Foto: Aprobem / Divulgação
Ah, se toda cidade fizesse isso, conforme a informação abaixo:
Começou nesta terça-feira (10), no Parque de Exposições de Governador Valadares, a ação do Castramóvel, que promove a castração gratuita de cães e gatos resgastados das ruas. É a segudna vez que o município é contemplado pelo projeto idealizado pela ONG Ajuda Aliança Juizforana e viabilizados com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Noradilno Júnior. Até a próxima sexta-feira (13), mais de 200 animais devem ser esterelizados.
A vinda do projeto para Valadares foi por meio de solicitação da Associação de Proteção e Bem-Estar Animal (Aprobem), entidade voluntária que atua na causa animal há cerca de seis anos no município. A presidente Silvana Soares explica que a castração é parte essencial para garantir a saúde dos bichos e das pessoas na cidade.
“Primeiro porque evita a reprodução que causa a superpopulação dos animais de rua. E com menos animais nas ruas, evita-se também a proliferação de doenças e zoonoses, que podem atingir os humanos. Toda a sociedade é beneficiada”, destaca Silvana.
Ela conta que nas últimas semanas foram cadastrados cerca de 260 animais, mas nem todos devem passar pela esterelização, pois antes da cirurgia são realizados exames para conferir o estado de saúde dos cães e gatos. Aqueles que apresentarem problemas cardíacos, renais ou presença de tumores não poderão ser castrados.
Silvana Soares pontua ainda que, apesar da importância do projeto, ainda é grande a demanda na cidade: “A Organização Mundial de Saúde trabalha com o dado de que a população animal representa 10% do número de habitantes de uma cidade. Em Valadares, isso significa cerca de 30 mil animais, dos quais 10%, ou três mil, estão nas ruas. Assim, isso ainda não é 1% da população de rua. É necessário que as autoridades desenvolvam frentes de atuação permanente nesse sentido”.
Educação ambiental
Antes dos trabalhos cirúrgicos começarem, os donos dos pets assistem palestra sobre a importância da castração. A educadora ambiental Luciana Sales faz parte da ONG Ajuda Aliança Juizforana e revela que castrar aumenta a expectativa de vida do animal, reduz em até 95% o aparecimento de tumores e diminui ainda a demarcação de território nos machos e a vontade de fugir.
“Também conversamos sobre outros apectos da educação ambiental, como o menor uso de recursos naturais por meio da reciclagem e reutilização. Também abordamos a importância de diminuir o consumo de carne, pois essa indústria é a maior responsável pelo desmatamento e grande consumidora de água. Assim, um dia sem comer carne representa menor consumo de recursos naturais, além de diminuir a exploração e o sofrimento animal”, explica a educadora.
Além da conscientização realizada para o público adulto, escolas da cidade também serão visitadas por membros do projeto. Voltada para as crianças, as palestras buscam estimular nos pequenos o cuidado da natureza e dos bichos. Os estudantes receberão cartilhas e uma carteirinha de amigo dos animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.