terça-feira, 1 de outubro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO


Matemático vê chance real de Cruzeiro ser campeão com mais 6 vitórias em 14 jogos

Professor da UFMG diz que Raposa dificilmente será ultrapassada se chegar a 71 pontos

Gilmar Laignier - Superesportes




O Cruzeiro precisa de mais seis vitórias para se sagrar campeão brasileiro de 2013. Essa é a projeção do departamento de matemática da UFMG para o clube celeste até o final do campeonato. Com 53 pontos e 11 à frente do segundo colocado, a Raposa dificilmente será ultrapassada se alcançar a marca de 71.

”O cálculo é simples. É bem provável que o Cruzeiro seja campeão fazendo mais 18 pontos, chegando a 71, pois o Grêmio tem 42 e tem que fazer uma média muito alta, de dois pontos por jogo, para chegar aos 70. Dificilmente isso ocorrerá”, explicou o professor de matemática da UFMG Gilcione Nonato.

De fato, se o Grêmio mantiver seu aproveitamento atual até o fim do campeonato, ele alcança somente 67 pontos. Portanto, a equipe gaúcha precisa melhorar muito o rendimento para almejar tirar o troféu do Cruzeiro.

Segundo o professor Gilcione, o Cruzeiro já está praticamente classificado para a Copa Libertadores de 2014. Faltariam apenas três vitórias em 14 jogos para garantir a permanência no G-4 ao fim do campeonato.

”Só uma tragédia tiraria o Cruzeiro da Libertadores. É 99,8% de chance. Se o título da Copa do Brasil for para Botafogo, Grêmio ou Atlético-PR, o G-4 vira G-5. Se o Atlético estiver entre os cinco primeiros, como está atualmente, vira G-6. Só se um brasileiro for campeão da Sul-Americana o grupo se reduz. Mas, mesmo assim, a folga do Cruzeiro é muito grande. Com mais três vitórias o time já pode estar na Libertadores do ano que vem”, explicou Gilcione.

Adversários do Cruzeiro dentro de casa:



Portuguesa
São Paulo
Fluminense
Criciúma
Grêmio
Ponte Preta
Bahia

Adversários do Cruzeiro fora de casa:

Náutico
Atlético
Coritiba
Santos
Vitória
Vasco
Flamengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.