17:19 24/03/2015
Referência nacional como um dos principais torneios de base do país, a Taça BH de Futebol rompeu as fronteiras brasileiras e se prepara para receber clubes estrangeiros na edição deste ano. Outra grande novidade é que o campeonato deixa de ser Sub-20 e passa a ser Sub-17.
O diretor executivo da Federação Mineira de Futebol, Paulo Bracks, responsável pela organização da Taça, é um dos idealizadores desta mudança de paradigma e acredita que o novo formato vai preencher a carência de competições desta grandeza no calendário nacional, além de se tornar o mais importante torneio do Brasil da categoria:
“Por não ter, no calendário nacional, grandes torneios qualificados nesta faixa etária, a FMF, atendendo também uma reivindicação dos principais clubes do país e das equipes que compõe o Movimento Futebol de Base, transformou a Taça para Sub-17, preenchendo esta lacuna. Além disso, a CBF fará, no meio do ano, pela 1ª vez, o Brasileiro Sub-20, o que abriria uma concorrência (desleal) com a nossa competição. E, claro, estamos realizando a nossa com total apoio e chancela da própria CBF, cujo apoio é indispensável. Certamente, o objetivo é deixarmos de ser o segundo torneio Sub-20 do Brasil para sermos o primeiro Sub-17”.
Ainda de acordo com Bracks, geralmente os clubes disputavam a Taça BH não com os melhores jogadores da categoria, e sim com uma mescla da categoria Júnior com alguns que já atuavam no profissional, “É um processo natural em todo clube grande. Todos sabem que atletas entre 18 e 20 anos de maior destaque já estão no elenco principal dos clubes que disputam a Série A ou B. Assim, passando para Sub-17, as equipes enviarão o que têm de melhor. A nata da categoria estará no nosso torneio, e os atletas terão oportunidade ímpar de participar de um campeonato com elevado nível técnico, podendo aspirar chegar ao profissional dos clubes. A oportunidade é para os atletas, para os clubes e para a própria seleção brasileira, em ampla e positiva reformulação na base”.
Pela Taça BH, passaram grandes craques do nosso futebol. Muitos deles se destacaram aqui antes de se transformarem em estrelas mundiais. Nomes como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Taffarel, Rivaldo, Kaká, Bernard e o principal jogador da Seleção Brasileira, Neymar, disputaram a competição. Nesta temporada, os vinte clubes participantes da Série A em 2014 já estão garantidos no torneio, sendo a única competição brasileira da categoria a reuni-los na mesma edição.
Almejando maior visibilidade e em um processo de reformulação da Taça BH, a Federação Mineira de Futebol, através da nova diretoria capitaneada pelo Presidente Castellar Guimarães Neto, convidou clubes de fora do país, sendo que dois já confirmaram a participação. Do outro lado do planeta virão os chineses do Shandong Luneng, que tem em seu elenco profissional jogadores conhecidos no Brasil, como Diego Tardelli e o argentino Montillo, e são comandados pelo técnico Cuca. Fundado em 1993 o Shandong é o atual campeão da Copa da China. Quem também desembarcará em Minas Gerais é o Nacional do Uruguai. O tradicional clube sul-americano é um dos maiores do futebol uruguaio, tricampeão da Copa Libertadores e tricampeão Mundial.
Equipes da Inglaterra como Manchester United, Arsenal, Tottenham e Liverpool receberam o convite, mas infelizmente não poderão comparecer, pois estarão em período de férias. Clubes argentinos também foram convidados, inclusive o Boca Juniors, mas declinaram pela incompatibilidade no calendário, deixando a possibilidade para a próxima temporada. A FMF aguarda a resposta de outros clubes europeus e também africanos.
O torneio será disputado entre os dias 09 e 29 de Julho, com a final possivelmente marcada para a Arena Independência, que recebeu mais de 16 mil pessoas na grande decisão do ano passado.
FMF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.