Roteiro da LC: Semana decisiva entre os candidatos às oitavas
Klopp passará pelo teste de fogo contra o Napoli?
Por Leandro Stein
Trivela / UOL
A penúltima rodada da Liga dos Campeões costuma ser mais
importante do que a última. É o momento em que a maioria das
classificações acontece, quando as equipes reservas não tomam conta dos
jogos. Bayern de Munique, Atlético de Madrid, Barcelona e Manchester
City são os garantidos nas oitavas de final no momento. E podem ganhar a
companhia de até mais 11 clubes – a única certeza para a última semana é
que a briga no Grupo B se arrasta até lá. Quais os favoritos para
comemorar a classificação nos próximos dois dias? Confira as dicas do
roteiro:
A partida mais tensa da rodada fica guardada para o Signal Iduna Park. O Borussia Dortmund perdeu seus últimos três compromissos, dois deles diante da torcida aurinegra, contra Arsenal e Bayern de Munique. O time de Jürgen Klopp necessita de uma recuperação urgente, até porque levou a pior quando visitou o Napoli no San Paolo e o confronto direto é critério de desempate na Champions. Com seis pontos, os alemães estão três atrás dos ingleses – que devem pular a 12, já que pegam o lanterna Olympique de Marseille em casa – e dos italianos. E os partenopei também vêm de uma sequência ruim, de derrotas para Juventus e Parma.
Para avançar aos mata-matas, o Dortmund precisa se virar outra vez com sua defesa reserva. Piszczek é o único que volta ao time, enquanto Hummels, Subotic e Schmelzer permanecem no departamento médico. E será vital que o melhor ataque da Bundesliga funcione também na Champions. Enquanto a média de gols do time na Alemanha é de 2,47 por jogo, na Europa não passa de um por partida. Já no Napoli, a ordem deverá ser a de acertar a defesa, que sofreu gols em todos os seus jogos pela LC. Pior ainda é perder Marek Hamsik, lesionado. Sem o eslovaco, as responsabilidades de Gonzalo Higuaín, destaque na partida de ida, aumentam.
Em teoria, pode ser o jogo da classificação do Manchester United. Mas, pelas circunstâncias, está mais para a afirmação do Bayer Leverkusen nesta Champions, com chances de assumir a liderança do Grupo A. Os alemães deram trabalho aos Red Devils em Old Trafford, apesar da derrota. E, desde então, surgiram como principais candidatos a uma das vagas na chave. Vice-líder da Bundesliga, o Leverkusen confia no entrosamento de Kiessling, Sam e Son, afiados no ataque. Para surpreender na BayArena, o United espera o retorno de Robin van Persie, que se ausentou do desanimador empate contra o Cardiff City na última rodada da Premier League.
Real Madrid x Galatasaray Quarta-feira, 17h45 (ESPN, Watch ESPN e Band)
O passeio do Real Madrid em Istambul na primeira rodada não se limitou à visita da cidade turca. Os merengues também sobraram em campo, com um 6 a 1 inapelável na Türk Telecom Arena, que contribuiu para a demissão do técnico Fatih Terim. Roberto Mancini chegou e o Galatasaray assumiu o segundo lugar do Grupo B – mais pelo equilíbrio da chave do que por competência própria. Apesar da melhora, os turcos já se contentarão com um mero empate. Os visitantes deram sorte de não ter que encarar Cristiano Ronaldo, descartado por lesão. O problema vai ser segurar também Gareth Bale, Isco, Karim Benzema, Ángel Di María e quem mais aparecer pela frente, já que os espanhóis, além de tentarem manter a boa fase, também buscam assegurar o lugar nas oitavas por antecipação.
Dois clubes que já tiveram mais peso no cenário continental, mas que ainda possuem camisas de respeito. São nove confrontos na história, o mais importante pelas quartas de final da Copa dos Campeões 1968/69, na caminhada do Milan rumo ao título. Agora, escoceses e italianos disputam, ao lado do Ajax, a segunda vaga do Grupo H, que já tem o Barcelona tranquilo na ponta. E o Celtic espera se aproveitar da grave crise vivida pelos rossoneri para reverter a derrota no primeiro duelo, no San Siro. O Milan vai a Glasgow pressionado pelo desempenho medíocre na Serie A. Uma derrota, além de tirar o time da segunda colocação, pode significar a demissão do técnico MassimilianoAllegri.
Stamford Bridge viu a maior zebra da primeira rodada da fase de grupos da LC. O Basel foi a Londres e, de virada, bateu o Chelsea por 2 a 1, em um território onde o time de José Mourinho costuma se impor. Todavia, muita coisa mudou desde aquele 18 de setembro. Os suíços não venceram mais nenhum jogo no torneio, enquanto os ingleses se recuperaram com 100% de aproveitamento nas rodadas seguintes. E uma vitória já será o suficiente para confirmar a classificação dos Blues, além de poder ajudar por tabela também o Schalke 04.
Juventus x Kobenhavn Quarta-feira, 17h45 (Watch ESPN)
A Juventus ainda corre atrás de sua primeira vitória na Liga dos Campeões. Em uma campanha decepcionante, a Velha Senhora fez seus torcedores sofrerem a primeira vez na Dinamarca, quando visitou o Kobenhavn e, apesar de insistir muito, não foi além do empate. Naquela época, contudo, Fernando Llorente não tinha tanta confiança de Antonio Conte e nem saiu do banco. O centroavante é peça-chave no esquema da Juve hoje, tanto por seu poderio pelo alto quanto pela capacidade de abrir espaços aos companheiros. Será fundamental para reverter a situação difícil do clube, lanterna do Grupo B.
O Benfica está perto de um vexame na Champions. No ano em que a final será disputada no Estádio da Luz, os encarnados correm sérios riscos de não irem nem aos mata-matas. O time de Jorge Jesus está três pontos atrás do Olympiacos, seu rival direto. E precisará garantir a vitória fora de casa contra o Anderlecht, saco de pancadas da chave, com apenas um ponto. Destaque do time em sua primeira temporada, Lima precisa reencontrar o caminho do gol para ajudar sua equipe a avançar. Em 2013/14, são apenas dois tentos em 13 jogos.
O Austria Viena já tomou oito gols em quatro jogos pela Liga dos Campeões. E, mesmo que tenham perdido pelo placar mínimo no primeiro jogo contra o Porto, os violetas deverão reencontrar o Dragão com sangue nos olhos. Depois de se darem mal no confronto direto com o Zenit, os lusos precisarão de uma reviravolta se quiserem ficar com ao segundo lugar do Grupo G, que já tem o Atlético de Madrid confirmado na ponta. Jackson Martínez, o encarregado de mandar a bola para as redes, será fundamental nessa função.
É o atual campeão europeu em campo. Mas, e daí? O Bayern de Munique já garantiu sua classificação e está bem próximo de assegurar também a liderança do Grupo D. Dono da melhor defesa da fase de grupos e do terceiro melhor ataque, os bávaros são favoritos contra o CSKA mesmo jogando em Moscou. Enquanto isso, os russos devem ir a campo com o mínimo de vontade, brigando por uma reles vaga na Liga Europa. A nhaca deverá ser livre, especialmente se os alemães abrirem o placar rapidamente.
Talvez o primeiro encontro de galeses e espanhóis tenha sido o mais comentado desta fase de grupos da Liga Europa. A vitória do Swansea por 3 a 0 no Mestalla serviu para muitos alardearem a superioridade da Premier League sobre La Liga. Mas, quatro rodadas depois, é o Valencia que aparece na liderança da chave. Esquecendo desse papo de ligas, qual time é melhor? A prova dos nove acontece no Estádio Liberty.
O jogão
Borussia Dortmund x Napoli Terça-feira, 17h45 (ESPN+ e Watch ESPN)A partida mais tensa da rodada fica guardada para o Signal Iduna Park. O Borussia Dortmund perdeu seus últimos três compromissos, dois deles diante da torcida aurinegra, contra Arsenal e Bayern de Munique. O time de Jürgen Klopp necessita de uma recuperação urgente, até porque levou a pior quando visitou o Napoli no San Paolo e o confronto direto é critério de desempate na Champions. Com seis pontos, os alemães estão três atrás dos ingleses – que devem pular a 12, já que pegam o lanterna Olympique de Marseille em casa – e dos italianos. E os partenopei também vêm de uma sequência ruim, de derrotas para Juventus e Parma.
Para avançar aos mata-matas, o Dortmund precisa se virar outra vez com sua defesa reserva. Piszczek é o único que volta ao time, enquanto Hummels, Subotic e Schmelzer permanecem no departamento médico. E será vital que o melhor ataque da Bundesliga funcione também na Champions. Enquanto a média de gols do time na Alemanha é de 2,47 por jogo, na Europa não passa de um por partida. Já no Napoli, a ordem deverá ser a de acertar a defesa, que sofreu gols em todos os seus jogos pela LC. Pior ainda é perder Marek Hamsik, lesionado. Sem o eslovaco, as responsabilidades de Gonzalo Higuaín, destaque na partida de ida, aumentam.
Fique de olho também
Bayer Leverkusen x Manchester United Quarta-feira, 17h45 (ESPN e Watch ESPN)Em teoria, pode ser o jogo da classificação do Manchester United. Mas, pelas circunstâncias, está mais para a afirmação do Bayer Leverkusen nesta Champions, com chances de assumir a liderança do Grupo A. Os alemães deram trabalho aos Red Devils em Old Trafford, apesar da derrota. E, desde então, surgiram como principais candidatos a uma das vagas na chave. Vice-líder da Bundesliga, o Leverkusen confia no entrosamento de Kiessling, Sam e Son, afiados no ataque. Para surpreender na BayArena, o United espera o retorno de Robin van Persie, que se ausentou do desanimador empate contra o Cardiff City na última rodada da Premier League.
Real Madrid x Galatasaray Quarta-feira, 17h45 (ESPN, Watch ESPN e Band)
O passeio do Real Madrid em Istambul na primeira rodada não se limitou à visita da cidade turca. Os merengues também sobraram em campo, com um 6 a 1 inapelável na Türk Telecom Arena, que contribuiu para a demissão do técnico Fatih Terim. Roberto Mancini chegou e o Galatasaray assumiu o segundo lugar do Grupo B – mais pelo equilíbrio da chave do que por competência própria. Apesar da melhora, os turcos já se contentarão com um mero empate. Os visitantes deram sorte de não ter que encarar Cristiano Ronaldo, descartado por lesão. O problema vai ser segurar também Gareth Bale, Isco, Karim Benzema, Ángel Di María e quem mais aparecer pela frente, já que os espanhóis, além de tentarem manter a boa fase, também buscam assegurar o lugar nas oitavas por antecipação.
O clássico europeu
Celtic x Milan Terça-feira, 17h45 (Sports+)Dois clubes que já tiveram mais peso no cenário continental, mas que ainda possuem camisas de respeito. São nove confrontos na história, o mais importante pelas quartas de final da Copa dos Campeões 1968/69, na caminhada do Milan rumo ao título. Agora, escoceses e italianos disputam, ao lado do Ajax, a segunda vaga do Grupo H, que já tem o Barcelona tranquilo na ponta. E o Celtic espera se aproveitar da grave crise vivida pelos rossoneri para reverter a derrota no primeiro duelo, no San Siro. O Milan vai a Glasgow pressionado pelo desempenho medíocre na Serie A. Uma derrota, além de tirar o time da segunda colocação, pode significar a demissão do técnico MassimilianoAllegri.
O reencontro
Basel x Chelsea Terça-feira, 17h45 (ESPN e Watch ESPN)Stamford Bridge viu a maior zebra da primeira rodada da fase de grupos da LC. O Basel foi a Londres e, de virada, bateu o Chelsea por 2 a 1, em um território onde o time de José Mourinho costuma se impor. Todavia, muita coisa mudou desde aquele 18 de setembro. Os suíços não venceram mais nenhum jogo no torneio, enquanto os ingleses se recuperaram com 100% de aproveitamento nas rodadas seguintes. E uma vitória já será o suficiente para confirmar a classificação dos Blues, além de poder ajudar por tabela também o Schalke 04.
O cara
Fernando LlorenteJuventus x Kobenhavn Quarta-feira, 17h45 (Watch ESPN)
A Juventus ainda corre atrás de sua primeira vitória na Liga dos Campeões. Em uma campanha decepcionante, a Velha Senhora fez seus torcedores sofrerem a primeira vez na Dinamarca, quando visitou o Kobenhavn e, apesar de insistir muito, não foi além do empate. Naquela época, contudo, Fernando Llorente não tinha tanta confiança de Antonio Conte e nem saiu do banco. O centroavante é peça-chave no esquema da Juve hoje, tanto por seu poderio pelo alto quanto pela capacidade de abrir espaços aos companheiros. Será fundamental para reverter a situação difícil do clube, lanterna do Grupo B.
O brasileiro
Lima Anderlecht x Benfica Quarta-feira, 17h45 (Watch ESPN)O Benfica está perto de um vexame na Champions. No ano em que a final será disputada no Estádio da Luz, os encarnados correm sérios riscos de não irem nem aos mata-matas. O time de Jorge Jesus está três pontos atrás do Olympiacos, seu rival direto. E precisará garantir a vitória fora de casa contra o Anderlecht, saco de pancadas da chave, com apenas um ponto. Destaque do time em sua primeira temporada, Lima precisa reencontrar o caminho do gol para ajudar sua equipe a avançar. Em 2013/14, são apenas dois tentos em 13 jogos.
Dica do Fantasy
Jackson Martínez Quarta-feira, 17h45 (Watch ESPN)O Austria Viena já tomou oito gols em quatro jogos pela Liga dos Campeões. E, mesmo que tenham perdido pelo placar mínimo no primeiro jogo contra o Porto, os violetas deverão reencontrar o Dragão com sangue nos olhos. Depois de se darem mal no confronto direto com o Zenit, os lusos precisarão de uma reviravolta se quiserem ficar com ao segundo lugar do Grupo G, que já tem o Atlético de Madrid confirmado na ponta. Jackson Martínez, o encarregado de mandar a bola para as redes, será fundamental nessa função.
Passe longe
CSKA Moscou x Bayern Munique Quarta-feira, 15h (Sports +)É o atual campeão europeu em campo. Mas, e daí? O Bayern de Munique já garantiu sua classificação e está bem próximo de assegurar também a liderança do Grupo D. Dono da melhor defesa da fase de grupos e do terceiro melhor ataque, os bávaros são favoritos contra o CSKA mesmo jogando em Moscou. Enquanto isso, os russos devem ir a campo com o mínimo de vontade, brigando por uma reles vaga na Liga Europa. A nhaca deverá ser livre, especialmente se os alemães abrirem o placar rapidamente.
E pela Liga Europa…
Swansea x Valencia Quinta-feira, 18h05Talvez o primeiro encontro de galeses e espanhóis tenha sido o mais comentado desta fase de grupos da Liga Europa. A vitória do Swansea por 3 a 0 no Mestalla serviu para muitos alardearem a superioridade da Premier League sobre La Liga. Mas, quatro rodadas depois, é o Valencia que aparece na liderança da chave. Esquecendo desse papo de ligas, qual time é melhor? A prova dos nove acontece no Estádio Liberty.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.