Reprodução/G1 dos Vales |
Cadastramento na região é feito há três anos; Justiça Eleitoral prevê o registro de mais 195 mil eleitores em Alpercata, Frei Inocêncio, Valadares, Marilac, Matias Lobato e Periquito.
A identificação mediante título de eleitor para votação está com os dias contados. Nas eleições municipais de 2020 diversas regiões do país adotarão a biometria. A partir do próximo dia cinco de fevereiro, o cadastramento passa a ser obrigatório em seis municípios do Leste de Minas: Governador Valadares, Alpercata, Periquito, Marilac, Matias Lobato e Frei Inocêncio.
“Na próxima eleição, todas as pessoas vão ter que ter esse dado para poder votar. Quem não aparecer até fevereiro de 2020, vai ter o título cancelado. Na eleição todos os eleitores dessas cidades vão votar com a biometria”, explicou Rubens Vieira, chefe do Cartório Eleitoral de Governador Valadares.
Segundo a Justiça Eleitoral, o cadastramento na região é realizado há três anos; cerca de 35 mil pessoas já foram cadastradas. A expectativa é que mais 195 mil eleitores passem pelo cadastramento para estarem aptos a votar nas próximas eleições. Para conseguir atender toda a demanda, o cartório eleitoral em Valadares está em busca de parcerias.
“Parcerias com outros órgãos públicos ou com entidades privadas, para poder propiciar abertura de novos postos de atendimento, quem sabe fornecimento de mão de obra pra nos auxiliar. A gente esta buscando parcerias para poder viabilizar esse trabalho da melhor forma possível. A gente está fazendo um cálculo entre 700 a 900 eleitores todos os dias, além da demanda dos novos eleitores que nos procuram para fazer o primeiro título”, relatou Rubens Vieira.
Os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico não precisam enfrentar filas. “A gente consegue fazer uma fila virtual de maneira que cada pessoa que queria atendimento pela Justiça Eleitoral, ela pode entrar no site do TRE e fazer o agendamento”, destaca o chefe do cartório.
https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2019/01/31/cadastro-biometrico-de-eleitores-passa-ser-obrigatorio-em-seis-cidades-do-leste-de-minas-a-partir-de-fevereiro.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.