Ele que foi sem dúvidas alguma um dos grandes apoiadores do esporte da localidade, sendo inclusive um dos participantes na fundação da atual equipe de veteranos do Braúnas.
A ideia de criar o time na respectiva categoria ganhou força e juntamente com outros membros do clube conseguiram por a equipe na ativa, sendo hoje um dos veteranos de referência em toda a região.
Clube do coração de Zeca, o Braúnas é a equipe que mais vezes levantou a taça do campeonato amador belo-orientino, sendo tricampeão (1990, 2000 e 2001). Além de jogar no Braúnas, ele disputou o Campeonato Amador de Belo Oriente pelo Verona, Milan e JUNAF.
Pelos veteranos teve passagem pelo Ajax e Aluvaeira (ambos os clubes de Belo Oriente), Panorama (Ipatinga) e jogou ainda pelo time da Polícia. Na época em que defendia o time de juniores do Braúnas ganhou o apelido de Doutor. Ele chegou a vestir a camisa ainda do Grêmio, de Poços de Caldas.
Em sua trajetória no futebol, Zeca colecionou vários amigos. Zeca é mais um dos grandes ícones do futebol regional que fica cravado na história e nos corações dos amantes da bola.