quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ganso entra e dá passes para virada são-paulina fora de casa

Camisa 10 tricolor muda o jogo com passes decisivos para a construção da vitória são-paulina


Por Gazeta Press



São Paulo venceu a primeira fora de casa em 2014 / Crédito: CÉLIO MESSIAS/Gazeta Press


O São Paulo conquistou na noite desta quarta-feira, no Barão de Serra Negra, sua primeira vitória após quatro jogos e também a primeira fora de casa no Campeonato Paulista. A vítima foi o XV de Piracicaba, que perdeu por 3 x 1, de virada, com gols de Luis Ricardo, Luis Fabiano e Pabon (de pênalti) - os dois últimos graças a passes de Paulo Henrique Ganso, em campo na segunda etapa.

O resultado finda um jejum de quatro partidas sem triunfo na competição estadual, período em que a equipe treinada por Muricy Ramalho contabilizou uma derrota e três empates. Também a leva aos mesmos 18 pontos do Penapolense, que ainda joga na rodada, mas não perde a liderança do grupo A pelos critérios de desempate.

O próximo compromisso são-paulino será apenas daqui a uma semana, depois do feriado do Carnaval, diante do Audax, no Morumbi. O XV (com os mesmos 11 pontos e ainda mais distante da classificação para o mata-mata) vai a campo um dia depois, na quinta-feira, em visita a Penápolis.

Nesta quarta-feira, bastaram dois minutos de jogo para que a defesa são-paulina desse novo exemplo de desatenção. Em escanteio cobrado pelo XV do lado esquerdo, o lateral esquerdo uruguaio Álvaro Pereira não acompanhou a subida de Cafu da marca penal para o bico da pequena área, e o atacante teve liberdade para dominar a bola entre a barriga e a coxa e chutar para a rede. A velocidade do lance tirou qualquer reação do goleiro Rogério Ceni.

Imediatamente, a equipe interiorana assumiu postura tática defensiva, colocando-se toda atrás do meio-campo quando o São Paulo tinha a posse de bola. Simultaneamente a isso, Muricy Ramalho invertiu o posicionamento de Douglas e Luis Ricardo. O primeiro passou a jogar mais na lateral, deixando o colega de posição, cujo início de carreira foi como atacante, como ponta direita.

Aos 12 minutos, tão logo realizada a inversão, Luis Ricardo empatou o jogo. A jogada começou com o atacante Osvaldo, que, após ganhar dividida pelo lado esquerdo, avançou à linha de fundo e cruzou rasteiro. Dentro da área, o lateral contratado nesta temporada se antecipou ao goleiro Mateus na primeira trave e usou o lado de fora do pé direito - quase o calcanhar - para marcar seu primeiro gol com a camisa tricolor.

Nem Muricy Ramalho nem Edison Só mexeram no intervalo. O treinador são-paulino esperou 13 minutos no segundo tempo para colocar Paulo Henrique Ganso em campo. O escolhido para sair foi Luis Ricardo, autor do gol e criador de algumas boas jogadas tanto na primeira quanto na segunda etapas. Assim, Pabon avançou mais ao ataque, enquanto o camisa 10 herdou a responsabilidade pela armação no meio-campo.

A missão dada foi cumprida aos 23 minutos. Ganso enfiou bola rasteira para Luis Fabiano, entre dois zagueiros. O atacante invadiu a área em liberdade e tocou na saída do goleiro para virar o placar. A torcida tricolor presente no Barão de Serra Negra voltou a fazer barulho, gritando 'Ganso', e o meia ainda errou uma finalização de longa distância, mas sua tarefa ainda não estava completa.

Aos 40 minutos, o camisa 10 deu outro ótimo passe para Luis Fabiano, que foi derrubado na área por Pitty. O colombiano Pabon assumiu a cobrança, enfiou o pé na bola, aumentou a vantagem do São Paulo e garantiu o triunfo no dia em que Muricy Ramalho completou 400 partidas pela equipe.

FICHA TÉCNICA

XV DE PIRACICABA 1 X 3 SÃO PAULO

Estádio: Barão de Serra Negra, em Piracicaba (SP)

Data: 26 de fevereiro de 2014 (quarta-feira)

Horário: 22 horas (de Brasília)

Árbitro: Norberto Luciano Santos

Assistentes: Daniel Luis Marques e Luis Alexandre Nilsen

Cartões amarelos: Vinícius Bovi e Pitty (XV de Piracicaba)

Gols: XV DE PIRACICABA: Cafu, aos dois minutos do primeiro tempo

SÃO PAULO: Luis Ricardo, aos 12 minutos do primeiro tempo, Luis Fabiano, aos 23 minutos do segundo tempo, e Pabon (pênalti), aos 41 minutos do segundo tempo

XV DE PIRACICABA: Mateus; Vinícius Bovi, Leonardo Luiz, Pitty e Aelson; Alan Bahia, Rodrigo, Gilsinho (Jean Carioca) e Danilinho; Cafu e Junior Barros (Adilson)

Técnico: Edison Só

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Luis Ricardo (Ganso), Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Álvaro Pereira; Wellington, Souza e Pabon (Wellington); Douglas, Osvaldo (Ademilson) e Luis Fabiano

Técnico: Muricy Ramalho