domingo, 15 de dezembro de 2013

A BOLA PELO MUNDO

Decisões nas Américas,e jogaços na Europa

Manchester City e Arsenal fazem o principal jogo da rodada da Premier League (AP Photo/Mikko Stig, LEHTIKUVA) 
Manchester City e Arsenal fazem o principal jogo da rodada da Premier League (AP Photo/Mikko Stig, LEHTIKUVA) 
 
TRIVELA / UOL

Após uma semana de definição de classificados na Liga dos Campeões e na Liga Europa, os principais clubes europeus voltam aos seus campeonatos nacionais com alguns grandes jogos pela frente, em um período em que maioria das competições já chegou quase à metade. Na América Latina, por outro lado, é momento de decisão em alguns países, como México, Peru e Colombia, e os campeões serão conhecidos já no domingo.
Torneios nacionais, no entanto, não são a exclusividade. No Marrocos, o Mundial de Clubes segue a todo vapor, e, no sábado, serão conhecidos os semifinalistas que enfrentarão os favoritos Atlético Mineiro e Bayern de Munique. Confira tudo isso e outros destaques no roteiro para o final de semana de futebol.

Fique de olho também
Napoli x Internazionale
Domingo, 17h45
O Napoli venceu o Arsenal no meio da semana e terminou a fase de grupos da Liga dos Campeões com os mesmos 12 pontos que o Borussia Dortmund, líder da chave, e os Gunners. No entanto, mesmo com a boa campanha, acabou eliminado nos critérios de desempate, sendo apenas a segunda equipe a conseguir tantos pontos e não avançar na competição europeia – a primeira vez foi com o Paris Saint-Germain, em 1997/98, quando avançava apenas o líder do grupo. Diante de tal decepção, não resta nada a Rafael Benítez e seus comandados senão voltar toda sua atenção para a Serie A. A tarefa de salvar a temporada através do Campeonato Italiano, no entanto, não será nada fácil, visto que a bicampeã Juventus já está oito pontos á frente dos napolitanos.
O primeiro desafio após a saída da Champions é dos mais indigestos. A equipe recebe a Internazionale, que apesar de claudicante, faz um ou outro jogo muito bom, perdeu apenas um jogo em 15 disputados e está na quarta colocação, com 28 pontos. Uma vitória convincente sobre os Nerazzurri pode significar um aviso do Napoli: “Eu estou aqui”!

O clássico
Lyon x Olympique de Marseille
Domingo, 18h00
Apesar de, tecnicamente, não estarem no mesmo patamar que os milionários Paris Saint-Germain e Monaco, Lyon e Olympique de Marseille seguem sendo gigantes da França, e o duelo entre os dois no Estádio Gerland é o mais atrativo da rodada da Ligue 1 neste final de semana. O time de Marselha está atualmente na quinta colocação, com 13 pontos a menos que o líder PSG, e certamente sua luta na temporada não é pelo título. Uma vaga na Liga dos Campeões, no entanto, é bastante possível e deverá ser o que moverá o time até a metade de 2014. Já o Lyon está no meio da tabela, na 10ª colocação, mas uma vitória poderia significar um pulo de algumas posições. A situação atual não é tão favorável, mas ainda há esperanças para o time que dominou a França na década passada.
A verdadeira Superfinal argentina
O duelo entre os campeões do Torneo Inicial e do Torneo Final é conhecido na Argentina como “Superfinal”. No entanto, Superfinal mesmo é o que teremos no domingo por lá. Enquanto o Newell’s Old Boys recebem o Lanús, o San Lorenzo visita o Vélez Sarsfield. Tudo bem, mas e aí? E aí que as quatro equipes, que fazem as duas últimas partidas do Torneo Inicial 2013, são justamente as postulantes ao título da competição. O San Lorenzo lidera com 32 pontos, e os outros três têm 30, cada. Com as duas partidas acontecendo às 19h, dá para imaginar que o país irá parar no começo da noite de domingo.
Decisões na América Latina
Maioria das competições latino-americanas já tem seus campeões definidos, no entanto, em três países, os donos da taça serão conhecidos apenas neste final de semana.

Peru
Universitario x Real Garcilaso (ida: 2 x 3)
Domingo, 12h30
No Peru, após vencer por 3 a 2 no jogo de ida, o Real Garcilaso visita o Universitario pela segunda partida da final do Torneo Descentralizado com ótima vantagem. Como na decisão do Campeonato Peruano não há desempate no saldo de gols, mesmo que o time perca no domingo deixará o campo com chances de levar o título, com uma terceira partida a se realizar. Para o Universitario, obviamente, o único resultado que importa é a vitória.

Colômbia
Atlético Nacional x Deportivo Cali (ida: 0 x 0)
Domingo, 17h30
O Campeonato Colombiano também vive seu momento derradeiro, mas de maneira mais aberta e difícil de se prever. Atlético Nacional e Deportivo Cali empataram o jogo de ida em 0 a 0, em Cali, e, com melhor campanha na fase regular, o Nacional decide em casa. O fato de fazer a última partida diante do seu torcedor, ter tido melhor desempenho nas fases anteriores e ser o campeão do Apertura 2013 colocam o Rey de Copas à frente, se for para apontar algum favorito.

México
América x León
Domingo, 22h00 (ESPN Brasil)
O México é outro país com decisão neste domingo. Nesta quinta, apesar de não dominar, o León venceu o América por 2 a 0 em casa e saiu em vantagem na final da Liga MX. O time da capital foi melhor no jogo de ida, mas teve que voltar para casa com o revés e precisará se superar no Azteca para se sagrar bicampeão.
O cara
Koke
Atlético de Madrid x Valencia
Domingo, 18h00 (ESPN Brasil)
Koke Atleti Madrid 640
O ótimo trabalho de Diego Simeone no Atlético de Madrid nesta temporada não alavancou apenas a carreira de Diego Costa. Koke, outro grande destaque dos Colchoneros nesta primeira metade de La Liga, tem vivido ascensão fantástica e já desperta interesse de gigantes do futebol europeu. O jovem, de apenas 21 anos, é o jogador com mais assistências (oito) no Campeonato Espanhol, ao lado de Neymar e Cesc Fàbregas, e é uma das principais armas para que a atual terceira força da Espanha vença a antiga terceira força em um dos jogos mais legais de La Liga no final de semana. Líder da competição ao lado do Barça com 40 pontos, o Atleti deverá tentar se aproveitar da inconstância do time do Valencia para conseguir os três pontos em casa.

O brasileiro
Sandro
Tottenham x Liverpool
Domingo, 14h (Fox Sports)

Adorado pela torcida do Tottenham, Sandro não encontra o mesmo apreço no técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari. O confronto contra o Liverpool, e, individualmente, com Lucas Leiva, que joga na mesma posição em que o ex-jogador do Internacional, pode ser a oportunidade perfeita para o volante mostrar que merece uma vaga no grupo que disputará a Copa do Mundo no ano que vem, ainda que sua inclusão seja muito improvável mesmo com a  maior atuação de sua vida. Além do embate entre os brasileiros, o jogo é bastante atrativo. Carregado por Luis Suárez, os Reds estão na segunda colocação, a cinco pontos do líder Arsenal, e podem se aproximar dos Gunners em caso de tropeço dos londrinos diante do Manchester City. Já os Spurs voltaram a subir de produção após a derrota humilhante para os Citizens há três rodadas, e uma vitória sobre o time de Merseyside poderia representar um salto até o G4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.