércio não essencial estaria de portas fechadas hoje, porque seríamos classificados como Onda Vermelha, devido aos números epidemiológicos. Dessa forma, entendemos que foi muito importante a campanha realizada pelas entidades empresariais para Ipatinga não aderir ao Minas Consciente, o que possibilitou que todos nós fossemos beneficiados agora com essa decisão do governo municipal”, salientou.
Já o presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves, destacou que esses segmentos não tinham mais condições de permanecerem impedidos de receber clientes, o que foi motivo de falência para algumas empresas nesses últimos meses. “Todo o comércio precisa funcionar. Não podemos mais deixar de trabalhar. Vamos enfrentar tempos difíceis daqui para frente, mas tenho a convicção de que com muito trabalho, esforço e dedicação, conseguiremos superar esses desafios, mas para isso, o comércio não pode mais ficar de portas fechadas”, afirmou.
Fatores
A reabertura do shopping, bares, restaurantes e lanchonetes foi possível por dois fatores: o pedido do município para que a situação epidemiológica de Ipatinga seja analisada pelo governo estadual de forma individualizada e a recente publicação da Deliberação 78, que desobrigou os municípios ao cumprimento da Deliberação 17 ou aderir ao Minas Consciente, enquanto alterações são aguardadas por parte dos municípios referente a decisões do Governo do Estado.
Com isso, os municípios podem voltar a funcionar sendo regidos pelos próprios decretos, neste caso, Ipatinga vai seguir o Decreto Municipal 9.312/2020, de 28 de abril, que autoriza o funcionamento dos estabelecimentos que ainda estavam fechados.
https://aciapi.com.br/shopping-bares-lanchonetes-e-restaurantes-serao-reabertos-em-ipatinga/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.