sábado, 17 de outubro de 2015

Brasil de Pelotas segura o Fortaleza e de forma heróica sobe para a Série-B

Jogo no Castelão foi tenso e mais uma vez o torcedor do Leão do Pici sai decepcionado

18:13 17/10/2015
José Dias Sorriso

Goleiro Eduardo Martini foi um dos destaques
na classificação e acesso do Brasil de Pelotas 

Valendo vaga na Série-B do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza recebeu o Brasil de Pelotas, no Castelão. O time cearense brigou, mas o empate por 0 a 0 não foi o suficiente para garantir o acesso. O Brasil de Pelotas havia vencido o jogo de ida, no estádio Bento Freitas, pelo placar mínimo. A equipe gaúcha se garante na Série-B 2016.


A HISTÓRIA DO JOGO

Estádio Castelão completamente lotado para a grande decisão da vaga para a Série-B. O visitante, Brasil de Pelotas, jogando pelo empate, depois de ter vencido no estádio Bento Freitas, a partida de ida das quartas de final da Série-C. 

O Fortaleza não querendo passar pela situação do último ano, quando perdeu a vaga, também jogando em casa, para o Macaé, que havia surpreendido. Mais uma vez, o responsável no comando, o técnico Péricles Chamusca. ''O passado é passado. Nosso foco é o jogo de hoje'', disse o treinador. 

Quando a bola rolou a tesão foi total. O Brasil de Pelotas completamente recuado, aceitando as investidas do Fortaleza. Pressão total pra cima da equipe gaúcha. Os donos da casa no embalo da arquibancada completamente abarrotada. Uma festa impressionante. Os treinadores apreensivos:  Chamusca do Fortaleza e Rogério Zimmerman do Brasil de Pelotas. 

A medida que o tempo passava na etapa inicial, o nervosismo só aumentava, principalmente pelos lados do Fortaleza que precisava de fazer o resultado. O Brasil se segurando, com uma marcação forte sobre o adversário. 

Um primeiro tempo com uma única visão: o Fortaleza no ataque e o Brasil com a proposta defensiva. O Fortaleza martelou, mas o gol não saiu na etapa inicial. 

O segundo tempo começou a todo vapor. O Fortaleza precisando do gol, pelo menos para levar a decisão para os pênaltis. O Brasil seguia na base da marcação e no aguarde de uma vacilada do Leão cearense para tentar encaixar o contra-golpe. 

Um jogo de teste para cardíacos no Castelão. Com o jogo na marca de 20 minutos da etapa final, os treinadores mexeram em suas equipes, o que mudou a retórica do jogo. 

Com Daniel Sobralense o Fortaleza esteve bem perto de balançar a rede, onde após cobrança de escanteio, a bola chocou com a trave do goleiro do Brasil de Pelotas. 

Quando o Fortaleza chegava com perigo, parava no goleiro Eduardo Martini, como aconteceu no chute de fora da área do jogador Pio. Por pouco o Leão não marcava na Arena Castelão. 

Em mais uma grande oportunidade, Correa cruzou na área e a bola passou por todos, raspando a trave e saindo pela linha de fundo. Tensão total para desespero dos torcedores que não via o tão esperado gol sair. Um Fortaleza guerreiro, contra um Brasil de Pelotas na defensiva. 

Torcedores no Castelão à beira das lágrimas, vendo o projeto do time comandado pelo técnico Péricles Chamusca mais uma vez cair por terra. Um jogo que entra para a história. 

Elias recebeu uma bola da entrada da área e, com a perna canhota, chutou forte e rasteiro para uma defesa milagrosa do goleiro Eduardo Martini do Brasil de Pelotas. Isso já na marca dos 43 minutos de jogo no seu tempo derradeiro. 

Aos 47 minutos o Brasil teve o lateral-esquerdo Xaro expulso, por retardar uma cobrança de falta - o jogador que já tinha o cartão amarelo. 

O jogo foi até aos 51 minutos. O Brasil se segurou e após o apito do árbitro foi só comemorar. Brasil de Pelotas consegue mais um acesso - o terceiro seguido. O time gaúcho vai jogar a Série-B em 2016. O Fortaleza segue na Série-C e mais uma vez ver o sonho de subir pelo meio do camilo.