sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ex-goleiro Raul Plassmann já festeja: 'Pode bater o martelo, Cruzeiro é tri'

Titular na conquista do primeiro título nacional, em 1966, ex-jogador diz
que sempre se sentiu campeão brasileiro, apesar das polêmicas

Por Belo Horizonte

VÍDEO ABAIXO,CLIQUE NO QUADRADO 


Campeão da Taça Brasil de 1966, o Cruzeiro demorou para ver a conquista daquele ano ser reconhecida como um título brasileiro, o que aconteceu somente em 2010, por decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Assim, com a conquista de 2003, a Raposa está perto de chegar ao tricampeonato. Ex-goleiro do clube, Raul Plasmann manda um aviso, deixando claro que, desta vez, não haverá brechas para contestações - o time lidera o Brasileiro com 68 pontos, 13 a mais do que o segundo colocado, a seis rodadas do fim, e pode ser campeão neste domingo, se vencer o Grêmio, no Mineirão, e o Atlético-PR não derrotar o São Paulo (assista ao vídeo). 
- O torcedor pode bater o martelo, o Cruzeiro é tricampeão de futebol - disse.
O ex-jogador lembra bem da primeira conquista, na qual era o goleiro de um timaço formado por jogadores como Tostão, Piazza e Dirceu Lopes. A Taça Brasil era disputada nos formatos da atual Copa do Brasil, em fases eliminatórias, e o Cruzeiro conquistou o título em cima do Santos, de Pelé, com duas vitórias. No Mineirão, goleou por 6 a 2. Na volta, no Pacaembu, viu o Peixe abrir 2 a 0 no primeiro tempo, mas chegou à virada na etapa final e venceu por 3 a 2.
Apesar das polêmicas e do reconhecimento tardio, Raul Plassmann afirma que ele e todo o elenco da época sempre se sentiram campeões brasileiros.
- Não há como dizer o contrário. Na época, não havia competição nenhuma nacional, o Cruzeiro estava fazendo confronto contra a maior equipe do planeta, o Santos de Pelé. Do Pelé e do Gilmar, do Mengálvio, Dorval e Zito. O Cruzeiro batia esse time nos dois jogos. Então, fomos campeões do Brasil - disse Raul.
Raul Plassmann, ex-goleiro; Cruzeiro (Foto: Reprodução SporTV) 
 
Raul Plassmann era o goleiro do Cruzeiro no primeiro título brasileiro (Foto: Reprodução SporTV)
 
Naquele momento, Raul colocou o nome na história do Cruzeiro, reconhecimento que sempre teve, independentemente das polêmicas envolvendo a conquista da Taça Brasil - o ex-goleiro defendeu o clube de 1965 e 1978.
Raul Plassmann, ex-goleiro; Cruzeiro (Foto: Reprodução SporTV) 
 
Raul Plassmann era o goleiro do Cruzeiro no 1º
título brasileiro (Foto: Reprodução SporTV)
 
- Bateram o martelo depois, mas não teve a menor importância. Às vezes, você entra no armazém e diz assim: "Desde 1944". Aquele time do Cruzeiro, desde 1966 é o campeão brasileiro. Não há a menor dúvida, não fez a menor diferença. Ninguém fez assim: "Até que enfim a CBF reconheceu". Não era preciso. Já estava reconhecido por nós, pelo time. O torcedor nunca precisou daquilo - afirmou.
O segundo título foi conquistado em 2003, pelo time comandado por Alex (atualmente no Coritiba), no primeiro ano do Campeonato Brasileiro no sistema de disputa de pontos corridos. Na ocasião, o time levou a taça com duas rodadas de antecipação, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Paysandu, no Mineirão.
O tri pode ser confirmado domingo, no mesmo estádio, quando o Cruzeiro recebe o Grêmio, às 17h. Nas ruas de Belo Horizonte, o comércio já fatura com a venda de camisetas e faixas com referências ao título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.